Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Criar pasta e subpastas digitando a estrutura numa planilha excel com vbaexcel


Posts recomendados

Boa tarde.

 

Estou precisando criar várias pastas e subpastas em um diretório informando/digitando toda a estrutura a ser criada.

Eu tenho uma planilha com uma relação de várias estruturas a serem criadas. Cada estrutura está digitada numa linha da planilha excel.

 

como exemplo:

Linha 1 da planilha = C:\Pasta1\Subpasta1.1\Subpasta1.1.1\Subpasta1.1.2\Supbasta1.1.3

Linha 2 da planilha = C:\Dados\aquisicao\Fotos\Cidades\Lojas

 

Eu li vários posts sobre o MkDir, porém, pelo que entendi ele permite criar somente uma pasta por vez. A pasta anterior (separada por "\") já precisa estar criada para conseguir criar a próxima.

 

As subpastas que eu preciso criar possuem estruturas diversas, por isso, preciso de um comando que leia o caminho na planilha Excel e crie a estrutura no diretório. Se a estrutura já existir no diretório ele sinaliza que já existe e passa para a próxima linha.  Ao finalizar, a criação das pastas e subpastas, informar na própria planilha, quais linhas foram criadas e quais não foram.

 

Depois de criadas as pastas eu vou mandar copiar arquivos nas pastas. O comando de copiar arquivos eu consegui fazer. Porém, não consegui criar as pastas e subpastas.

 

Agradeço a ajuda.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Olá Cleide Souza, Estou bem atrasado no tempo rrrsss, mas já que até hj ninguém respondeu...
Então, antes tarde do que nunca! (^_^)


Basta utilizar o Shell da seguinte forma:
     Shell ("cmd.exe /c mkdir D:\Pasta-Principal\SubPasta-1\SubPasta-2")

 

E caso contenha espaços em branco no caminho, faça o seguinte:

     Shell ("cmd.exe /c mkdir " & """" & "D:\Pasta Principal\Sub Pasta 1\Sub Pasta 2" & """")

 

Da mesma forma se quiser utilizar variáveis ao invés do caminho por extenso:
     Shell ("cmd.exe /c mkdir " & """" & LocalImagens & """")

 

 

Obs. Ao executar qualquer uma das linhas de comando acima, Abrirá uma janela do Prompt de comandos em segundo plano e fechará rapidamente após concluir o comando de criar os diretórios. (Prevenindo um infarto em pessoas assustadas com janelinhas pretas abrindo na tela!!!) (^_^) rsss 
Caso queira ocultar a aparição do prompt é só utilizar uma aplicação que vou deixar para download, chamado "HidCon.exe". ==>>> (HidCon)
E para utiliza-lo copie o "HidCon.exe" para a pasta System32.
Depois é só adicionar ele na frente do "cmd.exe" de qualquer uma das linhas de comando que passei acima:

Ex.: Shell ("HidCon.exe cmd.exe /c mkdir D:\Pasta-Principal\SubPasta-1\SubPasta-2")

 

Espero ter ajudado!
Grande Abraço a todos.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...