Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Pretendo futuramente adquirir uma GTX1070, o problema é que nos testes que eu vi online, ela junto com o Fx8320 vai dar gargalo, eu tenho uma Ga-970A-UD3P, quando eu comprar a placa de vídeo pretendo fazer Overclock pra ver se eu consigo diminuir pelo menos um pouco esse gargalo antes de migrar pra um i7 6700k, essa minha placa-mãe consegue um Overclock de 4.5Ghz? sei que a melhor opção seria uma 990fx, mas como eu pretendo mudar para intel, seria mais fácil comprar logo uma plataforma z170.

Outra duvida também é se o Corsair H60 consegue manter uma temperatura boa nesse clock.

Lembrando que essa é a primeira vez que eu vou fazer Overclock na vida! Antes eu tinha medo de danificar meu processador, mas já que vou mudar de plataforma de qualquer jeito, vale adquirir a experiência. Por favor me corrijam com paciência se eu disser qualquer bobagem :lol: 

• Membro VIP
Postado

Só testando pra saber. 4.5GHz você deve pegar, o turbo já é de 4GHz... O seu é a versão E (95W) ou a antiga de 125W?

Você já tem tudo na mão, testa e nos diga. :)

• Curtir 1
Postado

Cuidado com esse OC, um FX a 4.8Ghz chega a consumir uns 270W sozinho, a 4.5Ghz provavelmente vai consumir mais do que 200W. Tente com um bom water cooler e com cuidado.

Core i7 para jogos só se for para 1080p 120+ FPS, abaixo disso um Core i5 aguenta, ele faz média de 100 FPS em jogos mais recentes. Se pegar um Core i7 com OC é ainda mais inútil já que ele é mais do que suficiente para jogar jogos em stock, então vai gastar dinheiro. Se for fazer up eu recomendo um Core i5 6ª geração com memórias DDR4.

• Curtir 1
Postado

a meu ver você tem que subir é o clock do chipset da sua placa-mãe e baixar o multiplicador do processador (procurando manter o processador na mesma velocidade (um pouco so mais alto, 4Gh no max). pois o gargalo deve acontecer na comunicação da placa de vídeo e a memória, esta passando pela placa-mãe então aumentar o FSB é bem melhor do que sair subindo o clock do processador.

• Curtir 1
Postado
18 horas atrás, GabrielLP14 disse:

@Irado então cara a placa em si até aguenta, não suba nada além disso, mas já o Watercooler eu não sei se ficaria estável nesse clock

Puts sério? então vou tentar subir pra pelo menos 4.2 pra ver como fica.

adicionado 0 minutos depois
17 horas atrás, Phoenyx disse:

Só testando pra saber. 4.5GHz você deve pegar, o turbo já é de 4GHz... O seu é a versão E (95W) ou a antiga de 125W?

Você já tem tudo na mão, testa e nos diga. :)

A minha versão é a antiga de 125W

adicionado 1 minuto depois
16 horas atrás, GuilhermeGB disse:

Cuidado com esse OC, um FX a 4.8Ghz chega a consumir uns 270W sozinho, a 4.5Ghz provavelmente vai consumir mais do que 200W. Tente com um bom water cooler e com cuidado.

Core i7 para jogos só se for para 1080p 120+ FPS, abaixo disso um Core i5 aguenta, ele faz média de 100 FPS em jogos mais recentes. Se pegar um Core i7 com OC é ainda mais inútil já que ele é mais do que suficiente para jogar jogos em stock, então vai gastar dinheiro. Se for fazer up eu recomendo um Core i5 6ª geração com memórias DDR4.

Optei pelo i7 porque eu tenho o hobbie de editar videos, pelo o que eu li ele facilita mais na renderização, não sei até que ponto é verdade...

adicionado 3 minutos depois
16 horas atrás, Aquiles Victor disse:

a meu ver você tem que subir é o clock do chipset da sua placa-mãe e baixar o multiplicador do processador (procurando manter o processador na mesma velocidade (um pouco so mais alto, 4Gh no max). pois o gargalo deve acontecer na comunicação da placa de vídeo e a memória, esta passando pela placa-mãe então aumentar o FSB é bem melhor do que sair subindo o clock do processador.

Caraca! Nunca ouvi falar disso heheheh, vou pesquisar sobre, obrigado pela informação.

• Curtir 2
Postado

@Irado ao subir o clock da placa-mãe cuidado pra ver se o dissipador térmico dela aguenta, ou seja suba bem devagar e faça testes de temperatura e estabilidade.

Leitura: em inglês

https://www.techpowerup.com/forums/threads/overclocking-the-amd-fx-8350-to-5ghz.177799/page-2

http://www.tomshardware.com/answers/id-2158424/fx8320-fsb-overclocking-gigabyte-970a-ud3p-1600-mhz-ram-work.html

OBS: se eu não me engano o FSB da AMD é 200Mhz(talvez esse seja a frequência base de memória) você tem que aumentar ele de 2 em 2 ou ate mesmo de 1 em 1 e ir testando, mas procure manter numero par (superstição, acho que da mais sorte).

se a sua memória for JEDEC ela provavelmente aguenta um pouco de overclock tranquilo (esse é o padrão sem overclock de fabrica)

https://pt.wikipedia.org/wiki/Padrão_de_memória_JEDEC

se ela for o padrão Intel (que não me lembro no nome agora) ela tem que ser de um clock maior, pois ja vem com um overclock de fabrica, e colocar acima disso pode não ser possível. A não ser que ela (memória) tenha um suporte maior a clock vindo de fabrica

OBS: Overclocar os tempos da memória (CAS)(latência) ou seja diminuir a latência pode ser ate melhor do que aumentar o FSB. Se eu não me engano, isso só é possível no setup da maquina.

As memórias intel (chequei na kingston é XMP) funcionam com menos tensão (1,35V) logo será possível aumentando a tensão ate 1,5V(padrão JEDEC)  e depois tentar diminuir a latência ou aumentar os MHz mantendo a latência.

OBS MAIS IMPORTANTE: Estudei sobre overclock, mais nunca fiz por 2 motivos: 1 - diminui a vida útil da maquina (peças envelhecem mais rápido), isso se você não queimar nada no processo. 2 - Você vai gastar muito mais energia e como sou pão duro no quesito consumo de Watts nunca fiz.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...