Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Lord_Dracon

Misterioso bug que me persegue há 2 anos

Recommended Posts

Caros colegas participantes do forum,

Gostaria de compartilhar um "bug misterioso" que sofro com meu computador há mais de 2 anos e, acreditem, já tentei de tudo o que possam imaginar para isolar o problema.

A única coisa que eu não fiz foi trocar peças pra testar - pois não tenho peças sobressalentes - e este talvez seja meu "calcanhar de aquiles".

A configuração do meu PC está na minha assinatura (mas coloco abaixo):

• ASUS P7P55D-E BIOS v1601 (última versão)
  • Intel Core i7-870 2.93GHz LGA1156 (sem overclock)
  • 8 GB RAM DDR3 1333MHz (4x 2GB)
  • XFX ATI Radeon HD 5970 Black Edition 2 GB (dual gpu)
  • SSD Samsung 840 Pro 256GB
  • HD Seagate 7200 RPM 1 TB
  • Gravador Blu-ray Pioneer BDR-206DBK
  • Monitor LG FLATRON W1952TQ 19" (resolução nativa de 1440x900x60Hz)
  • Fonte Seventeam ATX 850W V-Force ST850Z-AF (é, eu seu, superdimensionado)
  • Gabinete CoolerMaster HAF 922 (2x Fan 200mm, 1x Fan 120mm)
  • Windows 7 Ultimate SP1 64 bits original

Montei em 2010, já é uma máquina antiga, i7 de primeira geração, mas ainda aguenta o tranco, não me deixando na mão (ainda) mesmo quando quero jogar jogos recentes (consegui jogar GTA V em 1080p numa TV com fps variando entre 35 a 60, dependendo da quantidade de detalhes).

O bug que acontece com essa máquina é o seguinte: Quando eu ligo ela pela primeira vez, em algum momento aleatório, perco o sinal de vídeo e o computador para de responder. Somente apertando o botão de reset para voltar. E então, depois do reset, as chances desse bug acontecer novamente é muito difícil. Fico com o PC vários dias ligado e tudo funciona normalmente. Mas se eu voltar a desligá-lo, quando ligá-lo novamente, as chances desse "bug do primeiro boot" (apelido que eu dei a ele) ocorrer é quase certo.

Alguns detalhes adicionais:

• É muito difícil, mas algumas vezes o bug aconteceu mesmo depois do primeiro reset. E o contrário também, isso é, do bug não acontecer quando ligo o computador pela primeira vez. Ambas situações são exceções.
  • O bug ocorre independente se o computador está ocioso ou em full load. Já aconteceu, por exemplo, dele travar quando estava ocioso, e depois eu executar um "stress test" e nada acontecer.
  • O computador aparentemente continua "funcionando": coolers ligado, HD em atividade aparente, mas fica travado e sem vídeo. Algumas vezes trava o teclado (led do num lock por exemplo), outras não.
  • As temperaturas dos componentes estão OK.
  • As memórias estão OK (testadas com o memtest86+).
  • Quando isso começou, suspeitei inicialmente que era algo com a placa de vídeo, algo ligado a drivers. Testei várias versões do CCC, das 12.x até as 15.x. O problema continuou. Abandonei essa tese quando o bug ocorreu em uma instalação do Windows limpa onde eu ainda não havia instalado driver nenhum.
  • O bug também já aconteceu em outros ambientes. Já aconteceu quando eu usava um Linux Live no USB, e até enquanto eu estava mexendo na BIOS. Logo, imagino que não tenha relação com drivers ou OSs.
  • Já resetei a BIOS; já testei várias combinações de configurações; já atualizei a BIOS da placa de vídeo. Nada resolveu.
  • Até hoje eu não consegui uma maneira eficaz de reproduzí-lo. Algo como "se eu fizer isso, isso e depois isso, ele acontece". Sim, ele tende a ocorrer quando ligo o PC pela primeira vez, mas as vezes não, e quando ocorre, é aleatório e não deixa rastros (log de erros do windows ou etc). O bug é uma roleta-russa.

