Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
IMD

Rele permanecer aberto - sensor indutivo

Recommended Posts

Boa noite, gostaria da ajuda de vocês para solucionar esse problema que estou quebrando a cabeça. Sou iniciante em elétrica/eletronica


Montei um sistema onde um sensor indutivo pnp ao se aproximar de uma fita metalica abre o circuito e por sua vez corta a energia de um rele,  cortando assim a corrente da bateria de um equipamento, bem simples e leigo.

Porém, preciso que este rele, permaneça aberto ( cortando a corrente da bateria, mesmo quando o sensor indutivo fechar o circuito ), dependendo de um botão para fechar novamente.

Resumindo,preciso que o sensor corte a corrente do rele, abrindo o contato do rele e que este permaneça aberto, dependendo de um botão ou uma chave que "caia" .

Agradeço desde já 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá,

Acredito que um relé com duplo contato reversível pode resolver seu problema.

Você deixa um dos contatos para controlar sua carga e o outro você usa como "selo" para manter o rele no estado em que precisa. No caso, seu sensor ficaria em série com o contato de "selo" e seria necessário um botão de pulso em paralelo com esse mesmo contato para armar o relé. Uma vez que seu sensor esteja fechado, basta um pulso no botão para armar o relé e assim ele permanece até seu sensor atuar e abrir o selo desligando o relé. Nessa condição, não importa se o sensor atuar ou não, o relé não arma mais até que seja dado um novo pulso no botão. Talvez  seja necessário inverter a lógica no sensor, pra isso o sensor precisa ter os 4 fios de ligação, alimentação, comum, aberto e fechado.

Difícil explicar assim, espero que possa compreender. Não tenho condições de fazer um desenho agora.

 

Att,

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Fervolt Inverti a lógica do sensor e segui o que você falou, funcionou perfeitamente!  Muito obrigado! 

Tenho uma outra dúvida, caso possa ajudar, estou carregando 6 baterias 6v-14a com uma Fonte USINA 12v 30A da seguinte forma: 

BATERIA 1 E 2 EM SERIE
BATERIA 3 E 4 EM SERIE
BATERIA 5 E 6 EM SERIE

E os 3 pares em paralelo

A fonte tem um display com um voltimetro e amperimetro, porém o amperimetro fica em 0.00 ja o voltimetro, opera na faixa dos 14.4 v . Me indicaram tambem usar a fonte 90a que tem regulagem de tensão e corrente.

Optei em comprar essa fonte devido a vantagem dela ter flutuador, porém estou na dúvida se realmente vai dar uma carga eficiente se vai "parar" ou entrar em modo flutuante quando estiverem totalmente carregadas. 

Já estão faz 3 horas carregando e não aqueceram.


Um abraço

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×