Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, pessoal. Eu vou fazer alguns testes com CPU coolers e estou procurando um termômetro com sensor / sonda para, antes do teste, medir a temperatura ambiente e a temperatura do ar no intake do CPU cooler. Nada muito caro, na faixa de 100-150 reais no máximo.

Eu tinha pensado nos termômetros ambientes, tipo assim.

Depois eu vi este, que achei muito bom, mas só tem no Aliexpress e vai demorar um mês (já comprei com eles e o serviço é muito bom).

Aí eu vi este, que tem o mesmo sensor do Dm6801b, mas deve ser mais simples.

Todos eles têm resolução de 0,1ºC e precisão de +-1ºC - que é o que estou procurando.

Como eu nunca pesquisei por termômetros, talvez tenha uma opção melhor por esse preço. Também não sei se o sensor dos dois últimos, de toque (parece um fio desemcapado no final), seria melhor do que o do primeiro. Como nota, eu tenho um termômetro no meu relógio de cabeceira (Casio) que parece ser bem preciso. Ele acompanha corretamente um termômetro daqueles de mercúrio, de jardim. Então não sei se seria necessário um supertermômetro. Apenas um desses simples com sensor externo e resolução de 0,1ºC, correto?

Enfim, se alguém souber alguma coisa de aferição de temperatura e puder ajudar eu agradeceria.

Abraço!

• 2 semanas depois...
Postado

Então, comprei um Termo-higrometro Th-439. Custou R$ 99 pelo ML e chegou rápido. Contrução leve em comparação com meu relógio digital Casio de cabeceira, mas em geral o produto é bom. O tripé (apoio de mesa) não é muito funcional, praticamente de enfeite. E o fio do sensor não é lateral, então não dá para colocar legal em uma mesa. Ele foi feito para colocar na parede, pelo que parece.

Outro detalhe que me passou despercebido. A temperatura interna só tem resolução de 1ºC. Até o meu Casio tem resolução de 0,5ºC. Mas o sensor externo, que mais me interessa, tem resolução de 0,1ºC.

Parece ser muito preciso e de rápida aferição. Trocando o Th-439 de aposentos e situações, ele acompanha rápido as mudanças de temperatura. Comparado ao meu Casio de cabeceira e um termômetro de mercúrio (que acredito ser o mais preciso), ele é excelente. O termômetro de mercúrio demora mais de 20min para chegar a temperatura final que o Th-439 aponta em questão de 2-5min. O Casio está sempre com uma variação de 0,5ºC em relação ao Th-439 e o termômetro de mercúrio, mas às vezes ele emparelha com os dois últimos.

Como o Th-439 é para testes, estou bem satisfeito com a precisão e a rapidez que ele assenta na temperatura final. O único porém é que a temperatura interna não tem resolução de 0,1ºC.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!