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Boa noite amigos sou novo no fórum e estou com um pequeno probleminha  e queria a ajuda dos companheiros se possível.

trabalho com elétrica de carro, e como os carros de hoje são cheios de circuitos eletrônicos me encontro na seguinte situação:

tenho no meu carro a luz de teto temporizada com efeito fade "que vai apagando aos poucos".

nessa lampada tenho dois fios, 1 com tensão positiva de 12v constante e o outro de tensão negativa.

no fio negativo só tenho corrente ao abrir a porta ou ao acionar o alarme.

ate ai beleza

agora o problema, preciso acionar um relé por esse fio negativo, mas como meu carro tem o ''efeito fade'',

o rele não aciona de uma vez e fica fazendo muito barulho de vibração antes de armar os contatos.

obs: medi o fio negativo com o multimetro e observei que ele tem uma corrente variável que começa de 0v ate chegar a 12v.

sera que não tem algum transistor ou circuito pequeno que faça o meu rele 12v armar sem vibração mesmo com essa corrente negativa variavel ??

 

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ola o que acontece e que esses carros liberam uma saída analógica para essa lampada no caso de 0 a 12v, acredito que você tera que pegar o sinal do contato da porta onde sai os 12v normal, ai sim você pode acionar sua bobina do relé.

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amigo milisiemens tambem pensei nessa possibilidade, mas acontece que tinha que ser no fio da luz de teto mesmo para poder controlar a bobina do rele ao mesmo tempo da luz.

o rele ira acionar um neon que fica embaixo do carro, ficando assim:

se o neon tiver aceso ao travar o carro ele apaga,

e se tiver apagado ele vai acender ao destravar o carro,

e tambem ao destravar o carro ele vai acende e quando eu virar a chave da ignição ele vai se apagar como a luz do teto.

por isso tinha que ser nesse fio.

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Não seria mais fácil ligar no circuito do farol? Assim ele acenderia junto ao farol.

Outra opção mais prática seria ligar no alternador, de maneira que o neon acenderia após dar a partida. Basta retificar a corrente e regular a tensão para utilizar no neon.

 

Possivelmente o circuito da luz do teto, além de ter o fade, não fornece corrente suficiente para acender o neon.

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ljmonteiro o meu neon ja faz essa função, ou seja, na própria chave de farol ela tem um estagio para o neon,

mas acontece que eu queria colocar como se fosse uma luz de cortesia ao destravar o carro.

por isso também o uso de um relé, para um sistema não interferir no outro e não ter retorno para o sistema elétrico do carro

segue foto dele com o farol ligado.

a ligação do relé ja esta toda feita so faltando um jeito para ligar nesse bendito fio.

quando eu ligo no fio funciona tudo certinho do jeito que quero, o problema é que o relé fica vibrando na hora de armar e desarmar os contatos, um barulho alto que chaga a incomodar.

20160220_193059_LLS.jpg

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e como eu disse ligando a bobina do rele em paralelo com essa lampada não funcionara, porque ela tem um controle analogico dessa lampada, você precisa de um sinal digital ou seja ele tem que ficar em 1 ou 0, dessa forma sua bobina do rele funcionara perfeitamente.

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3 minutos atrás, milisiemens disse:

e como eu disse ligando a bobina do rele em paralelo com essa lampada não funcionara, porque ela tem um controle analogico dessa lampada, você precisa de um sinal digital ou seja ele tem que ficar em 1 ou 0, dessa forma sua bobina do rele funcionara perfeitamente.

não haveria um jeito de transformar esse sinal analógico em digital ?

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3 minutos atrás, Kirlei Matos disse:

não haveria um jeito de transformar esse sinal analógico em digital ?

 

Ter tem, mais para sua aplicação acredito que não e viável por ter que por conversores e tal, sugiro a você pegar um único fio e com ele passar ate a parte inferior esquerda onde fica a caixa de fusível módulos de vidro elétrico etc, la você procurara o sinal 12v da porta do veiculo e nesse sinal você liga o fio que vai para bobina, acredito que seja mais fácil mais se tiverem outra sugestão podem postar.

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Veja se entende...

Ligue o emissor de um transistor PNP no Positivo. Na base coloque um resistor de 4700 ohms com seu outro lado ligado a esse seu fio de comando.  O relé deve ser colocado entre o coletor e o terra... Pode agregar um diodo em anti paralelo com a bobina do relé.

Essa ligação é o catodo do diodo (ponta da setinha) apontando para o coletor..

