Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
nick4xd

Circuito delay relay on não funcional

Recommended Posts

Boa madrugada a todos... Uma boa desculpa para eu estar errando no meu circuito e pedindo vossa ajuda zZz kkk

Simples, desenhei um circuito Delay Relay On, um retardo no acionamento em 'x' segundos do relé após a recepção de energia. Mas não está acionando..

Alguém consegue desvendar esse jogo dos 'sete' erros? Imagens em anexo, onde o desenhado no Proteus não funciona, em testes, na simulação.

Grato!

Delay Relay On.PNG

circuito-para-relé-com-atraso-para-ligar.png

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não. Ele tem aquele gerador de sinal DC no switch configurado em 12V. Dá no mesmo ao utilizar a 'cell'. Era pra ele ligar 5,17 segundos após fechar o circuito...

Compartilhar este post

Link para o post

Troque o Q2, aquele que é colocado virado, por um zener entre 4 e 5 Volts e teste.

Coloque algum medidor de tensão, por exemplo sobre C1 e veja o resultado, o comportamento

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Funcionou. Coloquei um voltímetro em paralelo ao capacitor e pude observar a tensão se carregando até 5,95V

Engraçado que se eu iniciar a simulação com o switch fechado, o acionamento é realizado diretamente.

Compartilhar este post

Link para o post
26 minutos atrás, nick4xd disse:

Engraçado que se eu iniciar a simulação com o switch fechado, o acionamento é realizado diretamente.

Engraçado seria se fosse diferente disso.

Com o switch fechado o capacitor já estará carregado e portanto o ciclo de partida já vencido..

Compartilhar este post

Link para o post

É que achei que ao iniciar a simulação, ele consideraria o mesmo que acabar de ter fechado a chave.

Compartilhar este post

Link para o post

Aproveitando o tópico, saberia me dizer de algum componente que permite a condução até determinada tensão? Ao atingir 'x' tensão, o mesmo é barrado. Como um diodo zener, porém inversamente. Por exemplo, ele conduz até chegar em 12V. Acima disso ele bloqueia.

Compartilhar este post

Link para o post
5 horas atrás, nick4xd disse:

Aproveitando o tópico, saberia me dizer de algum componente que permite a condução até determinada tensão? Ao atingir 'x' tensão, o mesmo é barrado. Como um diodo zener, porém inversamente. Por exemplo, ele conduz até chegar em 12V. Acima disso ele bloqueia.

Com diodo zener também é possível fazer, mas precisa usar transistores para inverter o sinal.

Comparadores de tensão também fazem essa função.

Lembrando que estes tipos de circuito levam apenas o sinal de ligado ou desligado, já que não é mais o "mesmo fio".

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais