Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
pc-pilot

Nobreak vs fases

Recommended Posts

Olá pessoal,

 

Vou colocar aqui a minha dúvida e gostaria muito que o mestre Faller desse a sua opinião, porém se alguém souber e também puder ajudar será muito bem vindo.

 

É o seguinte: tenho um Nobreak (senoidal, online, dupla conversão) que trabalha em 220 volts. Na minha região a concessionária entrega duas fases de 127 volts cada uma, sendo que para obter 220 volts é necessário utilizar FASE + FASE, sem NEUTRO.

 

É sabido que para os diversos aparelhos eletrônicos "não-lineares" (PC, HT, Projetor, etc..) é aconselhável operar em FASE + NEUTRO pois muitos aparelhos importados foram projetados para operar dessa forma e manter o NEUTRO como referencial de "zero". Inclusive pelo que estudei parece que o Brasil é o único país que adota FASE + FASE.

 

Pois bem. Como no mercado praticamente não há opções de Nobreak de 3 Kva em 127 volts e preciso utilizar o meu Nobreak em 220 volts para evitar a queima da lâmpada dos meus projetores em caso de falta de energia, mas não gostaria de suprir todos os meus equipamentos COM DUAS FASES para as quais ELES NÃO FORAM PROJETADOS, a única saída que visualizo seria ligar todos os meus aparelhos em apenas UMA FASE que sai do Nobreak (um pino) e a outra ponta do cabo num NEUTRO separado do Nobreak, obtendo assim 127 volts através do Nobreak.

 

Pergunto: isso é possível?

 

Editado por pc-pilot

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Discordo da afirmativa de não se encontrar no-break 127 Volts com 3000 VA's. Dê uma olhada nos produtos da NHS, como esse daqui e tantos outros:

http://www.nhs.com.br/arquivos/manual/761106_-_Manual_Tecnico_Laser_Senoidal_2600_-_3300_(PET_NBR_14136)_-_R07_curvas.pdf?1464653468

Editado por faller

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom dia, eu discordo que seja desaconselhável usar duas fases pra alimentar um equipamento. Primeiro porque nenhum deles utiliza o neutro como referência de terra e sim o condutor de proteção (terceiro pino da tomada), segundo porque com a mesma diferença de potencial a corrente que vai circular nos circuitos do equipamentos vai ser exatamente a mesma! Dá tudo na mesma, é a mesma energia!

E também não acredito que o Brasil seja o único pais que tenha fase-fase nas tomadas, visto que essa é uma maneira bastante eficiente de se economizar em fios em uma instalação.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
13 horas atrás, faller disse:

Discordo da afirmativa de não se encontrar no-break 127 Volts com 3000 VA's.

 

Faller, primeiramente obrigado pela participação. Existem poucas opções mas existem sim. Porém eu já tenho o Nobreak aqui e ele é 220 volts.

 

1- Estou correto em acreditar que devo alimentar os aparelhos importados com FASE + NEUTRO ao invés de FASE + FASE?

 

2- E usar apenas um pino do Nobreak (uma fase) junto com um Neutro externo para obter 127 volts funcionaria?

 

9 horas atrás, Raphael Venturin disse:

Bom dia, eu discordo que seja desaconselhável usar duas fases pra alimentar um equipamento. Primeiro porque nenhum deles utiliza o neutro como referência de terra e sim o condutor de proteção (terceiro pino da tomada).

 

Raphael, agradeço por sua contribuição. Por tudo o que já estudei o TERRA serve apenas para proteger os usuários contra choques. Lí que internamente, os aparelhos projetados em outros países, podem ter seus circuitos usando o NEUTRO como referencial de "zero" e por isso é desaconselhável utilizar FASE + FASE. Inclusive muitos são projetados para 115 volts e não 127 volts como se utiliza aqui no Brasil (esse é outro ponto do qual também gostaria de saber se há danos).

 

Talvez o Faller possa dar uma explicação correta sobre isso.

Editado por pc-pilot
  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
7 minutos atrás, pc-pilot disse:

 

Faller, primeiramente obrigado pela participação. Existem poucas opções mas existem sim. Porém eu já tenho o Nobreak aqui e ele é 220 volts.

 

1- Estou correto em acreditar que devo alimentar os aparelhos importados com FASE + NEUTRO ao invés de FASE + FASE?

 

2- E usar apenas um pino do Nobreak (uma fase) junto com um Neutro externo para obter 127 volts funcionaria?

 

1- Se for um equipamento fabricado para uso nos EUA (onde de cabo a rabo a alimentação é de 120 Volts) vais ter de usar seu fase e neutro da tomada, sem usar seu no-break.  Se for um equipamento fabricado para uso na Europa (onde tudo é 220 Volts) podes usar fase fase dai..

 

 Se desejares usar seu no-break terás duas opções:

a ) Elevar a tensão da tomada para 220 Volts, com um autotransformador, entrar com esses 220 Volts no no-break e na saída colocar seus equipamentos se eles operarem somente em 220 Volts.

b ) Tomar duas fases 127 Volts e com elas fazer a mesma coisa acima arrolada só que sem o autotransformador de entrada..

 Se seus equipamentos operarem em 120 Volts vais ter de colocar outro autotransformador (de 220 para 120 Volts) na saída do no-break para recuperar os 120 Volts...

 

Acho que sua escolha foi ruim ao comprar um no-break com tensão diferente (e pior, em 220 Volts) do que tens ai e principalmente quando tens equipamentos que só operam em 120 Volts...

 

Quantas lâmpadas de projetor poderias comprar com o que vais ter de aportar ai de equipamentos??? E mais, lâmpadas vão se queimar se fizeres isso ou não, ao final da vida delas. Acho que esse investimento não se paga nunca..  Mas é pura achologia.. Você é quem sabe...

 

 

2 - Usar apenas 1 pino do no-break não vai resultar no que desejas...  Isso não existe.

Na distribuição fase neutro, triângulo / estrela isso pode ser feito pois as tensões das fase são somadas vetorialmente, aonde conta a tensão e a fase.. Se não contasse a fase se poderia somente conseguir o dobro ou a metade e não a relação atual que é raiz de 3

220 não é o dobro de 127 e sim raiz de 3 vezes maior ou seja: Tensão entre duas fases de 127 Volts = 127 x raiz de três = 127 x 1,7320 = 219,96, ou seja, 220 Volts

  • Curtir 2

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×