Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
daviddatal

Organizar partições

Recommended Posts

Olá,

 

Tenho um HD de 1TB e quero saber qual a melhor ordem ( C: D: E: F: G: etc) para dividir o disco em partições.
Divisão:
- 250 GB para instalar o Windows com os programas;
- 500 GB para guardar meus dados;
- 50 GB para backup (arquivos novos que serão enviados para a partição de dados e feitos alguns backups);
- 50 GB para recuperação (com windows instalado caso precise acessar e recuperar a partição principal de 250 GB);
- 50 GB para Linux;
- 50 GB para outra distro Linux;

 

Nesse caso, qual seria a ordem ideal para instalar estas partições? Por exemplo, imagino que a primeira partição deva ser a de 250GB com o windows e programas (C:), depois a de dados com 500GB (D:) .... e as últimas serem com Linux (para testar as distribuições).

Mas esta é uma ideia minha, queria saber de vocês qual seria a ordem ideal, talvez seja melhor deixar as partições fixas no começo e as passíveis de mudança para o final, ou o contrário...

Quero levar em consideração também que posteriormente precise redimensionar alguma partição, por exemplo, aumentar o tamanho da partição principal de 250GB (caso eu instale mais programas), ou aumentar a partição de dados de 500GB à medida que eu for baixando arquivos novos, etc.

 

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Visitante

-Se voce usar a Tabela de Partições MBR (Legacy BIOS) só poderá criar 3 Primárias e 1 Estendida e dentro da estendida poderá criar várias Lógicas. E observe que o Windows cria partições automaticamente na instalação, como a Partição Reservada ao Sistema e isso já reduz o número de partições Primárias para voce criar.

-É recomendável instalar o Windows em partição Primária e no início do disco. E sempre instale primeiro o Windows e depois o Linux pois é o Linux que irá criar o Grub (Menu para escolher em qual sistema iniciar).

- As partições só podem ser redimensionadas a partir do final delas. Se tiver uma segunda partição logo após ela voce terá que excluir esta segunda partição e assim criando um espaço Não Alocado para aumentar a primeira partição para a direita.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Entendi. Mas naqueles programas que editam partições é possível adicionar espaço no começo da partição, bem como mover a partição.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×