Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Gravador de pic usb


Posts recomendados

procurando na net um gravador para pic usb para fazer dei de cara com um desse site 
http://microcontrolandos.blogspot.com.br/2012/10/gravador-de-pic-usb.html

 

ai comprei as peças , gravei o código .HEX  no PIC18f2550 com um pickit3 de um amigo meu e montei em protoboard mas quando fui conectar ao computador nada acontece o pc nao acusa absolutamente nada  e como se nada tivesse conectado a porta usb do pc   nen o led acende (lembrando que eu troquei o resistor R1 de 10k para um de 220 ohms)

Gostaria saber se alguém poderia me ajudar e se alguém  já montou esse gravador para ver se realmente ele funciona  

Gravador circuito1.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@jonas pontes

Você usou a mesma PCB do projeto ou desenhou uma?

A conexão USB nos PICs não tem mistério, nem mesmo este capacitor (C2) não é muito crítico. Ou seja, sobram poucas opções para serem observadas:

 

>PCB: caso você a tenha desenhado, verifica as trilhas (D+/D-) se não estão invertidas. Caso tenha usado o mesmo desenho do projeto, verifica se as trilhas (D+/D-) não estão invertidas ou partidas.

 

>Cabo e conector USB: 90% dos problemas que já tive com USB/PIC está ligado ao cabo e/ou conector. Se for o caso troca o cabo e o conector pra testar.

 

>Pode também ser o Microcontrolador que não está com a porta USB legal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@jonas pontes

Eu não conheço esse sistema e pra saber se ele é funcional, só montando mesmo ou então, como você disse, consultar alguém que montou, o difícil é encontrar alguém que já tenha montado porque tem "trocentos" projetos desse tipo na internete a fora. 

 

Montagem em protoboard é complicada, mas mesmo assim tem que funcionar, no mínimo, o PC tem que reconhecer que o PIC foi conectado na porta USB, se isto não ocorre, tem uma enorme chance de ser problema de hardware, faça o check que eu te sugeri pra ter certeza de que não é o cabo ou as conexões.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Realmente montagem em protoboard está sujeita a cagadinhas elementares até as não tão óbvias como falta de cap de desacoplamento, eletrolitico, pullups, ruídos, mau contatos, falta de alimentação, má distribuição do sinais,  fios muito longos e etc. Existe também a possibilidade de você não ter gravado com fusíveis setados corretamente (! e ?)

 

Ja montei alguns destes com sucesso (apesar quo este teu me parece mais minimalista=mais legal)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...