O transistor pode até ser um BC557

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43 minutos atrás, faller disse:

Veja se entende...

Ligue o emissor de um transistor PNP no Positivo. Na base coloque um resistor de 4700 ohms com seu outro lado ligado a esse seu fio de comando.  O relé deve ser colocado entre o coletor e o terra... Pode agregar um diodo em anti paralelo com a bobina do relé.

Essa ligação é o catodo do diodo (ponta da setinha) apontando para o coletor..

O transistor pode até ser um BC557

ate ai entendi sim.

so uma duvida sobre o transistor, 

para acionar a minha bobina do rele com fio de comando preciso de terra, pois a outra ponta da bobina esta no positivo.

o transistor ao receber o sinal negativo variavel na base vai me liberar um sinal negativo no coletor que arme o meu rele sem a vibração ?

o diodo posso usar um IN4007 ?

e o resistor posso usar um 4k7 de quantos "w" ?

  • Membro VIP
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Você não percebeu que ao usar um transistor PNP tive de inverter a bobina???? Por isso liguei a mesma um fio no coletor do PNP e outro a massa...  Agora ela liga ao receber um positivo fornecido pelo transistor..

É possível que ele emita uma pequena vibração ao desligar o neon..

 

Diodo pode ser 1n4007 sim

O resistor vai dissipar 30 miliWatts pode ser um de 1/10 Watt

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16 minutos atrás, faller disse:

Você não percebeu que ao usar um transistor PNP tive de inverter a bobina???? Por isso liguei a mesma um fio no coletor do PNP e outro a massa...  Agora ela liga ao receber um positivo fornecido pelo transistor..

É possível que ele emita uma pequena vibração ao desligar o neon..

 

Diodo pode ser 1n4007 sim

O resistor vai dissipar 30 miliWatts pode ser um de 1/10 Watt

agora entendi tudo certinho, vou comprar os componentes na segunda pra ver o resultado e postar aqui.

mas agora me surgiu uma ideia aqui.

eu estava usando o rele porque meu neon precisa de positivo para ligar e o sinal que eu tinha era negativo

assim o rele armava com sinal negativo liberando positivo pro neon.

mas agora que o transistor ja libera o sinal positivo eu posso eliminar o rele, ou estou errado ??

na verdade não é um neon e sim uma fita de led com consumo de 2A.

para não dar retorno posso usar o diodo. 

sera que o transistor suportaria ?

 

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Não o transistor, esse dai, não suportará.

Troque o transistor citado por um TIP125. Olhe o desenho dele e entenderás porque nem é necessário que se coloque o diodo usando o mesmo:  https://www.fairchildsemi.com/datasheets/TI/TIP125.pdf

 

Usando esse dai nem será necessário o relé..  Só o resistor de base, de 4700 ohms

Com esse transistor ligue o emissor no +Vcc, um lado do resistor na base do transistor e outro no fio de controle e o fio que vem do neon, que deve receber +12 Volts no coletor do transistor. Isole esse transistor da lata.ele não pode encostar na lata do veículo..

 

http://www.soldafria.com.br/advanced_search_result.php?keywords=tip125&x=0&y=0

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boa noite, faller fui comprar os componentes e não encontrei os mesmos, mas o vendedor me indicou outros que diz servir.

no lugar do transisto tip 125 comprei o tip 127.

no lugar do resistor 4700 ohms de 30 wahts comprei um de 3 whats.

montei tudo certinho e funcionou mas algum tempo ligado foi o suficiente para gueimar o transisto.

sera que foi por causa dos componentes ?

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O TIP 127 não tem problema. O resistor indicado é de 30 miliWatts, se o seu for de 3 watts já está bom demais, mas se for de 3 miliWatts, é muito inferior ao indicado.

 

Além disso é necessário instalar um dissipador de calor no TIP, que deve esquentar um pouco e provavelmente essa foi a causa de sua queima.

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  • Membro VIP
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Em 08/05/2016 às 13:21, faller disse:

O resistor vai dissipar 30 miliWatts pode ser um de 1/10 Watt

30 mili Watts e ainda te disse que poderia ser um de 1/10 de Watt...

 

O aquecimento do transistor se deve a corrente que nele passa multiplicada pelo seu VCEsat..

Só mesmo um pequeno dissipador vai resolver isso dai.. Providencie e isole também esse dissipador da lata do veículo.

 

Se encontrares podes até melhorar seu transistor colocando um desses:

TIP145, TIP146 ou TIP147

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