Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

@locoxhun ,

Poxa você estava indo tão bem.... até falar que quer aprender a programar os Pics kkkkkkkkkk 

Bom, mais uma vez, pela milésima vez neste Fórum, vou falar a mesma coisa ..... :

A grande maioria das escolas brasileiras ainda insistem em ensinar Pics, quando na Europa, Canadá e EUA a maioria usa ( já fazem mais de 5 anos.... )  Arduínos como plataforma de desenvolvimento, a qual está baseada em microcontroladores AVR.

A meu ver, que uso os Avrs fazem alguns anos, e antes usava os Pics, aprender direto com os Atmegas ou Attinys é um passo muito mais produtivo e mais lógico, pois a relação custo/performance dos Avrs é muito superior a de um Pic, e os modelos de memória linear dos Avrs facilita bastante a programação em Assembler.

Mas a escolha é sua... como você já deve ter percebido, apenas eu e mais um antigo usuário do Fórum usamos os Avrs, enquanto a grande maioria aqui usam Pics. Muitos aprenderam a usar os Pics e se sentem confortáveis com ele, e não estão errados em usar algo que atende as suas necessidades.

Tem horas que me sinto um fora-da-lei aqui viu kkkkkk !

Existem vários projetos de programadores para Pic, mas sinceramente vale a pena ser prático : compre um clone do PicKit3 no Ebay, e você vai estar muito bem equipado a um baixo custo, nem compensa tentar montar....

Mas se for usar apenas os Pics mais simples, você compra um clone do PicKit2 no ML , paga barato, chega em sua mão bem rápido, e você já sai programando.

Se resolver seguir os caminhos dos Avr's, compre um programador USBASP , que é bem baratinho também, se quiser economizar no Ebay tinha alguns a menos de US$ 5 com frete e tudo kkkk !  Ou no ML , também barato e entrega rápida...

A escolha é sua kkkkk !

Paulo

Postado

@aphawk Kkkkkkkk Entendo!! Bom, acho que vou continuar com o Arduino então, e pesquisar sobre esses AVRs que você me disse! eu precisava de uma opinião como a sua pra me decidir :D

Ah, e eu que sou praticamente totalmente leigo sobre AVR's por onde devo começar? Eu digo, começar do 0 mesmo, bem do zero mesmo, do mais básico possível, para eu poder entender desde o começo o que são os AVR's e como trabalhar com eles :D Gosto muito de começar desde o começo em uma área nova!!

Postado

@locoxhun ,

Começe por aqui :

Baixe o meu tutorial, o começo dele eu falo sobre o hardware, sobre como programar com USBASP, e tem muita coisa legal, a linguagem que eu utilizo é o Bascom , os programas são todos em Basic, bem simples de entender, e tem as simulações no Proteus também.... logo fica fácil você entender o hardware que existe dentro deles. Como eu já disse, é muito semelhante ao hardware dos Pics e, termos gerais, só que a memória linear e as instruções de alta performance tornam um AVR 4 vezes mais eficiente do que um Pic no mesmo clock.

Veja com calma os projetinhos que eu apresento no meu tutorial, assim fica fácil entender o uso de várias partes internas dos Avrs.

Depois, dê uma olhada nas páginas do tópico do Fórum, onde eu começo a misturar Basic com Assembler para fazer coisas bem legais, tornando o mix Bascom + Assembler algo muito poderoso e sem nenhum limite.

Não se esqueça que os Arduínos podem ser encarados como um simples processador Atmega.... aliás existem usos muito legais de Arduínos para fazer coisas que você ficaria impressionado, como  emular um APPLE ][ em um simples Arduíno Uno ....

Para complementar, caso você decida ir pelo caminho do C, o melhor C é disponibilizado gratuitamente pela Atmel, está no pacote chamado AVR Studio, é muito completo ( e muito grande kkkk ) e bem documentado.

Ah, outra coisa para te incentivar : existem dezenas de sistemas de controle de voo para Drones e aviões de RC, baseados em AVR's, quase todos são Open, e você pode aprender muita coisa com eles mais para frente ok ?

Boa diversão heheh !

Paulo

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!