Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Rede wifi e cabeada, corporativa


Posts recomendados

Bom dia pessoal, tudo bem?

 

Estou precisando de mais uma ajuda de vocês.

 

Estou montando uma academia para mim e estou querendo montar a rede dela.

 

Serão 3 andares de aproximadamente 126m²

 

Tenho dúvida quanto a quais e quantos equipamentos precisarei usar nessa academia a fim de montar uma rede wifi fluida e utilizável.

Minha maior preocupação é fazer uma rede que seja diferente desse monte de rede que temos por ai onde a gente conecta e nao navega direito.

 

Acredito que o pico de alunos conectados a rede ao mesmo tempo será de 80.

A rede vai atender 3 maquinas cabeadas e o resto da academia sera alimentada por wireless

 

Penso nos seguintes equipamentos:

 

1 Switch (para linkar modem, maquinas cabeadas e access point)

3 Access Point (1 para cada andar de 126m²)

1 Modem (para a internet)

 

Pessoal, a lista de equipamentos esta correta?

Conseguem me indicar modelos e marcas com bom custo x beneficio?

 

Desde ja agradeço a ajuda de todos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@AntiCop alguns pontos a considerar: a rede administrativa deve ser separada da rede para uso dos clientes. No caso do wi-fi usar equipamentos de linha empresarial, mais robustos e com maior capacidade para suportar o uso intenso. Instalar equipamentos que permitam o controle do uso. E dimensionar corretamente o link internet.

Os roteadores wi-fi podem ser Ubiquiti ou Cisco (estes caríssimos, mas top). A quantidade de Access points dependerá das condições do local, existência de paredes e outros obstáculos que atrapalhem a propagação do sinal e da distribuição dos usuários.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ricardov Muito obrigado pela resposta

 

então a parte administrativa deve ficar numa rede diferente das dos clientes? Isso por questoes de segurança?

 

voce acha que se eu pendurar 80 conexoes em 1 roteador cisco/ubiquiti, de uma vez so, o roteador aguenta, sem lentidao?

 

Que tipos de equipamentos me permitem controlar o uso? no proprio roteador nao consigo fazer isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, AntiCop disse:

@Ricardov Muito obrigado pela resposta

 

então a parte administrativa deve ficar numa rede diferente das dos clientes? Isso por questoes de segurança?

Sim, é aconselhado segregar para que congestionamentos ou falhas na rede de clientes não perturbem a rede administrativa, além da questão da segurança.

 

8 minutos atrás, AntiCop disse:

voce acha que se eu pendurar 80 conexoes em 1 roteador cisco/ubiquiti, de uma vez so, o roteador aguenta, sem lentidao?

Existem diversos modelos, alguns suportam sim. Mas é preciso ver o alcance do sinal Wi-Fi.

 

9 minutos atrás, AntiCop disse:

Que tipos de equipamentos me permitem controlar o uso? no proprio roteador nao consigo fazer isso?

Existem várias possibilidades. Os Access Points corporativos possuem um software de controle instalado num PC. Depende do controle que você quiser implementar. Pode bloquear usuários com mensalidade em atraso, controlar o consumo de dados, impedir uso de certos sites, etc.

 

O principal é não usar equipamento residencial para isso, são muito limitados. E é importante ter orientação de uma revenda, os modelos corporativos tem muitos recursos interessantes mas de implementação um pouco mais complexa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!