Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Internet via radio


Posts recomendados

Ola pessoal. vim aqui tirar uma pequena duvida e tenho certeza que vou soluciona-la. 

Bem, sou cliente GVT/VIVO 15MB antigo, porém devido a esta crise esta inviável continuar com a mesma,

queria usar 3G, entretanto, esta muito ruim também. ;/

A unica solução que eu vi é correr para uma rede wireless via radio.

A duvida é a seguinte, quero comprar uma antena de 25dbi Aquario homologada (que não é 25dbi, kkk) e instala-la

no telhado da minha casa para poder captar e usar a internet de operadora de algum vizinho até 150mtrs de distância eu creio,

com ou sem visada. 

 

Primeira dúvida: eu vou conseguir captar vários sinais com está antena, porém, até mesmo a do meu vizinho, mas eu vou conseguir navegar

com a internet dele? apenas pegando o sinal Wifi do modem/roteador dele, sem ele ter uma antena?

 

Caso eu consiga, para eu poder receber o sinal do modem dele e minha antena captar eu quero distribui-la na minha casa com um roteador,

no caso tenho que ter um roteador em uma caixa hermética ao lado da antena?  quais roteadores dão conta do recado?

 

No final de tudo, quero apenas conseguir usar qualquer internet próxima apenas com a minha antena de 25dbi + algum equipamento e poder receber de

modens/roteadores e até outras antenas de 2.4Ghz

 

Outra alternativa eu estava pensando em comprar uma Nanostation ubiquiti loco m2 de 8dbi eu acho, para fazer a mesma função desta antena com melhor qualidade, só que,

eu não sei se essa nanostation pode receber sinal de um roteador/modem normal e de uma antena de grade aquario normal, e sim só por outra nano m2... 

Bem pessoal quem puder ajudar eu agradeço intensamente, por que eu to pra cancelar a GVT/VIVO e preciso arrumar alguma internet logo. caso a antena de agrade funcione

eu posso usar a do meu amigo a net, só que eu quero apenas gastar e modificar as coisas aqui e não na casa dele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como você quer rotear o sinal dentro de sua casa, a solução viável é usar nanostation. Antes de comprar algum equipamento, verifique com o provedor que frequência ele usa ( 2.4 ou 5.8). Atualmente não se usa essas antenas de grade (pelo menos por aqui). Caso seu vizinho esteja próximo (com visada) e o roteador dele tiver boa potência, a nano consegue se conectar, mais não é o ideal.

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ExCeller Então, independente de potencia de x e roteadores comuns, qual o melhor a se utilizar e se vou conseguir acessar internet normalmente. E caso eu use a antena de grade, é só receber do roteador do meu vizinho o sinal e ligar a antena a algum AP próximo a ele dentro de uma caixa hérmetica e da caixa hermetica puxar para um roteador interno na casa. Cara eu vou querer preferencialmente usar internet dos vizinhos e todo mundo aqui usa GVT,  eu não to pretendendo pegar o sinal de um provedor via rádio, então tem que ser 2.4. agora eu quero saber se essa nanostation no caso a M2 8dbi aceita pegar o sinal de qualquer equipamento 2.4 ou somente de uma outra nano m2...

 

 

Outra coisa a relatar, a nanostation é 8dbi e a antena da aquario homologada é 25 dbi( que eu sei que não chega  a isso) mas, em termo de distância e qualidade com ou sem visada, Qual seria melhor a antena de grade ou a Nano M2?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, pra usar a antena de grade, você precisaria de um kit do link abaixo (mais usado para transmitir sinal antigamente), ou um Bullet 2 e como você disse, puxar para um roteador interno na casa. , mais isso não se usa mais (é inviável economicamente e o desempenho deixa a desejar).

 

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-714507905-kit-provedor-ap-router-93-fonte-poe-pigtail-sem-antena-_JM

 

Use a nano m2 (mimo 2.4 Ghz). Ela se coneta a qualquer equipamento que transmita em 2.4 (como a maioria dos roteadores do mercado) sem problema. Só não usar toda sua capacidade pois isso só ocorreria se fosse conectada a outra nano.

 

Eu compartilho GVT com um colega que mora a 1 Km de minha casa, usando 2 nanos M5 e consigo "puxar" os 15 Megas, sem problema.

 

Quanto a sua ultima pergunta, não tem comparação entre uma nano e uma grade (com um AP ligado nela). O alcance da grade será maior (devido a seu ganho), mais a nano terá melhor qualidade de sinal e trafegará mais Megas.

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite! Na sua pergunta deu à entender que desejar utilizar o sinal wireless do vizinho, no caso, é ilegal devido às normas da Anatel e dependendo da própria operadora, enfim, mesmo se pudesse conectar ao vizinho, ele precisaria de uma antena externa, no caso, um ponto-a-ponto. Espero ter ajudado, Abraço!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ExCeller Então um Nano m2 Mimo (2.4 Ghz) eu poderia conectar a qualquer equipamento que utilize o radio na frequência 2.4 Ghz, entretanto, eu vi por  ai que ela tem um novo "Firmware AirOS V" que nem todo equipamento 2.4 aceita, eu não entendo muito de wireless, mas fora isso entendo pakas. A realidade é, caso eu opte por contratar alguma operadora de rádio local? será que eu não precisaria de uma antena de grade? e tipo se o tal servidor da operador for longe e só aparecer com a de grade, o que eu poderia fazer? poderia deixar ela mais forte para enxergar o tal servidor com qualidade? ou teria que ser grade

 

Como eu disse, eu quero ter a escolha de contratar uma operadora local, se vale a pena ou não, ou apenas usar a internet do meu vizinho direto do roteador dele, sem instalar qualquer coisa ou fazer alguma modificação na casa dele, apenas colocando sua senha e pronto.

 

Eis a pergunta, será que a m2 mimo da conta do recado, ela tem  8dbi só, +o- com ou sem visada ela vai funcionar legal?

 

 

e outra pergunta, como eu poderia fazer para colocar o wifi interno na minha casa ela já vem com um roteador? e eu vou usar o wifi dela e receber ao mesmo tempo como é?

 

Concordo que é melhor ter qualidade do que distância, mas entre caso e casos...

1 hora atrás, Matheus Souza Telecom disse:

Boa noite! Na sua pergunta deu à entender que desejar utilizar o sinal wireless do vizinho, no caso, é ilegal devido às normas da Anatel e dependendo da própria operadora, enfim, mesmo se pudesse conectar ao vizinho, ele precisaria de uma antena externa, no caso, um ponto-a-ponto. Espero ter ajudado, Abraço!

 

www.facebook.com/goodtechsolucoesgoodtechsolucoes

@Matheus Souza Telecom Não entendi o que você falou, mas para mim judicialmente tendo consenso entre as partes eu acho que não tem problema algum e mesmo que tivesse eu iria fazer. ou seja, não vou roubar internet, se bem que poderia, mass apenas fazer um acordo com vizinhos e amigos e até familiares. por que as leis brasileiras são uma piada, principalmente referente a telecomunicações.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Felipesw Ah, sim. Era apenas as normas da Anatel, pois até para compartilhar internet wireless sem fins lucrativos, precisa de licença SCM (400,00) , e levar uma multa deles é complicado, mas acredito que seja difícil de ocorrer isto, pois geralmente só quando alguém denuncia, enfim, como você deseja fazer esse compartilhamento entre várias pessoas o ideal seria um antena omnidirecional como TX (Transmissor), já nos receptores RX pode utilizar antenas direcional, não leve muito em consideração o ganho, e sim o ângulo de abertura. Espero ter ajudado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Matheus Souza Telecom Não mano, você ta entendendo tudo errado, acho que você não leu o que eu queria saber, eu não quero montar servidor nenhum não, eu quero apenas tirar minhas dúvidas em relação ao melhor equipamento para minha necessidade agora. Não vai ter várias pessoas não, somente eu e a pessoa com quem eu vou usar a internet.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Felipesw Quanto a nano se conectar a outros equipamentos; eu testei em alguns roteadores domésticos (inclusive o fornecido pela GVT e conectou de boa). Nenhum provedor que se preze usa mais essas antenas (com AP), só rádio. Se quiser se garantir, no quesito distância e compatibilidade, pode comprar a nano (sem mimo) de 10 dBi (bem mais cara). Acho que a loco m2 8dBi vai te atender, pois tem 200 mW (o que dá um ótimo alcance). Quanto a pegar internet do vizinho, sem instalar um equipamento externo lá, não posso garantir, pois não estou no local; mais tem que ser próximo, com visada e o roteador dele tem que ter bom sinal que saia para fora da casa. Quanto ao uso da nano, ela se conectaria ao roteador do vizinho (Station) e na sua casa, ligaria o cabo de rede da fonte Poe dela em um roteador na porta WAN (configurada como IP Dinâmico) e usaria seus equipamentos conectados a este roteador.

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ExCeller A nano é omini ou direcional? é porque tipo, caso dê certo com a internet de algum amigo, familia, conhecido etc... eu vou usar eles, mas caso n consiga vou ter que correr para algum provedor sacou... eu vejo muitas de grade por aqui, rara as ubitiqui 5.4 de disco, é só Omini e grade. creio que até 300mtrs da pra pegar com visada essa ubitiqui nano m2 8dbi com o roteador normal dele né.. os roteadores comuns tem 400mW se não estou enganado, é mais forte do que a nano m2 o.O (achei estranho ser 200mW a nano).

 

 

No caso a nano vai receber e vai ter um cabo de rede da nano até o meu roteador interno dentro da casa.

acho que saquei.

 

Qual a diferença da nano m2 Mimo para normal?

É só a diferença de dbi mesmo? 8 para 10, cara a de 10dbi é quase 500 conto,

acho que não vale a pena não né pegar uma de 10dbi.

 

A m5 não aceita 2.4Ghz não? é só 5.4, porque ela tem mais dbi se fosse o caso seria melhor ela do que a m2.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É direcional. Veja vídeo de como é por dentro:

 

 

 

A maioria dos roteadores comuns, não chega nem a 65mW:

 

WGR614 - 100 mW
WNR2000 - 100 mW
DIR-600 - 25 mW
DIR-615 - 64 mW
WRT54GH - 80 mW
WRT120N - 200 mW
WRT160N - 63 mW

 

A diferença entre elas é a tecnologia MIMO (que trafega mais dados simultaneamente):

http://www.intel.com.br/content/www/br/pt/support/network-and-i-o/wireless-networking/000005714.html

 

A diferença de preço, se deve ao ganho maior e a pouca disponibilidade do produto no mercado.

 

As frequências (2.4Ghz, 5.8, etc) devem ser iguais para um equipamento "enxergar" o outro.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vi que tem uma entrada SMA, no caso a antena interna possui 8dbi, e se eu colocar uma antena extra naquele SMA, uma de 12 dbi sei lá ou 8, iria somar os dbis ? é bom ou é ruim isso? 

 

não da pra trocar a frequência da 5.8 para ser usada na 2.4 não? seria impossível fazer a 2.4 usar uma 5.8 mas o inverso acho que sim. por que sería mais jogo, caso o pessoal comece a usar 5.8 Ghz eu vou precisar trocar a antena comprar outra ¬¬

 

A saida RJ45 eu puxo ela para o modem dentro de casa e isso o modem como roteador né?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!