Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Cpu a 100ºc


Posts recomendados

Sem delongas, direto ao assunto, estou preocupado.

Estava jogando Far Cry Primal, e ao mesmo tempo mexendo na net, a net estava lenta. Reiniciei o PC. Não iria resolver, mas queria limpar a memória RAM. Ao iniciar o PC e ir jogar, notei que o FPS estava baixíssimo. Ativei o RivaTurner e vi surpreendentes 100ºC na CPU, enquanto o resto dos componentes estavam em seus normais ~69ºC em trabalho.

"Bom, vou ver isso, não é normal, vou desligar e vou deixar por 8h para ver se resfria". A temperatura ambiente estava normal, não estava fazendo calor. Ao iniciar o PC depois de uma noite, já marcava 50ºC e 1 min depois 100ºC em IDLE! Enquanto todos os outros componentes ficam em seus normais ~35ºC em idle.

Primeiro print que tirei ao ver a super temperatura(22/04/16): http://imgur.com/qHxUpAU

Estatísticas do MSI Aferburner(acabei de printar, eu aumentei a velocidade dos coolers, eu tenho 1 WaterCooler Seidon 120 e 2 AirCoolers, está saindo ar frio do pc):http://imgur.com/3Dg1DpN

HW Monitor Pro(print de agora): http://imgur.com/drv4x1o

 

Nenhum componente do PC passou dos 70ºC NUNCA. Não pode ser pasta térmica pois o problema começou do nada, instantantaneamente. Os Coolers estão normais, a parte física está totalmente normal, está tudo ok.

 

Não olhei a temperatura na BIOS, porque mais de 3 programas indicaram a mesma temperatura.

Estou desconfiado porque no site da Intel(sobre a CPU que é o problema) diz que o i7 4790 tem o Tcase(temperatura máxima) de 72,72ºC e no Afterburner eu modifiquei para 79ºC. Mas como a CPU chegou a 100 graus então? Pode até ser problema no sensor da placa-mãe também, mas o problema apareceu misteriosamente também caso seja isso. Mas se fosse apenas erro, o desempenho do PC continuaria normal, diferente do que ocorre, os jogos ficam a 20 FPS.

 

E porque eu citei a lentidão da internet? Pode ser vírus que estava sendo baixado ou sei lá. Mas já passei: ESET Smart Security, Ccleaner, Adwcleaner, Malwarebtytes...e nada acha arquivos malicioso nenhum.

Acho que formatando resolva, mas tenho muita coisa no PC e também vendi a ***** do CD de instalação do W10, não quero voltar para W7/W8 e onde moro o pessoal só tem eles.

 

Espero que alguém me ajude, porque outros fóruns não fui muito bem recebido não.

 

CPU: i7 4790 3.60GHz

GPU: GTX 980

Gabinete: NZXT Phantom 410 Branco, ele é muito bem refrigerado e consigo ver qualquer coisa dentro dele sem problemas.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Xedu

 

O Afterburner controla apenas a placa de vídeo.. Ele não atua na CPU..

 

Como usa um Water Cooler, teria dois possíveis problemas: falha na bomba do mesmo ou mal-encaixe dele.. Faça uma boa revisão nele..

 

Tem o cooler-box ainda, certo? Faça a troca e veja se mantém isso..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A sim. Verei quanto a bomba do WaterCooler. Os encaixes estão normais dos AirCoolers. Mas queria saber uma coisa, principalmente quando ligo o PC, ou quando ele fica em idle(nas condições normais e não nessa situação atual) eu consigo ouvir água corrente, como se fosse um riacho/mini cachoeira, é normal isso?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, Xedu disse:

A sim. Verei quanto a bomba do WaterCooler. Os encaixes estão normais dos AirCoolers. Mas queria saber uma coisa, principalmente quando ligo o PC, ou quando ele fica em idle(nas condições normais e não nessa situação atual) eu consigo ouvir água corrente, como se fosse um riacho/mini cachoeira, é normal isso?

Eu nunca usei Water Cooler, então não sei dizer.. Mas acho bom dar uma olhada com cuidado nele...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Xedu O led da bomba está aceso?

Também tente verificar se não é problema no sensor, já que você disse que tá saindo ar frio do pc, porque se for o computador pode entender que está a 100C e diminuir o clock automaticamente, mesmo não estando. Normalmente você resolve esse problema com uma limpeza.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Xedu Então já descartamos a possibilidade de ser erro de leitura, já viu se não tem nenhum vazamento? Se você preferir formatar pode ir tranquilamente no W7, a microsoft oferece um update pro w10 depois de todas atualizações do w7 terem sido instalas. Eu concordo com os amigos acima, é melhor você examinar de perto o WC e ver se está tudo okay, enquanto isso usar o cooler box do processador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 27/04/2016 às 17:03, _sagitario disse:

@Xedu Então já descartamos a possibilidade de ser erro de leitura, já viu se não tem nenhum vazamento? Se você preferir formatar pode ir tranquilamente no W7, a microsoft oferece um update pro w10 depois de todas atualizações do w7 terem sido instalas. Eu concordo com os amigos acima, é melhor você examinar de perto o WC e ver se está tudo okay, enquanto isso usar o cooler box do processador.

Não tenho cooler extra, e comprar é complicado, tá apertado esses tempos...a única diferença que percebo, é que não tem barulho de água, sempre ligava e tinha barulho de água corrente, não ouço mais nada. Coloco a mão na mangueira e só tem uma leve vibração que parece ser da ventoinha mesmo...a bomba está com o led aceso. Tentei restauração, mas eu não criei nenhum ponto '-' E também, terei que comprar o CD de instalação do Windows, ou levar em um técnico enrolão que tem por aqui. Eu não posso ficar sem PC, eu comecei de beta tester, e sem PC isso vai me quebrar :/ Fora que tenho trabalho diversos que necessita do PC...os jogos são o menor problema. Se eu levar em um técnico ou levar na própria empresa do WaterCooler vai demorar meses e custar muito. Queria resolver isso em casa, mas tá difícil. Se eu desengatar a mangueira da bomba, não tiver nenhum liquido, posso colocar água destilada? Estou partindo para as gambiarras já :/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Xedu Brother, é bem possível que a bomba não esteja movimentando a água dentro do WC, não recomendo você formatar o computador, seria mais fácil testar o WC em algum outro PC. Caso queira poderá seguir os passos do do vídeo abaixo para entender como a bomba funciona, e até mesmo resolver o problema da sua, se ele for esse. 

 

siga por sua conta e risco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!