Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
doraimom

Automatizando montagem remota no /etc/fstab

Recommended Posts

Olá a todos.

Estou fazendo um mounting que preciso automatizar no /etc/fstab.

O comando é:

Citação

mount -t cifs //192.168.0.101/D /mnt/d

Este mount é de um compartilhamento remoto no computador chamado MASTER cujo IP é o citado acima. O nome da pasta/partição é D.

Gostaria de que me ensinassem a fazer esta automatização de duas formas, se for possível.

1) Usando o IP

2) Usando o nome da máquina remota, no caso, MASTER.

Obrigado

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 09/09/2016 às 18:52, Manjaro disse:

Olá e obrigado pelo retorno. Desculpe a demora.

O samba está instalado. O link que você postou na verdade referencia outra página que é a:

http://midactstech.blogspot.com.br/2013/09/how-to-mount-windows-cifs-share-on_18.html

O que está nesta página é igual o que me orientaram a fazer em outro forum, porém, não está dando certo. O que eu fiz foi:

1) Editei fstab acrescentando a linha: //192.168.0.101/D /mnt/d cifs credentials=/etc/passwordfile 0 0

Me orientaram a fazer desta maneira. Cheguei a tentar também //192.168.0.101:/D /mnt/d cifs credentials=/etc/passwordfile 0 0, onde a única diferença é um " : " (dois pontos) após o endereço de IP. Não sei se ambas as formas funcionam, mas testei ambas.

2) Criei um arquivo /etc/passwordfile com linhas para username=username password=senha

3) O arquivo passwordfile foi criado pelo root, portanto, dono, e a permissão, creio que por segurança, a orientação foi deixar como 600, rw apenas para o dono.

4) reiniciei a máquina obtendo inicialmente erros do tipo:

* [FAILED] Failed to mount /mnt/d. See 'systemctl sstatus mnt-D.mount' for details.
* [DEPEND] Dependency failed for Remote File System.

Dentro do sistema, usando o comando, mount -a, obtive o erro: "mount error: could not resolve address for 192.168.0.101:: Unknown error"

No entanto, o ping funciona normalmente para o IP da máquina remota.

Citação

ping 192.168.0.101
PING 192.168.0.101 (192.168.0.101) 56(84) bytes of data.
64 bytes from 192.168.0.101: icmp_seq=1 ttl=128 time=4.08 ms
64 bytes from 192.168.0.101: icmp_seq=2 ttl=128 time=2.24 ms
64 bytes from 192.168.0.101: icmp_seq=3 ttl=128 time=1.40 ms

Dúvidas que fiquei são:

1) Algo não está dando certo e não sei o que é.

2) Não existe alguma maneira de citar o nome do computador remoto no FSTAB ao invés do IP? Isso permitiria que a configuração não exigisse fixação de endereço de IP para nenhuma máquina, o que é bem mais conveniente.

3) É possível colocar a senha e login diretamente no FSTAB sem ter de criar arquivo extra? Sei que isso seria uma falha de segurança, mas gostaria de saber da existência desta possibilidade, caso exista.

4) Deixar o arquivo de senha como sendo do root, e com permissões de rw apenas para ele root, não afeta o acesso do arquivo durante o boot?

Obrigado.

Compartilhar este post

Link para o post
Em 14/09/2016 às 10:50, doraimom disse:

3) É possível colocar a senha e login diretamente no FSTAB sem ter de criar arquivo extra?

//192.168.0.101/D    /mnt/d    cifs    username=fulano,password=senha    0 0

Talvez dê para usar o nome do servidor se existir um servidor DNS na sua rede local que resolva-o (chute... não sei como o mount.cifs age com nomes).

Compartilhar este post

Link para o post
44 minutos atrás, Marcos FRM disse:

//192.168.0.101/D    /mnt/d    cifs    username=fulano,password=senha    0 0

Talvez dê para usar o nome do servidor se existir um servidor DNS na sua rede local que resolva-o (chute... não sei como o mount.cifs age com nomes).

É, me falaram que dá com servidor local DNS, mas aí perde a graça. O computador ta na rede local com aquele nome.. Era pra ter um jeito sem usar DNS. Enfim... Só pra comentar aqui sobre o problema que levantei no post, a montagem funciona colocando x-systemd.automont. Não sei bem o que isso muda, mas como está abaixo está funcionando.

//ip_address/D /mnt/d cifs credentials=/etc/passwordfile,x-systemd.automount 0 0

Obrigado

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais