Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Rebobinarmotor de ventilador


heliobra

Posts recomendados

Boa noite,tenho eletronica basica,mas meu posto foge um pouco da linha deste forum,mas vi algus comentarios sobre bobina de ventladores e aproveio e faço minha pergunta.

quero fazer uma bobina de ventilador marca mundial o mesmo e importado,ja li algumas coisa sobre rebobinar,minha duvida é quanto ao numero dos fios encapados se posso usar so um numero para as 4 bobinas, no caso o fio 30 ou 0,2 mm ou varia quanto as de serviços e a secundarias

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Normalmente ventiladores de indução tem o estator bobinado sendo uma bobina sobre a outra na mesma ranhura, de modo que é necessário desmontar o ventilador inteiro e reinrolar todo ele, já os antigos motores de corrente contínua eram constituidos de bobinas separadas, estas podendo ser enroladas uma a uma.

Mas se o seu é igual a imagem abaixo, as bobinas são iguais e possuem o mesmo número de espiras e fio da mesma bitola:

AC220V-Stainless-Steel-Shell-4-Cables-fo

 

Quem possue bobinas diferentes no estator é motor de corrente contínua, que são os polos principais e auxiliares:

 

CARCA%C3%87A+MOTOR+CC.JPG

 

Resumindo: Para recuperar um motor elétrico voce tem que fazer um "levantamento" total ou parcial do enrolamento e aplicar o mesmo número de espiras, a mesma bitola de fio a fim de manter os parâmetros originais a qual foram previamente calculados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

40 minutos atrás, misterjohn disse:

Normalmente ventiladores de indução tem o estator bobinado sendo uma bobina sobre a outra na mesma ranhura, de modo que é necessário desmontar o ventilador inteiro e reinrolar todo ele, já os antigos motores de corrente contínua eram constituidos de bobinas separadas, estas podendo ser enroladas uma a uma.

Mas se o seu é igual a imagem abaixo, as bobinas são iguais e possuem o mesmo número de espiras e fio da mesma bitola:

AC220V-Stainless-Steel-Shell-4-Cables-fo

 

Quem possue bobinas diferentes no estator é motor de corrente contínua, que são os polos principais e auxiliares:

 

CARCA%C3%87A+MOTOR+CC.JPG

 

Resumindo: Para recuperar um motor elétrico voce tem que fazer um "levantamento" total ou parcial do enrolamento e aplicar o mesmo número de espiras, a mesma bitola de fio a fim de manter os parâmetros originais a qual foram previamente calculados.

Bom dia, o motor é aquele de 8 bobinas 4 primarias e 4 secundarias

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!