Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Parece ridículo(mas também acredito que seja) fazer esse tipo de pergunta.

Meu computador está velho e sujo e também não serve pra nada,então quero abrir todo ele.

Bom,vi um vídeo em que um YouTuber da um banho químico na placa-mãe,ele misturou:

Álcool 92% + Água de Bateria

E no final do vídeo a placa-mãe voltou a funcionar.

Isso realmente funciona?

Se não,há outra maneira de limpar uma placa-mãe?

Abraços.

Postado

Me parece um monte de besteira,o que é "agua de bateria"?Se o seu pc funciona ainda só limpe com um pincel,se quiser ser mais radical,e se não funciona tambem,pode lavar com agua e sabão,mas tem que secar rápido e muito bem para evitar oxidações.

Postado

Também me parece algo meio ilusório!! O que seria interessante no seu caso (como na maioria), seria passar um ar (filtrado de preferência), depois limpar a placa-mãe com um pincel (preferência anti estático) e depois você pode passar um limpa contato, é facial e barato de achar!!! E é bem mais seguro do q fazer essas experiências, se ainda você tive interesse em usar o PC, claro!!!

Postado

Também me parece algo meio ilusório!! O que seria interessante no seu caso (como na maioria), seria passar um ar (filtrado de preferência), depois limpar a placa-mãe com um pincel (preferência anti estático) e depois você pode passar um limpa contato, é facial e barato de achar!!! E é bem mais seguro do q fazer essas experiências, se ainda você tive interesse em usar o PC, claro!!!

Postado

Olá,

Seria também muito bom, usar uma escova de dentes macia limpa e álcool isopropílico (próprio para eletronicos) que sai uns 10 reais um vidro considerável. Lave a placa-mãe inteira com o álcool isopropílico e esfregue gentilmente, e esfregue bem os slots de memoria ram, deixe bastante tempo para secar ou use um secador de cabelo, evitando esquentar demais. Foi assim que ressucitei uma velha placa-mãe pcchips p23g.

Edit: acho que a "água de bateria" seria aquela água destilada que colocavam nas baterias de carro antigas, que usavam ácido sulfúrico mas não é recomendado fazer isto. O álcool isoproílico é ótimo para essa limpeza. 

O que ocorreu com essa placa-mãe, parou de repente de funcionar? 

Edit2: Não recomendaria usar água e sabão, ja ví dar problema em placas mãe por isso, use apenas como última opção.

Postado

Uma boa é verificar também se não tem capacitores estufados, ja peguei varios casos de computadores muito sujos onde a refrigeração não dava conta e acabaram estufando capacitores da placa-mãe...água e sabão eu só uso em casos extremos, normalmente em computadores de redes fast food, onde a gordura toma conta de tudo, fora isso eu indicaria o alcool isopropílico ou limpa contato.
abraço

Postado

Ola amigo quando o problema e sujeira o melhor jeito de resolver e lavar com agua.

Isso mesmo não se assuste concerto placas maes usadas aqui para vender e sempre as lavei com agua mas para não correr risco de danifica-la siga os seguintes paços:

1 - retire todo componente conectado a placa-mãe principalmente processador e bateria do cmos.

2 - para lavar molhe bem a placa.

depois de molhada jogue bastante DETERGENTE NEUTRO nela e esfregue bem com um pincel novo de cerdas macias. Após esfregar como pincel pegue uma escovas de dente e esfregues os conectores como os da memória RAM e PCI express de forma que as cerdas entrem dentro.

3 - agora enxague bem a placa com um pouco de pressão na agua (torneira toda aberta) retire todo o detergente neutro e a sujeira.

4- e mais importante agite bem para tirar o excesso de agua e coloque para secar no sol. ESPERE MAIS DE 24 HORAS PARA LIGAR A PLACA NOVAMENTE. EU GERALMENTE ESPERO ATE 48 HORAS. pois dará tempo da agua por baixo dos chips secarem completamente.

5 - pronto so partir pro abraço a placa fica com aparência de nova. E se estiver com defeito por causa de sujeira voltara a funcionar normalmente.

Quanto ao álcool isopropílico e muito bom quando a placa ja esta limpa. para tirar pequenas sujeiras de solda ou algum resíduo pequeno. mas se for muito poeira vira uma bagunça com álcool.

já trouxe muitas placas de volta a vida somente com agua e detergente.

• 2 anos depois...
Postado

Uma dica: usar o secador para secar a placa, principalmente nas soldas de chip set e outros conectores ! Evita a placa ficar com umidade escondida.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!