Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Pci com 21 leds e controle de tensão


Posts recomendados

Prezados, boa tarde!

Venho aqui pedir ajuda para um projeto que eu estou fazendo com iluminação de led para carro.

Eu preciso fazer uma placa PCI com 21 leds difuso de 3mm.

Fazer a ligação com resistores eu sei, mas como é para 12v automotivo, eu andei pesquisando bastante e me deparei com a oscilação de tensão no carro, que pode chegar até 13.8 aproximadamente, fazendo que os led fiquem oscilando a cor, piscando, queimando, enfim....

Fiz muita pesquisa e já aprendi muito sobre o PWM, Diodo Zener e Transistor NPN/PNP para controle de tensão simples.

E estou com muita dificuldade para entender o cálculo para esses componentes e construir o dia.

Lembrando que não sou técnico em eletrônica, mas gosto muito de fazer coisas com leds.

Vamos lá,

Eu iria fazer a ligação com 1 resistor de 470ohms para cada led em paralelo, deixando a placa o mais simples mesmo, mas diante desse impasse que estou vivenciando eu peço que me indiquem a melhor forma de fazer essa configuração, se em paralelo mesmo, ou em série, com ou sem o controle de tensão, etc.

 

A placa que preciso fazer é essa

26689260350_4447ef9190_b.jpg

 

 

Procurando pela internet eu encontrei esse exemplo:

m0046_08.jpg

 

O mesmo possui o diodo zener e um transistor PNP.

Seguindo esse exemplo eu fiz esse diagrama, somente acrescentando mais leds e resistores.

26962731725_c8e5c1fe75_b.jpg

Testando virtualmente no Circuit Wizard não houve erros, e suportou uma tensão de até 21.5v, se eu aplicar 21.6 o resistor 1K explode, ou seja, aparentemente ele queimará numa sobre tensão e protegerá o restante do circuito, acredito eu.

Diante disso, eu gostaria de saber se devo continuar com esse diagrama e produzir a placa ou deve ser feito novos ajustes para que fique adequado.

 

Agradeço antecipadamente à todos os que poderem compartilhar de seu conhecimento que tanto me faz falta.

 

Muito obrigado!

Denys