Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Gabriel90

16,0 gb (utilizavel 12,0 gb)

Recommended Posts

Estou tendo um problemas com minhas memorias, instalei 16 GB e o pc só esta reconhecendo 12 GB, estranhamente parece que ele só reconhece o 1 e 2 slot de memoria o 3 e o 4 não.

Já tentei o msconfig de memoria máxima e troquei os slots o 1 e 2 sempre funciona o 3 e 4 parece que não!

Obrigado a todos pela ajuda!

memoria.PNG

memoria2.PNG

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Quais são os modelos de memórias utilizadas e em quais slots elas estão.

Faça um clear cmos e tente deixar as de quatro em um canal e a de 8 GB no outro.

Pode também ser incapacidade (incompatibilidade) da sua placa-mãe ao lidar com os bancos de memória, aí amigo não terá jeito.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Então na verdade as memorias são iguais mesmo modelo só que uma é de 8GB e a outras 2 de 4GB mesma frequência, a que esta no 1 slot é a de 8GB e funciona certo e a de 4 GB esta no 2 slot e funciona também agora a do 3 slot não funciona e o 4 slot também não funciona troquei tudo la e reparei que apenas o 3 e 4 slots não funcionam, eu achei que era algo que precisava ativar na bios mas não sei vou fazer o clear cmos pra ver se da certo.

E minha placa-mãe aguenta até 16GB.

Compartilhar este post

Link para o post

Enquanto você não der detalhes dos modelos e da placa-mãe não somos videntes para analisar possíveis problemas.

Cada chipset tem sua característica, especificação e limitação e dependendo da placa-mãe existem até especificações diferentes pra ela (como as "gambiarras" feitas pelos fabricantes pra usar DDR3 nos intel de sexta geração e nos FX em placas antigas) e ainda depende também do processador utilizado.

A minha placa-mãe por exemplo P55 suporta até 16GB, mas não suporta pentes de 8GB.

Só pelo fato de serem de 4 e de 8 já mostra que são de modelos distintos e com bancos de memórias de tamanhos diferentes.

Sem mais detalhes não posso dar nenhum diagnóstico.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Use o speccy na parte de memória, só deu pra saber a placa-mãe.

EDIT1 - Já que não tenho os dados da memória terei que me virar apenas com a placa-mãe.

NoEqUyt.png

zmxXtlh.png

A mesma possui suporte para pentes de 8 GB porém possui certos limites no mapeamento (e é justamente o caso que falei no post anterior que faz gambiarra pra rodar o FX).

O fato dela suportar 16 GB, não significa que os mesmos podem ser provenientes de módulos de memória com tamanhos diferentes e de modelos diferentes e revisões diferentes.

Na dúvida consulte o QVL da sua placa-mãe onde constam as memórias que foram testadas.

Temos então três possibilidades:

1 - Quando você coloca uma memória de 8GB no primeiro slot azul voltado para o Dual Channel e conecta uma de 4GB no slot azul voltado para o Dual Channel, o mapeamento da memória fica incorreto e não é possível utilizar o Dual Channel na sua totalidade com memórias de tamanhos distintos.

A BIOS então costuma desativar parte do pente (ou o pente completo dependendo do caso) a fim de mapear o restante.

Suponho que sua memória de 8 GB seja uma com bancos de 512 x 16 = 8192. A fim de mapear corretamente possivelmente sua placa-mãe está desativando 4 GB de um lado do mesmo a fim de fazer ele funcionar em conjunto com a outra memória. (nesses casos pode ser que o Dual Channel fique ativo mesmo descartando essa parte do pente ou a placa-mãe coloca logo em Single Channel)

2 - Quando você coloca o pente de 8 GB a BIOS descarta logo os 4 GB a mais desse pente e utiliza os três em Single Channel.

3 - Quando você coloca o pente de 8 GB colocando o mesmo em um canal que não tenha uma memória de 4GB acompanhando o mesmo é carregado e tudo é lido como Single Channel (ou parte em Dual Channel e a memória a mais em Single Channel).

Todos as 3 possibilidades dependem obviamente da BIOS utilizada e qual configuração de mapeamento de memória ela suporta.

Recomendo dar um clear cmos e colocar o pente de 8 GB em um canal desacompanhado de uma memória de 4GB no outro.

Exemplo: Canal A com a memória de 4GB e no canal B a de 8 GB.

Caso não funcione inverta os canais. Canal A com a memória de 8Gb e o B com a de 4GB.

Caso não funcione, sua placa-mãe não consegue lidar com o mapeamento de todas essas memórias e aí amigo só outra plataforma.

Abraços

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Pesquisei sobre os modelos listados mas não consegui dados mais precisos para tecer um diagnóstico exato.

Nesse caso pode utilizar a resposta anterior como resposta definitiva.

Abraços!

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais