Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Estou considerando um desses dois water coolers para testes. 

http://www.corsair.com/en/hydro-series-h60-high-performance-liquid-cpu-cooler

http://www.corsair.com/pt-br/hydro-series-h75-liquid-cpu-cooler

A diferença de radiador é de apenas 2mm a menos para o H75, o que eu considero nula, até porque eles pdem rearranjar a bainha e manter a mesma espessura de fins do radiador, mas o H75 tem fans com maior pressão estática e a bomba é diferente da do H60. Não sei se as especificações de bomba vão mudar.

Alguém teria ideia se o H75 com um fan seria mais ou menos parelha com ou H60 ou poderia simular o desempenho do H60?

• Membro VIP
Postado

Cara, parece ser exatamente o mesmo radiador. O que muda é a quantidade de fans. O block do H75 parece ser melhor construído tmb. A bomba em ambos os modelos devem ser ao menos similares, senão iguais.

Os fans são iguais, a pressão varia porque no H75 tem outro fazendo pull. 

Mas são apenas suposições pelas imagens que vi, veja se não acha alguém que desmontou estes equipamentos e lançou vídeos na net.

Postado

@Phoenyx é, eu fico na dúvida, porque depois vai ter os espertinhos dizendo que o radiador é diferente, isso e aquilo... Porque a base do teste seria o desempenho do H60. 

Eu vou pesquisar sobre a bomba. Nesse sentido talvez fosse melhor o H60 para simular com mais precisão. Eu tenho um fan Corsair SP120 de 2350rpm (para fazer o push / pull), então eu poderia usá-lo. Mas o H75 já vem pronto...

• Membro VIP
Postado

Eu acho que só muda o block, o resto é tudo igual. Mas o block é uma das principais partes (se não a principal) num watercooler. Se você deseja comparar a eficiência apenas retirando ou colocando mais um fan acho eu que não será algo válido.

Mas... porque você quer fazer isso?

Postado

Porque não existem testes (relevantes) comparando os water coolers de entrada com os air coolers intermediários. Os testes também têm várias inconsistências e não interessa aos sites de reviews colocarem os water coolers de entrada para brigar com os Hyper 212 da vida.

Eu já encomendei o Raijintek Evo com um fan extra e dois XtraFlo para testar. Vou juntar com o water cooler e o meu NH-U14S e vai dar para ter uma boa ideia de como eles se saem - na real, sem duvidar dos testes. Depois eu vendo o water cooler e o Raijintek. Vou perder uma grana na troca, mas tudo em nome da ciência. Se der certo, depois eu pretendo testar o Seidon 120v e o Hyper 21X. Talvez até o Gammaxx S40 no meio. Aí já fecha essa questão water cooler de entrada X air cooler intermediário.

Eu também gostaria de ver como o water cooler é em questão de ruído de bomba e de fan. O meu SP120 da Corsair não passa no meu teste de ruído. Ele faz barulho rápido, então eu imagino que o H60 também não vai passar.

Assim eu testo e dismistifico algumas coisas que sempre me deixaram com a pulga atrás da orelha. 

Devo fazer em stock, 4.2Ghz e 4.6Ghz. Ainda estou montando uma metodologia para vocês darem pitaco depois.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Cara, legal a sua ideia, parabéns pela iniciativa.

Não sei bem como funciona a política do CdH quanto a isso ou até mesmo se você tem interesse em fazer isso mas quem sabe você poderia emprestar os produtos antes de vender para que o CdH publicasse também os testes no site e comparasse com os outros produtos que foram usados na mesma bancada. É só uma sugestão, não se sintam obrigados a nada.

• Curtir 1
Postado

Joia, depois eu penso, até porque eu vou vender depois, então o ideal seria eu repassar logo depois dos testes, mas vai correr muita água pela ponte. Eu provavelmente vou levar um mês para fechar a metodologia e ajustar e salvar os perfis de overclock. Talvez até mais, pois estou conciliando tudo com trabalho. Depois devo levar mais um bom tempo para testar os três coolers, trocar entre eles, colocar em single e push / pull... Acho que lá para setembro eu tenho os resultados :lol::P

Mas eu vou tentar filmar os testes para validar. Veremos o que eu consigo fazer :thumbsup:

• Curtir 1
Postado

Atualizando - eu acabei comprando o H60 mesmo. Eu fiz umas pesquisas os dois tem bombas bem diferentes.

H75 - Asetek, Pump 1500 rpm, dual fan, mesma série do H105

H60 - CoolIT, Pump 2000-2200 rpm, single fan, mesma série dos antigos H80i / 100i.

Descobri que nos water coolers menores a rotação da bomba influencia mais, por ter menos líquido, mas que a diferença seria pequena mesmo assim. Mas as bombas também podem ter eficiência por rotação diferente, mas eu preferi não arriscar e comprar o H60 mesmo. É a base do teste de qualquer maneira. Vou ter que controlar o meu SP120 na tensão, pois ele não tem PWM (está em falta no Brasil).

O Raijintek com fan extra já chegou. Falta os dois XtraFlo 120 que estão vindo pelo correio (talvez eu os experimente nos testes), a pasta térmica e um termômetro com sonda externa (ainda estou pesquisando). O principal já está encaminhado. Depois eu abro um tópico para discutir a metodologia.

Nota: os H60 com mangueira corrugada tem problemas na bomba. É modelo antigo e saiu só um lote menor, que foi substituído logo depois, mas se derem de cara com um, não comprem.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!