Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
IMD

Rele permanecer aberto - sensor indutivo

Recommended Posts

Boa noite, gostaria da ajuda de vocês para solucionar esse problema que estou quebrando a cabeça. Sou iniciante em elétrica/eletronica

Montei um sistema onde um sensor indutivo pnp ao se aproximar de uma fita metalica abre o circuito e por sua vez corta a energia de um rele,  cortando assim a corrente da bateria de um equipamento, bem simples e leigo.

Porém, preciso que este rele, permaneça aberto ( cortando a corrente da bateria, mesmo quando o sensor indutivo fechar o circuito ), dependendo de um botão para fechar novamente.

Resumindo,preciso que o sensor corte a corrente do rele, abrindo o contato do rele e que este permaneça aberto, dependendo de um botão ou uma chave que "caia" .

Agradeço desde já 

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá,

Acredito que um relé com duplo contato reversível pode resolver seu problema.

Você deixa um dos contatos para controlar sua carga e o outro você usa como "selo" para manter o rele no estado em que precisa. No caso, seu sensor ficaria em série com o contato de "selo" e seria necessário um botão de pulso em paralelo com esse mesmo contato para armar o relé. Uma vez que seu sensor esteja fechado, basta um pulso no botão para armar o relé e assim ele permanece até seu sensor atuar e abrir o selo desligando o relé. Nessa condição, não importa se o sensor atuar ou não, o relé não arma mais até que seja dado um novo pulso no botão. Talvez  seja necessário inverter a lógica no sensor, pra isso o sensor precisa ter os 4 fios de ligação, alimentação, comum, aberto e fechado.

Difícil explicar assim, espero que possa compreender. Não tenho condições de fazer um desenho agora.

Att,

Compartilhar este post

Link para o post

@Fervolt Inverti a lógica do sensor e segui o que você falou, funcionou perfeitamente!  Muito obrigado!