Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Galera eu comprei uma antena omnidirecional de 25dbi, uma antena de grade aquário de 25dbi e um Roteador Acess Point Engenius 2,4ghz Esr-1221.

Instalei em um prédio a antena omni de 25bdi com um cabo de 10m ligado ao AP engeniuns para enviar o sinal de internet, e em uma casa que fica a 2km de distância com visada limpa instalei a antena de grade de 25 dbi em um roteador tp link 841nd para receber a internet.

O sinal quando chega logo cai, não consigo me conectar a rede, mando o roteador tplink repetir o sinal, mas não acha a rede, depois de muita busca ela ate acha mas não conecta.  O vendedor disse que a antena omni de 25dbi com o AP eugenius chegaria ate uns 9km com visada, tenho apenas 2km com visada e não chega o sinal para conectar.

O que devo fazer?

• Membro VIP
Postado

No caso, usa 10m de cabo para conectar a antena até o roteador? Se este for o caso, está perdendo eficiência da antena.

E para distâncias grandes, é melhor usar antenas direcionais, provavelmente se colocar uma deste tipo, não terá problemas para obter conexão. No entanto não deve conseguir repetir, apenas conectar como modo cliente.

Postado

Isso mesmo uso os 10m de cabo, o que achei mais estranho é que hora eu acho o sinal, hora não, e como seria a configuração para conectar? Tenho um roteador tplink 841n, como configura ele pra conectar como cliente?

• Membro VIP
Postado

O WR841 é roteador, por padrão não tem modo cliente, apenas com firmware alternativo

Não acha o sinal porque a antena direcional até consegue achar o sinal, mas quando tenta fazer o handshake a omni não consegue localizar porque não está otimizada para tal. Por isto é interessante que sejam utilizadas antenas com ganhos semelhantes e mesmo tipo.

Postado

Andei pesquisando e acho que o maior problema é o cabo longo, pois dizem que a cada 1m perde 7% do sinal, eu usando 10m chega a perder 70%, se essa teoria for correta, mas acho que nao chega a tanto não. Mas esse deve ser o meu problema.

• 3 meses depois...
Postado

Pessoal estou com um problema semelhante, comprei uma antena omnidirecional de 25dbi da firelink no mercado livre, cabo pigtail de 10 metros, minha internet 30MB usando um modem thonson da net como bridge, e pra nao correr o risco de ter problemas comprei um AP da Greatek de 1000mw onde mando o cabo para antena omindirecional em cima da minha laje, meu cenário na qual estou com problemas é q preciso deixar o sinal wfi legal internamente onde tenho o roteador e também no andar de baixo, porque mora meu irmão e 2 inquilinos onde pretendo dividir a internet, o objetivo de instalar a omindirecional é para compartilhar o sinal c/ vizinho que está a uns 50 metros.

No vizinho configurei uma antena direcional apontando para minha omni e um roteador como CLIENT enviando para um segundo roteador que distribui wifi na sua residencia, o sinal q ele consegue receber nao passa de 4mb e o tempo de resposta muito alto, não entendi o motivo.

O que acho estranho é q com a omni o sinal na minha residencia fica pessimo, tem momentos q cai a rede e parte da casa nao pega, ou seja, nem no meu irmão q mora embaixo consegue ter estabilidade no sinal, impossivel de usar a rede.

Podem me dar sugestões do que posso fazer com esses equipamentos q tenho em mãos para melhorar o sinal no vizinho e também chegar internet para o andar onde esta meu irmão e 2 inquilinos?

Obrigado

Postado

@ederhba tem várias coisas erradas. Não é necessário 1000 mW para alcançar 50 metros. Excesso de potência prejudica a qualidade e polui o espectro eletromagnético. Não se deve usar omnidirecionais, elas também poluem ao propagar o sinal na direção horizontal. Elas não propagam na vertical. E antena omni de 25 dBi é enganação. Solução: reduzir a potência, usar antenas direcionais para o link com o vizinho, levar sinal com cabo para os andares abaixo e distribuir com um roteador indoor. Os cabos devem ser bem curtos, por isso que em soluções profissionais o roteador fica junto com a antena.

• Curtir 1
Postado
10 minutos atrás, Ricardov disse:

@ederhba tem várias coisas erradas. Não é necessário 1000 mW para alcançar 50 metros. Excesso de potência prejudica a qualidade e polui o espectro eletromagnético. Não se deve usar omnidirecionais, elas também poluem ao propagar o sinal na direção horizontal. Elas não propagam na vertical. E antena omni de 25 dBi é enganação. Solução: reduzir a potência, usar antenas direcionais para o link com o vizinho, levar sinal com cabo para os andares abaixo e distribuir com um roteador indoor. Os cabos devem ser bem curtos, por isso que em soluções profissionais o roteador fica junto com a antena.

adicionado 2 minutos depois

Puts investi dms então pá não conseguir rs, mas o objetivo não é compartilhar apenas cm um vizinho,  mas com outros tb do mesmo bairro por isso optei por essa potencia e antena. 

Postado

Precisa de uma estrutura de provedor, com antenas setoriais com roteador e direcionais no cliente: Mikrotik, Ubiquiti e outros.

Antena omnidirecional é uma solução amadora e muito precária, como já percebeu. Esqueça antenas omni de 25 dBi, isso é falcatrua. Não acredite em promessa de vendedor. Antena é uma área muito técnica. Não existe milagre. Informe-se antes de comprar com opiniões isentas, não com o vendedor.

• Curtir 2
Postado

Faço as palavras do @Ricardov as minhas. 

@Thiagoqr o Roteador 841ND não faz modo cliente. A antena omini não foi uma bola escolha realmente, alias, segundo a Anatel você esta irregular, podendo até ser notificado. Estando a 2KM você até vai conseguir se conectar, mas latência é um item que vai bater na sua porta constantemente, falando nisso, esqueça os 30Mb, se você conseguir 3Mb na outra ponta será um milagre.

Para você resolver o problema de perda no cabo, coloque uma caixa hermética próxima a antena (cerca de 30CM) e leve um cabo de energia e dados, ou PoE de preferência. Isso para as duas pontas. 

Você não precisa ter uma super AP para fazer isso pensando que você esta fazendo isso por necessidade e não comercialmente.

Leia o post do amigo @Ricardov, releia, e pense bem no que esta fazendo.

Boa sorte.

Abraço.

• Curtir 2
  • 2 anos depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!