Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Regulador de tensão para fonte chaveada


Posts recomendados

boa noite gente, estava procurando na net mais não achei nada concreto, minha duvida e a seguinte, ha a possibilidade de criar um circuito auxiliar para controlar a tensão e a corrente de saída numa fonte chaveada?

a fonte seria essa: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-715909886-fonte-chaveada-30a-12v-360w-bivolt-camera-cftv-fita-led-som-_JM

tabem dei uma olhada no circuito que o amigo faller criou para utilizar uma fonte de notebook mais ou menos na ideia que eu estou, mais queria a opinião dos amigos a respeito

Fonte Ajustável 17V4A V1_0 photo FonteAjustvel17V4AV1_0.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Alguns problemas ai....

 

- Sua fonte é 12 Volts x 30 Amperes. Se agregares um regulador linear após a mesma só vais conseguir, no máximo, coisa de ajuste de zero a seis volts x 30A, ou seja uma fonte mais ou menos inútil..

 

- Não é comum se agregar uma etapa reguladora, mesmo que chaveada, após uma fonte de tensão fixa, chaveada.. O normal é se criar uma  fonte chaveada cujos elementos chaveadores perfaçam todo o processo que é o de gerar tensão DC e já ajustável, na faixa desejada..

 

Ainda sequer citastes a real necessidade de se ter uma fonte ajustável que consiga entregar 30 Amperes. Passei uma vida inteira convivendo com fontes etc, bancada de conserto de projeto, de tudo em eletrônica eu fiz um pouco e sequer a metade dessa corrente, no meu caso, se fez necessário..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, faller disse:

Alguns problemas ai....

 

- Sua fonte é 12 Volts x 30 Amperes. Se agregares um regulador linear após a mesma só vais conseguir, no máximo, coisa de ajuste de zero a seis volts x 30A, ou seja uma fonte mais ou menos inútil..

 

- Não é comum se agregar uma etapa reguladora, mesmo que chaveada, após uma fonte de tensão fixa, chaveada.. O normal é se criar uma  fonte chaveada cujos elementos chaveadores perfaçam todo o processo que é o de gerar tensão DC e já ajustável, na faixa desejada..

 

Ainda sequer citastes a real necessidade de se ter uma fonte ajustável que consiga entregar 30 Amperes. Passei uma vida inteira convivendo com fontes etc, bancada de conserto de projeto, de tudo em eletrônica eu fiz um pouco e sequer a metade dessa corrente, no meu caso, se fez necessário..

obrigado pela orientação faller, a aplicacao se da necessária para acionamento de um motor brushed de alta rotacao que consome 25 amperes

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Br Tattoo, se esse motor for para uso em máquinas de tatuagem com motor rotativo, verifique novamente a corrente exigida, ela não dever ser de 25A e sim de 2,5A! não?....

 

adicionado 7 minutos depois

Imagine você com uma máquina super moderna com menos de 130 gramas, porém para liga-la precisa de cabos de quase 500 gramas por metro!?!?!?!.....

Não faz sentido!....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Bcpetronzio Obrigado pela sua resposta, entendo o seu ponto de vista, eu não tinha pensado nesse lado, vou repensar o projeto, e obrigado @Faller, nao conhecia os circuitos de modulação, por isso fui em direção as fontes, estou estudando a respeito; agora poderia esclarecer uma duvida? o modulador PWM poderia ser usado em uma fonte linear?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
5 horas atrás, Br Tattoo disse:

@Bcpetronzio Obrigado pela sua resposta, entendo o seu ponto de vista, eu não tinha pensado nesse lado, vou repensar o projeto, e obrigado @Faller, nao conhecia os circuitos de modulação, por isso fui em direção as fontes, estou estudando a respeito; agora poderia esclarecer uma duvida? o modulador PWM poderia ser usado em uma fonte linear?

Pode sim. em uma fonte chaveada, em uma fonte linear em uma bateria, em um conjunto de pilhas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!