Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
BruceD

Internet via fibra, sem modem

Recommended Posts

Amigos, boa tarde

Na semana passada troquei o velho serviço ADSL da Vivo por uma empresa pequena da cidade vizinha (http://www.vipbrtelecom.com.br/index.html). A propaganda diz que a conexão tem "qualidade de fibra", não que usa fibra ótica, mas enfim, a conexão é estável, tem latência bem baixa e nunca ficou abaixo de 80% do contratado.

Minha curiosidade é a respeito de como o serviço entra em casa. Não há modem. Um cabo de rede vem diretamente de uma "caixa" instalada no poste. A empresa ofereceu um roteador, mas por se tratar de um modelo simples da D Link (e que vem bloqueado pela empresa), e eu já possuir uma rede montada com equipamentos mais robustos, liguei no suporte para saber como proceder, no que informaram não autorizar usar outro router que não o fornecido. Insisti um pouco, e acabaram me fornecendo o usuário e senha para usar o meu router, uma autenticação via PPPoE.

Alguém já viu algum serviço assim? Eu procurei referências no Google, mas não achei nada a respeito

Valeu!!!!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pelo que entendi, eles fazem o mesmo trabalho que qualquer outra empresa concessora de internet, porém como disse, são uma empresa pequena, logo conseguem controlar as conexões que fornecem. Esse usuário e senha que te passaram, é por aí que possivelmente controlam sua conexão, como velocidade, uso de banda etc...

Editado por renenskstp
  • Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Eles re-distribuem fibra adquirida das grandes empresas. Usam conversor ótico -> rj-45 e controlam a conexão com routerboards mikrotik.

Editado por ExCeller
  • Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Entendi, nunca tinha visto essa configuração de rede. Eles estão no início da implantação, resta saber se vão conseguir manter a qualidade quando a base de usuários aumentar...

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais