Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Motor de geladeira


Posts recomendados

Desmontei um motor de geladeira, desconectei o pistão porque sei que precisa de óleo para não travar, o motor funcionava normalmente, mas depois de um tempo ele parou de rodar, quando ligo faz o som de funcionamento normal mas o rotor nao roda, o que pode estar impedindo o rotor de rodar? como consertar ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se for para fins didáticos, verifique os rolamentos e o alinhamento. Agora, se for para reuso, não perca não seu tempo. Esse compressores são descartáveis e não existem peças de reposição. Quem revende compressor recondicionado, na verdade intercambia peças de outros que estão em melhor estado. Algo como de 3, 4 ou 5 faz 1. Outra coisa muito importante: compressores são fabricados em salas limpas. Qualquer impureza, por menor que seja, irá afetar o pistão. O sistema trabalha imerso em óleo. Dependendo do tipo do fluído refrigerante, muda o óleo. Para R134a, o agravante é a alta higroscopia do óleo. Tanto que os fabricantes condenam compressores que ficam abertos por mais de 15 minutos. Todas as soldas devem ser feitas com passagem de nitrogênio para evitar oxidação e criação da "carepa". Na hora de ressoldar a tampa, é necessário nada menos que a perfeição. Um mínimo da falta de cuidado e aparecerão vazamentos. Explique melhor seus objetivos com esse projeto, por favor.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

10! Dom....

Eu ia até comentar o seguinte mas não sei porquê desisti... certa feita desmontei um treco deste. Achei bem bacaninha a mecânica dos pistões e tal. Quase senti vontade de fazer uma maquininha a a vapor só pra distrair. A vontade passou e depois de alguns pouquíssimos dias ela voltou. Percebi então que os pistões travaram por oxidação e esta foi muito rápida. Suspeitei realmente da reação da química desconhecida do óleo + gás que estava lá + oxigênio (a novidade do sistema). Até que minha teoria não estava totalmente errada. Mas a frustração foi certeira

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oxigênio e umidade é o mesmo que água no fogo. Um câncer incurável. Por mais que se tente, depois que o óleo úmido contamina o sistema, pode jogar fora. Nunca mais vai funcionar direito. Por isso é necessário salas limpas na fabricação. Depois de pronto, após a carga de óleo, é introduzido uma quantia de nitrogênio, afim de que o compressor chegue à mão do técnico em perfeito estado. O técnico deve ter tudo preparado antes de abrir os tampões de borracha. A brasagem de todos os tubos não deve ultrapassar 10 minutos. No caso do amigo @savioext deve ser isso mesmo: oxidação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...