Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Ofioneu

Existe amp op que converte corrente em tensão que não precise de fonte simétrica?

Recommended Posts

Acho que a pergunta seria melhor assim: existe circuito com ampop pra eu amplificar um sinal de baixíssima amplitude p.ex. um advindo dum shunt de corrente e que não precise de fonte negativa?

Sim existe. Circuitos do amperímetro de multímetro digital (com 7106) faz isso.

você não precisa necessariamente de fonte simétrica. Uma opção é usar vcc/2 como referência pras etapas amplificadoras e eventualmente para seu medidor ou conversor ad. Detalhe: vcc/2 deve ter baixa impedância algo como usar 1 estágio do ampop como seguidor de tensão. 

De fato já fiz isso há muitíssimos anos com lm324 mesmo. Parte amplificava, parte convertia para dc com a configuração retificador ideal. Era era(!) sem net. Consultei um livro. Deu certo. Circuito? Esquece esqueci(!). Mas pouca coisa me impede de procurar na memória. Acho que o google ou algum guru do forum vai te iluminar + rápido

Tente pesquisar por ampop rail to rail

• Curtir 3

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Ofioneu ,

Existem muitos amp ops que trabalham em configuração de fonte simples. Alguns trabalham com tensão baixa, tipo 5 Volts. A maioria precisa de um pouco mais, tipo 9V já serve.

Um que é bem comum é o LM358.

Mas cuidado com as configurações de uso.... nem tudo pode ser feito do mesmo jeito que se faz usando fonte dual !

Paulo

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais