Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Calcular resistor de gate irfz44n


Posts recomendados

Boa noite galera estou com um problema, não estou sabendo dimensionar o resistor correto para o gate de meus transistor, eu montei um PWM para controlar a rotação de um motor DC,

porém não sei se posso usar como fiz o projetinho no proteus, olhei no datasheet a tensão tem que variar entre 2 a 4 V acho que é isso...

só que eu não sei se minha carga do dreno ira influenciar no resistor do gate....

Necessito que o circuito consiga fornecer até no máximo 25A 12.7vSe alguém poder me ajudar agradeço desde já

blabla.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Paulo Capel disse:

Boa noite galera estou com um problema, não estou sabendo dimensionar o resistor correto para o gate de meus transistor, eu montei um PWM para controlar a rotação de um motor DC,

porém não sei se posso usar como fiz o projetinho no proteus, olhei no datasheet a tensão tem que variar entre 2 a 4 V acho que é isso...

só que eu não sei se minha carga do dreno ira influenciar no resistor do gate....

Necessito que o circuito consiga fornecer até no máximo 25A 12.7vSe alguém poder me ajudar agradeço desde já

blabla.jpg

 

 

Pode fazer o esquema da imagem abaixo:

 

13267869_903789696415671_530784922826649

Eu mesmo fiz e controlei PWM de até 35 amperes com apenas um mosfet destes. 

 

 

 

 

 

Observação: 

R2 você substitui por um resistor de 330 Ohms ou até no máximo 470 Ohms.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Paulo Capel disse:

os resistores 330ohm 1/2 watts?

por que os 2 transistores que mal lhe pergunte ?

 

Pode ser sim resistores de 1/2W.

 

Os transistores são para amplificar a corrente dos pulsos do L555, pois este circuito integrado só tem capacidade para uns 100 miliamperes. 

 

Para o mosfet funcionar com rendimento máximo, o Rise time e o Fall time tem que ocorrer com a menor rampa possível.

 

O máximo rendimento você só alcança com os pulsos indo de zero V até 12V no gate em uns 60 a 100 nano segundos. 

Porém o mosfet exite um pulso acima de 1A no gate para carregar o gate em 100 nanos segundos. 

Por isso é necessário o transistor para amplificar:

 

Veja a imagens:

RiseFallTimes1.jpg

 

26 minutos atrás, Paulo Capel disse:

se depois poder me falar em como chegou a esses resistores agradeço...

 

O resistor de gate não tem segredo. 

São apenas para limitar a corrente de carga do gate.

 

Pode usar de 1 Ohms a 48 Ohms sendo que com 48 o rendimento do mosfet será menor, pois o Rise time ficará longo. 

Quando maior for a freqüência do PWM e maior for o resistor de gate, menos rendimento irá dar.

 

 

 

Coloquei um pedaço de fio de resistor de chuveiro lorenzetti cortado aí dentro do pote de sorvete que está com água.

 

O PWM estava drenando uns 35 amperes com um único mosfet IRFZ46N

Usei o mesmo esquema que coloquei aí em cima. 

 

Resist%25C3%25AAncia+Lorenzetti1.JPG

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelos meus cálculos o mosfet estava dissipando uns 30 watts e entregando uns 420 watts pro resistor que estava dentro da água.

Aproximadamente uns 92.7% de rendimento no controle de potência. 

 

Aproximadamente 7.3% de perdas em calor.

 

Veja que aos 5 minutos e 15 segundos de vídeo, a água começou a ferver

Apesar do pulso ultrapassar 1A no gate, os transistores BC327 e BC337 suportam, o pulsos acima de 1A raramente ultrapassa o tempo de 1 mili-segundos

13241190_898190410308933_835425407417927

 

 

 

 

O ruído nos intervalos dos pulsos que foi mostrado no vídeo, ocorreu devido ao uso de fios longos no circuito de alta corrente. 

 

Fios longos geram indutâncias parasitas, na faixa de nH, que ao receber chaveamento começa a oscilar na faixa de radio freqüência. 

Mas no teste que fiz não foi um problema. 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!