Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Entre para seguir isso  
silvio.de.costa

Como Recuperar O Ntldr Do Win2000

Recommended Posts

Eu tenho o Windows 2000 Professional e Tenho o Suse e eu verifiquei que quando eu ligo o micro aparece o Grub e seleciono o Windows 2000 e ele me Fala que falta NTLDR

Eu verifiquei se pode ser o Linux que eu Pau Mas não Foi e eu quero saber se tem como eu recuperar esse arquivo ...

B):goff:

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu sempre me virei fazendo a recuperção da instalação e dava certo, porém uma vez não deu mais depois de instalar o Mandrake.

Acabei concluindo que os gerenciadores de boot do Linux não são uma boa você deixar para gerenciar o boot para o Windows então sempre que for instalar o Linux com o Windows aplique o procedimento abaixo:

Não desfazer nada do que o Windows fez, no caso do 2000 em diante, se tiver só o 98 deixe o LILO fazer isso, criar o menu.

Instalar os sistemas MS, como Win98, 2000, XP, 2000 server e etc. o Windows vai criar seu menu de seleção e tudo mais, ok.

Instale seu Linux em outra partição e defina o gerenciador de boot, sendo LILO ou GRUB para instalar na partição onde você instalou o Linux, não na MBR.

Ok, ao finalizar a instalação do Linux, crie o disquete que poderá acessar o Linux e dar o comando:

# dd if=/dev/hda? of=/bootlnx.lnx bs=512 count=1

Vai gerar um arquivo com a imagem do setor de inicialização que você definiu antes que o gerenciador vai ficar na partição do Linux, lembra?

Você deve trocar o HDA? pela correspondente que foi instalado.

Depois de gerar o arquivo, você deve copiar para a RAIZ do drive C, você pode montar a partição do Windows ou copiar para um disquete para copiar para o C:

no caso para copiar:

# mcopy /bootlnx.lnx a:

Depois de copiar o arquivo para o C:\, edite o BOOT.INI

Lembre que está oculto, somente para leitura, então:

ATTRIB -H -R -S BOOT.INI

EDIT BOOT.INI

Altere ele,

Exemplo:

[boot loader]

timeout=30

default=multi(0)disk(0)rdisk(0)partition(1)\WINNT

[operating systems]

multi(0)disk(0)rdisk(0)partition(1)\WINNT="Microsoft 2000 Professional" /fastdetect

c:\bootlnx.lnx="Linux"

Pronto, salve o arquivo e volte os atributos do BOOT.INI e reinicie o sistema. No boot vai aparecer o menu do Windows com o "Linux" para carregar.

Esta é a melhor forma de gerenciar o boot, digo isso pois estamos sempre reinstalando e instalando novamente, no caso de ter o Windows junto.

Eu instalei 5 distribuições mais o Windows Pro, XP, 2000 server e 98 em um computador fazendo o procedimento, o que você não deve fazer é deixar o LILO ou GRUB na MBR, poderá dar algum problema com os SOs da MS.

Você pode ver este link explicando também: http://www.conectiva.com.br/cpub/pt/incCon...inuxwin.nt.html

Abraço,

Celso

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora
Entre para seguir isso  

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais