Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Fazem dias que estou tentando vincular a biblioteca OpenCV à vários compiladores, procurei tutoriais na internet mas eles mostram arquivos diferentes daqueles que eu fiz o download. Eu baixei o OpenCV do seu proprio site e tenho esses arquivos aqui (imagem). Ja tentei adicionar no DevC, CodeBlocks e no Eclipse. Eu tenho diversas pastas com nomes originados de "lib" e não sei qual devo anexar. Enfim, como eu poderia adicionar as libraries para o compilador? 

Capture d’écran 2016-05-06 à 15.08.21.png

• Obrigado 1
Postado

Esta versão que você esta tentando usar vem pré compilada apenas para (Visual Studio vc10 até 16 não faço ideia do que seja ou sequer onde conseguir, coisa da MS complicado d+), se você quiser usa-la em outro compilador terá que usar o C-Make para recompilá-la (não recomendo, dá 1 milhão de erros e demora mesmo fazendo ela no Linux) então eu recomendo executar os passos abaixo:

Vou ensinar você a configurar o OpenCV 2.0 no Windows(qualquer versão desde o XP) e o OpenCV 2.4.12.0 no Fedora(qualquer versão desde o fedora 15).

Windows(32/64 bits) com o Cygwin x86:

Baixe o OpenCV 2.0 neste link: https://sourceforge.net/projects/opencvlibrary/files/opencv-win/2.0/OpenCV-2.0.0a-win32.exe/download e marque a opção "Add OpenCV to system path" durante a instalação, opção do meio antes de finalizar a instalação;

Agora é necessário instalar um compilador (conjunto de ferramentas para a compilação/execução), baixe o Cygwin_x86 deste link: http://cygwin.com/setup-x86.exe (mesmo que você tenho o SO 64bits use o x86 pra evitar problemas). Durante a instalação você irá se deparar com um lista enorme de opções de pacotes, entre elas terá "Devel", expanda essa lista e selecione os seguintes pacotes da lista: gcc-core(16MB + -), gcc-g++ (9MB), gdb e make. Termine a instalação;

Agora é necessário usar o Netbeans, primeiro instale o Java versão mais atual 32/64bits dependendo do seu SO, baixe e instale o Netbeans para C/C++ ou o Netbeans com todos os módulos não faz diferença, links para Java e Netbeans aqui: Java (http://www.oracle.com/technetwork/java/javase/downloads/jdk8-downloads-2133151.html?ssSourceSiteId=otnpt) e Netbeans (https://netbeans.org/downloads/);

Agora acesse o local de instalação do OpenCV2.0 e procure pelo aquivo "cxoperation.hpp" dentro do diretório "../include/opencv", abra o arquivo usando um editor de texto (pode ser o Netbeans mesmo), na linha 68 mude de "#if __GNUC__ >= 4" para "#if __GNUC__ >= 4 || __CYGWIN__" (são dois 2 underline de cada lado, __), salve o arquivo;

Abra o Netbeans, vá no menu Ferramentas, Opções, C/C++, o conjunto de ferramentas instalado por você anteriormente estará na lista, se não estiver, adicione o mesmo apontando para a pasta "bin" localizada dentro do diretório de instalação do Cygwin. Agora crie um projeto usando a linguagem C (C++ ainda não), agora no menu Arquivo clique em Propriedades do Projeto. Na janela aberta selecione Compilador C, nesta janela, onde esta Diretórios de Inclusão, selecione o caminho "OpenCV2.0/include/opencv" (o caminho do seu opencv), na mesma janela onde esta "gcc" mude para "g++", clique aplicar. Agora selecione Vinculador, onde esta Diretório de Bibliotecas Adicionais selecione "OpenCV2.0/lib" (o caminho do seu opencv), na mesma janela mude novamente onde esta "gcc" para "g++" e onde esta Bibliotecas adicione todas as bibliotecas da sua pasta lib ja selecionada, clique aplicar e pronto seu OpenCV já estará pronto pra ser usado.

Versões mais atuais do OpenCV eu não sei com configurar. Vou adicionar o PDF em inglês descrevendo o que disse acima.

Fedora (32/64 bits):

Apos instalar o Java e Netbeans acesse o terminal e logue como root (Super usuário), digite o seguinte:

####para versões 15 até 22 use:

#yum install gcc gcc-c++ opencv opencv-devel (ou opencv-dev se não encontrar devel);

#versão 23

#dnf install gcc gcc-c++ opencv opencv-devel (ou dev)

Apos terminar a instalação feche e abra o terminal novamente como seu usuario (não root) e digite o seguinte:

$pkg-config --cflags opencv

como resultado você verá algo assim:

-I/usr/include/opencv

digite o outro comando:

$pkg-config --libs opencv

como resultado você verá algo assim:

-lopencv_calib3d -lopencv_contrib -lopencv_core -lopencv_features2d -lopencv_flann -lopencv_gpu -lopencv_highgui -lopencv_imgproc -lopencv_legacy -lopencv_ml -lopencv_objdetect -lopencv_ocl -lopencv_photo -lopencv_stitching -lopencv_superres -lopencv_ts -lopencv_video -lopencv_videostab

Agora abra o netbeans e acesso o C/C++ como feito no Windows (Ferramentas->Opções->C/C++) suas ferramentas estarão lá. Agora crie um projeto pode ser tanto C como C++, acesse as opções do projeto e dependendo do projeto C/C++ tanto para Compilador como Vinculador adicione onde esta "Opções Adicionais" a linha seguinte: `pkg-config --cflags --libs opencv` (`aspas inversa mesmo). Pronto seu projeto estará funcionando com o OpenCV2.4.12.0.

Espero ter ajudado, divirtam-se.

OpenCV e NetBeans no Windows.pdfBuscando informações...

Resultado.jpg

• Curtir 1
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Mostrar mais  

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

Mostrar mais  
  • Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!