Juntando tudo isso, minha principal suspeita é que é problema de hardware, provavelmente na fonte de alimentação, considerando as características de como o bug ocorre.

Porém, ainda assim, é uma hipótese. Não tenho certeza. Não tenho uma fonte sobrando pra testar isso e tenho medo de gastar dinheiro comprando uma fonte nova e o problema continuar.

Então eu gostaria de perguntar se vocês possuem alguma sugestão; algum teste que eu deixei passar; algo que eu possa fazer para ao menos reproduzir o erro; ou se inevitavelmente vou ter que arrumar outra fonte para testar; ou se apesar das aparências o problema pode não ser na fonte, enfim.

O tópico ficou longo.

Agradeço a todos que leram tudo, mesmo os que não tenham nenhuma sugestão para me ajudar.

EDIT: Só para complementar: Eu tenho outro computador parado, bem antigo, de 2004, um AMD Sempron 2800+ Socket A numa ASUS A7V8X-X (e acreditem, funciona redondo). Não tenho como usar as peças dele para testar no meu PC. A fonte dele é uma genérica de 400W que nem tem potência e saídas de energias suficientes para a placa-mãe e a placa de vídeo. Seria uma "bomba" tentar usar essa fonte para testar. CONTUDO, e só agora me toquei, e se eu fizer o contrário? Ligar a fonte Seventeam no PC antigo? Será que funciona, já que ambos PCs são ATX? Vou tentar fazer isso. Pois se o PC antigo apresentar o mesmo bug com a Seventeam, então o problema é a fonte mesmo. Vou tentar fazer esse teste e posto aqui só para constar.

Editado por Lord_Dracon
  • Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

É meu caro, 

Quando li " misterioso bug" ja sabia exatamente do que se tratava. Porque esse bug já me acompanhou por muitos anos.  É um problema  que ao longo dos anos vai agravando. O meu ficou assim como o seu por uns 3 anos. Depois de 4 anos começaram a aparecer sintomas físicos. Gabinete dando choque, Memória estragando.... Como eu era muito fã da minha placa e meu processador, permaneci com eles até não aguentar mais. E , então semana passada deixei numa especializada para dar uma geral nos componentes microeletrônicos dela. Ainda quero revivê-la. 

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, não foi possível testar a fonte no PC antigo por causa do conector de 24 pinos (e não tava afim de comprar um adaptador pra isso).

Então eu fiz o que eu já ia fazer: Limpeza Geral.

Desmontei por completo o computador. Tirei a poeira de todos os componentes. Troquei a pasta térmica de todos os lugares que tinha, coloquei até onde aparentemente não tinha (como embaixo do dissipador do chipset da placa-mãe); abri a placa de vídeo, limpei, troquei a pasta térmica dela também (tava seca já); abri a fonte e limpei com jatos de ar, limpei cooler, processador, memórias, ventoínhas do gabinete e o próprio; periféricos e cabos; até troquei a bateria da CMOS.

Remontei tudo, rodei o MemTest86, tudo ok. Fiz uma formatação nova, do zero, com o Windows 7 Ultimate. Estressei a CPU com o Prime95 e a GPU com o FurMark. Ambos aguentaram e mantiveram as temperaturas ok.

Isso tudo na última semana de julho.

Até o momento o problema não aconteceu mais (dá até medo de falar). Mesmo desligando o PC e ligando em outro dia, ele não está mais travando.

É possível que essa limpeza tenha solucionado o problema, que até hoje não descobri a causa. Se não solucionou, então diminuiu drásticamente sua frequência.

Vou esperar mais algumas semanas e ver como o PC se comporta. Ficando estável vou poder ativar o cache de gravação das unidades de disco novamente (desativei porque perdi dados e tive arquivos corrompidos algumas vezes quando travou).

Para a limpeza, usei pincéis, álcool isopropílico e ar comprimido. A pasta térmica que eu usei em tudo foi a Arctic Silver 5 (não notei diferença nas temperaturas mas ficou melhor do que a genérica que tinha antes).

Editado por Lord_Dracon

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais