Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
IMD

Rele permanecer aberto - sensor indutivo

Recommended Posts

Boa noite, gostaria da ajuda de vocês para solucionar esse problema que estou quebrando a cabeça. Sou iniciante em elétrica/eletronica

Montei um sistema onde um sensor indutivo pnp ao se aproximar de uma fita metalica abre o circuito e por sua vez corta a energia de um rele,  cortando assim a corrente da bateria de um equipamento, bem simples e leigo.

Porém, preciso que este rele, permaneça aberto ( cortando a corrente da bateria, mesmo quando o sensor indutivo fechar o circuito ), dependendo de um botão para fechar novamente.

Resumindo,preciso que o sensor corte a corrente do rele, abrindo o contato do rele e que este permaneça aberto, dependendo de um botão ou uma chave que "caia" .

Agradeço desde já 

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá,

Acredito que um relé com duplo contato reversível pode resolver seu problema.

Você deixa um dos contatos para controlar sua carga e o outro você usa como "selo" para manter o rele no estado em que precisa. No caso, seu sensor ficaria em série com o contato de "selo" e seria necessário um botão de pulso em paralelo com esse mesmo contato para armar o relé. Uma vez que seu sensor esteja fechado, basta um pulso no botão para armar o relé e assim ele permanece até seu sensor atuar e abrir o selo desligando o relé. Nessa condição, não importa se o sensor atuar ou não, o relé não arma mais até que seja dado um novo pulso no botão. Talvez  seja necessário inverter a lógica no sensor, pra isso o sensor precisa ter os 4 fios de ligação, alimentação, comum, aberto e fechado.

Difícil explicar assim, espero que possa compreender. Não tenho condições de fazer um desenho agora.

Att,

Compartilhar este post

Link para o post

@Fervolt Inverti a lógica do sensor e segui o que você falou, funcionou perfeitamente!  Muito obrigado! 

Tenho uma outra dúvida, caso possa ajudar, estou carregando 6 baterias 6v-14a com uma Fonte USINA 12v 30A da seguinte forma: 

BATERIA 1 E 2 EM SERIE
BATERIA 3 E 4 EM SERIE
BATERIA 5 E 6 EM SERIE

E os 3 pares em paralelo

A fonte tem um display com um voltimetro e amperimetro, porém o amperimetro fica em 0.00 ja o voltimetro, opera na faixa dos 14.4 v . Me indicaram tambem usar a fonte 90a que tem regulagem de tensão e corrente.

Optei em comprar essa fonte devido a vantagem dela ter flutuador, porém estou na dúvida se realmente vai dar uma carga eficiente se vai "parar" ou entrar em modo flutuante quando estiverem totalmente carregadas. 

Já estão faz 3 horas carregando e não aqueceram.

Um abraço

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais