Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Compatibilidade memória e placa-mãe


Posts recomendados

Boa noite pessoal,

 

Primeiramente não sei se estou usando o tópico correto, pois meu objetivo é saber se minha memória é boa ou se devo trocar (upgrade).

 

Vamos lá. Atualmente estou com 4GB (1x4) de memória ram DDR3, muitos jogos recomendam 8GB e estou tendo quedas de FPS e travamentos (principalmente no Rise Of Tomb Raider). Até aí tudo beleza, basta comprar mais e instalar.

Só que na hora de escolher eu vi que minha placa tem as especificações:

Memória - Placa Mãe.png

As memória no mercado possuem normalmente 1600MHz, por isso eu queria entender que se eu comprar memória 2x4GB 1600MHz, por exemplo, estaria aproveitando ela razoavelmente ou não.

Para ser eficiente eu deveria fazer overclock (O.C)?

 

Especificações:

Fonte: XFX 500W

Placa-mãe: Gigabyte Technology GA-78LMT-S2P (REV 5.0) [http://br.gigabyte.com/products/product-page.aspx?pid=4125#sp]

Processador: AMD FX(tm)-6300 Six Core Processor 3,50 GHz

RAM: 4GB (3,50 GB Utilizável)

Windows 10 Pro 64 bits

Placa de vídeos: EVGA GTX960 2GB

 

Em anexo algumas informações a mais do PC e da memória.

O fabricante da memória que eu tenho é Markvision, só dá para saber olhando o adesivo pois nenhum programa detecta isso.

Note que o clock da memória está em 669.6MHz.

 

A perguntas que ficam são:

  1. Essa memória é ineficiente no meu PC?
  2. Nesse caso, comprar memórias de 1600 ou 1866 valeriam a pena?
  3. Essa placa-mãe está defasada do mercado?
  4. O que você recomendaria?


Obrigado pela atenção!

 

Sumario - PC.png

cachemem-benchmark.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sua memória atual trabalha a 1333 Mhz em single channel. 

Se você colocar dois pentes idênticos de 1600 Mhz, ela deverá trabalhar em dual channel a 1600 Mhz (pelo menos sua placa-mãe tem recursos para isso).

Se você colocar memórias de 1866 Mhz elas não vão passar de 1600 Mhz, pois é o máximo que sua placa-mãe chega.

Na verdade o que fará a maior diferença será a quantidade de memória.

Single ou dual channel fará pouca diferença para jogos.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Wal SJC Obrigado pelo seu comentário.

Ficou claro que eu deveria, neste caso, usar memórias 1600Mhz.

 

Só não estou entendendo uma coisa: Nos programas (AIDA64 e HWiNFO64) diz que minha memória está no clock de memória é 669,7MHz. Como você tem a certeza que ela está trabalhando em 1333MHz?

Como dá para saber a capacidade máximo de clock que minha placa-mãe foi projetada, pois você diz que memórias de 1866MHz não passarão de 1600MHz?

 

Ainda sou leigo nesse assunto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

DDR significa double data rate, 2 x 669 = 1338. Sua memória está trabalhando a 1333 MHz.

 

Nas especificações da sua placa-mãe (primeira imagem que você colocou) diz que o máximo dela é 1333 MHz, então independente de qual a frequencia da memória que você colocar no seu pc, desde que seja DDR3 DIMM 1.5v, ela vai trabalhar a 1333 MHz. Então se você comprar memórias de 1600 MHz, 1866 MHz ou 2133 MHz a frequencia será diminuída automaticamente para 1333 MHz.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

45 minutos atrás, ian dannapel disse:

@Wal SJC Obrigado pelo seu comentário.

Ficou claro que eu deveria, neste caso, usar memórias 1600Mhz.

 

Só não estou entendendo uma coisa: Nos programas (AIDA64 e HWiNFO64) diz que minha memória está no clock de memória é 669,7MHz. Como você tem a certeza que ela está trabalhando em 1333MHz?

Como dá para saber a capacidade máximo de clock que minha placa-mãe foi projetada, pois você diz que memórias de 1866MHz não passarão de 1600MHz?

 

Ainda sou leigo nesse assunto.

Foi bom você ter dito "que é leigo nesse assunto".

Eu tive essa placa-mãe há uns 2 ou 3 anos atrás e usava memórias de 1600 Mhz nela, então fiquei com essa ideia (errada) na cabeça.

