Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Trocar trafo caixas de som c3 tech por fonte chaveada, Novo projeto 75% concluido.


Posts recomendados

  • Membro VIP

Boa noite Rapaziada

 

Eu aqui de novo enchendo o saco com esse meu projeto que não tem fim kkkkkkk.

A caixa do sub não montei ainda porque não tive tempo e queria saber a melhor posição dos radiadores passivos de 3", semana passada voltando do trabalho vi uma caixinha de maneira que ia cair como uma luva para eu fazer o teste e foram 3 teste.

1º Teste foi com os radiadores para frente e o sub na parte traseira: O resultado foi bacana mais não me agradou achei que ficou falando força e a qualidade de som estava interessante.

2º Teste com o sub na parte de frente e os radiadores na parte traseira: O resultado foi melhor que o primeiro só que faltou mais rendimento do conjunto e qualidade melhor um pouco mais não esta no nível que quero.

3º Teste foi o sub para frente e os radiadores um no lado direito e outro no lado esquerdo: Esse resultado foi o que mais me agradou o sub ganhou mais força e percebi que conseguiu preencher melhor o ambiente.

Estou querendo fazer um 4º que seria o tamanho da caixa para ver se muda a resposta de frequência.

A caixa está com 3.3 litros +/- e esta tocando com uns graves bastantes macio e com peso, gordo, surpreende por ser um sub de apenas 4", usando programa gerador de frequência tem pico em 40Hz que em 50Hz o som some e quando chega em 70hz o som volta a ser audível. 

E agora tenho outro problema esse radiadores de 3" eles não foram feito para receber um sub com muito potencia e eles estão fazendo barulho quando aumento o som, e estão querendo rasgar kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Então comprei um radiador de 4" que acho que vai aguentar mais só que demora para chegar :(, se não der certo pego dos radiadores de 6" kkkkkkkkkkkkk.

As caixinhas eu pintei umas 4x kkkkkkkkkkkkk ficou com um resultado interessante mais ainda não está no que eu quero então provavelmente vou construir um par de tela para ela em preto.

Esse mês deve chega o crossover e ligo o tweeter.

O trafo não deu certo e acabei por colocar uma fonte de notebook, o fiz o resultado com o trafo e fonte chaveada e com fonte chaveada ficou melhor; só que em ambas tipo de alimentação quando ligo faz um "tuumm" bem rápido.

Fiz um teste rápido usando a caixa de madeira que achei na rua, provável que semana que vem eu monte o sub e monto as tela e vamos ver no que dá kkkkkkkkkk.

http://www.subwoofer-builder.com/passive.htm

https://en.wikipedia.org/wiki/Passive_radiator_(speaker)

http://www.centerpointaudio.com/passiveradiators.aspx

http://www.enjoythemusic.com/diy/0312/passive_radiator_subwoofer.htm

http://audiojudgement.com/passive-radiator-speaker-design/

EDITADO 09/05/2017

Bom dia Rapaziada

 

Estava dando uma fuçada no programa WinISD e para quem não conhece esse programa serve para você fazer calculo de caixa selada, dutada, band-pass de 4ª e 6ª ordem, radiador passivo.

E esse programa serve para ver a resposta de frequência, o quanto o cone vai excursionar, SPL, etc muito bacana; e peguei um projeto já pronto dos links que passei e comparei a curva de resposta em relação a selada.

Em verde é a resposta de uma caixa selada e em azul é do radiador passivo.

Uma coisa que percebi que na dutada, selada e band-pass (isso na pratica) se você mudar a litragem faz um diferença muito grande, usando radiador passivo quase não tem diferença; e que faz a sintonia da caixa é o peso do cone.

Isso mesmo o peso do cone quando mas leve e mais macio, mais SPL você consegui só que os graves desce menos; só que não pode ser muito leve se não o cone começa a bater (experiencia própria kkkkkkkk).

E quanto mais pesado e duro o cone do radiador mais plano a resposta fica e menos SPL você consegui.

Abs Edvaldo

radiador1.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
  • Membro VIP

Tarde Rapaziada :D

 

Eu aqui de novo com meu projeto que já fez um ano e não consegui finalizar, 50% é por preguiça e 50% porque deu errado algumas coisas kkkkkkkkk.

As primeiras caixa que eu montei ficou bacana em matéria de acabamento, mais depois que comecei a montar não ficou da hora porque algumas parte começou a descolar e quebrar, e vedação não ia ficar bom.

E já estava ficando muito complexo, e olha que o projeto mais complexo que eu tinha construido foi o som do meu carro kkkkkk

Eu tinha comprado a madeira do tipo MDF de 10mm meio que na quantidade correta, e para montar outras caixas do zero teria que comprar outra chapa.

Fui no centro e comprei madeira compensada de 10mm, e esse tipo de material para o que estou querendo fazer é meio chato para conseguir acabamento, mas até que ficou bacana.

E para ajudar a minha serra tico tico morreu depois de quase 14 anos mais ou mesmos kkkkkkkk, comprei uma outra mas não gostei muito e daqui alguns meses estarei vendendo.

Ainda não terminei, e a caixas menores que eu tinha colocado o full range de 2" e um tweeter com divisor, deixei apenas o full range, testei e o resultado me surpreendeu.

A caixa do sub o falante tinha ficado na parte frontal e passei para parte inferior da caixa, os radiadores passivos ficaram na mesma posição.

E todas as caixas ficaram um pouco menor e o acabamento não ficou tão bacana igual a da primeira, mais ficou aceitável.

Precisa corrigir algumas imperfeições coisa simples de fazer, precisa pintar os pé do sub, colocar pé na outra duas caixas.

Tenho que prender as telas, prender a fonte na parte de trás, foi finalizado uns 75%.

Aonde está o acrílico vou colocar alguns leds azuis, e esse mês ou no máximo junho termino.

A unica caixa que consegui ligar foi as menores, esse radiador passivo faz a diferença, mesmo o full range sendo pequeno você consegui ouvir um pouco dos graves.

 

Abs Ejf

 

 

 

 

20180516_213035-2080x1170.jpg

20180516_213047-2080x1170.jpg

20180516_213153-2080x1170.jpg

20180516_213115-2080x1170.jpg

adicionado 0 minutos depois

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!