Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Fala galera, tava pesquisando na internet sobre o respectivo assunto, encontrei um esquema de controle universal, onde ao acionar qualquer tecla de um controle remoto o circuito da um sinal no led, porém eu queria o modificar e ao invés de piscar o led, queria que o mesmo aciona-se um relé para liberar 12v para um pequeno projeto que estou tentando desenvolver...  

Postado

Amigo, outro colega já me passou esse esquema, até tenho os componentes, porém esse ic não encontrei na minha cidade, posso encontra-Lo em sucata? Você sabe me informar quais aparelhos utiliza-o? 

• Membro VIP
Postado
Em 17/06/2016 às 20:24, Ualisson. disse:

onde ao acionar qualquer tecla de um controle remoto o circuito da um sinal no led

achou este circuito? Neste caso basta-te colocar os tradicionais transistor-resistor-diodo-relé cuja base seria acionada por este sinal

Penso também que pra isso...

Em 17/06/2016 às 20:24, Ualisson. disse:

que o mesmo aciona-se um relé para liberar 12v para um pequeno projeto que estou tentando desenvolver...  

...basta-te remover ic1 do circuito acima, conectá-lo onde está saída O1, remover o led verde (não se deve fazer projetos comled verde) e substituir R4 por uns 10k e talvez um C de uns 10uF em paralelo com ele. Ou algo do gênero...

Postado

Sim, não entendi muito bem a parte de retirar o Ci, pode me ajudar? Onde vou ligar os filamentos que estavam ligados ao Ci? Ao retirar o led verde, devo deixar sem led, ou colocar outro e outra cor?

• Membro VIP
Postado

claro.. vamos tentar...

Imagine o coletor de Q1 - aquele "filamento" que vai ao pino 14 você liga direto no filamento O1 - que que vai no pino 2. Pode até deixar o led 'verde' mesmo. A explicação para o 'verde' (vou quebrar o seu galho) é que o vermelho acende mais com menos corrente por isso pode aumentar R4 pra uns 1K

Obs: sem o ci, vai tirar a "trava" do relé, ou seja, só vai acionar quando pressionada a tecla. A ideia sem ci , é você testar pra entender o conceito e porquê você falou que não tem na sua cidade (mas tem na net, claro).

São muitos ci´s que dá pra fazer isso. Ve se tem algum destes na sua sucata:

cd4027 74hc74 273 374 ou qualquer flip flop

40106 74hc00 06 04 inversor.. dá sim e inumeráveis etc

Me lembro vagamente que dá até pra fazer um lance só com scr, capacitor, indutor mas agora me fugiu da memória...

Postado

Ok,  vou verificar se tenho algum desses ci's aqui na sucata, se eu não encontrar vou compra na net mesmo, é o jeito kkkk... Vi um Ci em uma placa de estabilizador, ele tem vários relés... vou passar a referência: ST7FLITE05Y0B6 não sei se faz essa função, mas achei semelhante... 

Postado

Além do 4017, tem uma infinidade de CIs desses tipos porém com pinagens diferentes (4013, 4022, 4024, 4027, 4029, 4518, 4520 e etc)

É possivel encontrá-los em aparelhos mais antigos (como TVs, Video K7, e aparelhos de som dos anos 80/90)

CI de estabilizador não dá.

Só não entendi se você quer que o circuito seja modo pulso ou retenção.

Postado

Procurei na sucata mas não encontrei nenhum desses, procurei em uma TV daquelas caixa de madeira bem antiga, um som antigo 3 em 1, e em um video cassete, em um deles encontrei o ir2e01, mas acho que não dá, nem chega perto kk:D

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!