Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Problemas de vídeo: trocar placa de vídeo ou placa-mãe?


Posts recomendados

Olá, o meu pai tem um computador de escritório que ele usa no dia dia:

 

Mobo: HP RX878AA-AC4

CPU: Intel Core2 Duo E7500  2.93GHz

Memória: 2048MB ddr2

Vídeo: GeForce 6200 TurboCache

SO: Windows 7 Ultimate 32-bit

 

Ele não roda nenhum programa gráfico pesado, mas tem um monitor full hd e assiste uns vídeos no youtube em 2080p as vezes e essas coisas. Recentemente ele formatou o computador e colocou uma placa de vídeo de um computador antigo (a gforce 6200). Mas não está funcionando muito bem, coisas de vídeo como google earth, vídeos do youtube, e algumas transições de tela de alguns programas rodam meio travadas.

 

Então estou na dúvida de como resolver isso. Essa placa-mãe nem consegui achar as especificações certinho dela, mas é uma placa bem antiga, com memória dd2. Então fico na dúvida entre trocar a placa-mãe e a memória, ou só comprar uma placa de vídeo nova. Em todo caso não precisa ser nada muito caro. Outra dúvida, trocando a placa-mãe é só baixar os drivers da nova placa e pronto, ou é necessário reinstalar o sistema?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Link,

 

 Hoje em dia os vídeos em resolução mais alta requer uma boa placa de vídeo e no mínimo 4gb, dependendo de quanto você esta disposto a gastar.

 

se quiser gastar pouco compre um 750ti 2gb e mais 2gb ram vai dar um up legal, mas se já esta achando seu pc muito velho (e muito velho mesmo) parte para um i5 com 8gb.

 

Há procedimento para migar de placa-mãe sem ter que formatar mas no seu caso e melhor formatar e instalar Windows 64b

 

Aconselho backup dos documentos e instalação limpa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O melhor a fazer é trocar a placa-mãe por uma ddr3 com 4 Gb, pois nem a placa-mãe e nem a placa de vídeo ddr2 conseguem suprir a necessidade atualmente... Isso já deve resolver o problema, mais caso ainda precise de mais desempenho gráfico coloque uma GT520 2GB  que é mais atual e será suficiente para o que você descreveu...

Quanto ao sistema se não estiver com problemas, não é necessário reinstalar..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, nesse caso ai pode ser por falta de drivers ou pode ser a placa de video com defeito mesmo, repara se nao ta dando artefatos imagem piscando etc.. porque se nao, pode ser mesmo sistema com instabilidade.Instala o driver da placa de video  certinho, se nao você pode trocar a placa de video, existem varios modelos bons e baratos tipo uma gt 210 uma hd 6450 sao otimas placas para aplicaçoes simples. (Se for trocar a placa-mãe q eu acho q nao é o caso), melhor formatar e instalar os drivers originais q vem junto com a placa-mãe, porque se nao pode acontecer de seu sistema ficar com instabilidade,bugs por causa de drivers de outro shipset.

Espero ter ajudado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hmm outra coisa que percebi agora é que como é um core2 duo, o soquete da placa-mãe atual é um LGA755, e nenhuma placa-mãe atual vem com esse soquete, então se fosse atualizar a placa-mãe, teria que trocar o processador ainda, estou certo? Se for o caso acho que não vale muito a pena, porque não quero gastar muito dinheiro, acho melhor só trocar a placa de vídeo então.

 

Obrigado pelas respostas @andremassuia e @lucastjr, uma placa como a 750ti é meio cara e acho que é d+ pra esse pc, no nível da GT520 é razoável até.

 

@kessi jhones, acho que a placa está com defeito sim, apesar de eu não ter notado artefatos e coisas piscando, mas eu usei pouco o computador pra saber. O driver instalado é o correto sim e está atualizado.

 

Se der pra resolver isso com menos de 300 ou até 200 reais seria ótimo. Será que uma hd 6450 dessas ou uma placa de desempenho parecido seria suficiente?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@L i n c k seu principal problema e a falta de memoria 2gb não e o suficiente pra rodar sistema, antivírus,  videos em hd ... faltou memoria o sistema pagina e ai você sabe  senta no chão.

 

e 300 pilas e correr o risco de não resolver acaba sendo caro, 600 resolvendo e barato, assistir em full hd não é coisa leve.

 

pese todos os aspectos antes de decidir.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim. Mais o soquet do Core 2 Duo é  LGA775 que já foi descontinuado... se quiser reaproveitar o processador, vai precisar de uma placa LGA775 da época de transição para o DDR3... Pelas minhas contas, trocando a placa-mãe + 4 Gb DDR3 e uma placa de vídeo melhor, economizando o máximo possível visando o objetivo de uso do PC, ainda vai custar no minimo 482 .. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!