É que eu usava processador e memória em overclock e isso me deu tanto trabalho com instabilidade que acabei desistindo de overclock e partindo para uma mobo com processador Intel.

Na verdade, como bem observou o @Zucchini (que se deu ao trabalho de ler o manual e não confiar apenas na memória, como eu fiz), o máximo que essa placa-mãe suporta, em condições normais, é 1333 Mhz mesmo.

Forçar overclock para chegar a 1600 Mhz é possível, mas deixa o PC instável e, principalmente você "sendo leigo nesse assunto", não recomendo de forma alguma.

Melhor você continuar trabalhando a 1333 Mhz mesmo, como já se encontra atualmente.

Isso, porém, não te impede de adquirir e usar memórias de 1600 Mhz (ou 1866 Mhz) rodando-as a 1333 Mz.

Futuramente você poderá aproveitá-las em outra placa-mãe, que suporte frequências maiores, como eu fiz.

Mas, antes de comprar, procure fazer um teste, pois dependendo da memória e da sua bios, ela pode nem ser reconhecida.

Eu usava dois pentes da marca Patriot 1600 Mhz e eles rodavam bem, mas o overclok deixava o processador instável.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Zucchini Valeu! Realmente ficou mais claro. 

 

@Wal SJC Acabei de "ir" na bios e vi que mudar o clock é fácil. Pelo menos parece (fotos em anexo). Não tinha nem ideia de como começar até ler esse tutoria antigo: https://www.clubedohardware.com.br/artigos/overclock-da-memoria/1059

 

Agora acho que vou comprar 1x8GB ou 2x4GB que estiver em promoção e ir testando, que um dia deixarei de ser leigo.

Infelizmente não sei onde vou arrumar uma memória para testar sem comprar ela. Além disso, a lista de memória compatíveis é bem esquisita, só aparecem memórias de 1GB e 2GB, deve estar desatualizada:Memoria.png

 

Boa noite!

 

foto 1.JPG

foto 2.JPG

foto 3.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para testar sem comprar você terá que ir em alguma loja da sua cidade, levar o PC e perguntar se memória de xxxx Mhz roda nele.

Como todo bom vendedor, o cara vai desejar que rode, para conseguir vender.

E aí você vai descobrir se roda ou não.

Depois dá uma boa pechinchada no preço, diz que encontrou na Kabum por tal valor com frete incluso e pergunta se ele pode te fazer por um preço parecido.

Ou vê se algum amigo pode te emprestar um pente só para você fazer um teste.

As vezes, a atualização de bios melhora muito a compatibilidade das memórias.

Essa lista realmente deve ter uns dois anos ou mais que foi atualizada, pela capacidade dos pentes testados.

Engraçado é que ela  dá a entender que a mobo vai a 1600 Mhz e fala em "downgrade" para 1600 Mhz.

Ao contrário do manual, que diz que ela só chega até 1333Mhz.

Talvez depois que o manual foi impresso tenham saído novas versões de bios, suportando memórias de frequências mais altas.

Eu já sabia, pela prática que ela suportava 1600 Mhz, mas agora isso fica comprovado por essa lista de memórias testadas.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
49 minutos atrás, Wal SJC disse:

Engraçado é que ela  dá a entender que a mobo vai a 1600 Mhz e fala em "downgrade" para 1600 Mhz.

Ao contrário do manual, que diz que ela só chega até 1333Mhz.

Se nem o fabricante tem certeza do que funciona, quem somos nós para garantir algo? Hahaha.

 

@ian dannapel vá em uma loja física e faça os testes como o amigo recomendou ou apenas compre mais um pente de memoria como esse.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-754680610-memoria-ddr3-8gb-1600mhz-hyperx-fury-black-_JM

 

Quase certo que vai funcionar, mas caso não funcione basta devolver o produto dentro do prazo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, Wal SJC disse:

Engraçado é que ela  dá a entender que a mobo vai a 1600 Mhz e fala em "downgrade" para 1600 Mhz.

Obviamente a lista ali em cima não está completa, mas quando chega no 1600 não diz mais downgrade. Dá a entender que suportaria 1600MHz.

Já atualizei a BIOS também.

 

@Zucchini Vou passar nas lojinhas ali no centro para ver preço de memória, mas duvido que alguém consiga fazer o preço dessa do ML.

 

De qualquer forma, acho que a maioria das minhas dúvidas foram esclarecidas e agora é ir atras de preço. Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!