Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

GTX 970 - core clock baixo


ianh

Posts recomendados

Boa tarde pessoal,

 

Nos últimos dias começou a dar um problema bizarro no meu PC, o Core Clock da placa de vídeo fica sempre muito baixo. Ele ameaça a ficar normal, mas rapidamente despenca e estabiliza em um valor baixíssimo. 

 

Exemplo:

 

z4LJcJS.png

 

Vou contar desde o início do problema.

 

Certo dia meu PC não queria ligar mais, o LED da placa-mãe ficava vermelho. Fui levar na casa de um amigo que entende muito de PC, e lá ligou normalmente, como se não tivesse acontecido nada. Como ele viu que o PC estava muito empoeirado ele resolveu fazer um limpeza, formatar o PC e etc. O PC estava uma maravilha, segundo ele, formatado, bonitinho e tal, BIOS atualizada, só que começou a dar esse problema de Core Clock baixo. Ele fez de tudo, formatou o PC umas 3x e nada de conseguir solucionar. Colocou o Windows 10 anniversary (o novo) e nada. Colocou a placa de vídeo dele no meu PC (ele também tem uma GTX 970) e também continuou com o mesmo problema, ou seja, o problema não está na placa de vídeo. Até que ele teve a ideia de colocar a fonte do PC dele no meu e funcionou, estranhamente. Ele colocou a minha fonte de volta no meu PC e voltou a funcionar tudo normal de novo.

 

Porém, minha felicidade durou apenas 1 mês, passou esse tempo e novamente voltou a dar problema. Resolvi levar o PC na casa do meu primo, e adivinha? Chegou lá funcionou como se nada tivesse acontecido. Core Clock no talo, normal. Voltou aqui pra casa, estava tudo perfeito, só que dessa vez durou apenas 1 semana e voltou a dar problema.

 

Levei o PC em um técnico muito bom, ele consegue reparar/restaurar até placa-mãe, etc.. porém o PC chega lá e não apresenta problema nenhum!!! É Bizarro!! :( ..aqui em casa fica normal, mas agora voltou o problema.. ficou bom apenas 1 dia.. o PC funciona normalmente, porém o Core Clock da placa de vídeo fica baixo.. não consigo jogar nenhum jogo decentemente.

 

Alguém se arriscaria em dizer se pode ser fonte/placa-mãe? Estou torcendo pra não ser placa-mãe.. pois a mesma está custando mais do dobro do preço de quando eu paguei na época.. mais de R$ 1.500,00 (e nem é DDR4)

 

Minha placa-mãe é uma P9X79 LE, Fonte Corsair 750M, GTX 970, 16Gb RAM, i7 4930K. 

 

Desde já agradeço a atenção.

 

Abração

snip_20160921235506.png

adicionado 16 minutos depois

Outras observações que esqueci de mencionar:

 

- Antes eu usava o PC em um Nobreak de 900 e poucos VA. Agora estou usando diretamente no filtro de linha.

- Já tentei colocar a placa de vídeo em outro PCI

- Atualizei a BIOS pra versão mais recente

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Jasiel Já sim, funciona normal. A temperatura também é a normal da placa. Esse problema é bizarro.. eu levo em outros lugares ou na casa de amigos e o PC funciona normalmente. Quando retorna pra minha residência ele funciona.. mas dura 1 dia e olhe lá.. depois volta a dar problema. Estou desconfiado que é a fonte.. porque a tensão da placa de vídeo diminui.. não sei se é algo relacionado a energia.. não sei.

adicionado 1 minuto depois

vol-ta-gem diminui*

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Jasiel Siim funciona normalmente, o core clock fica no talo, tensão normal. Tudo normal. Só não sei se realmente é a energia aqui de casa porque o problema se originou na casa de um amigo após ele fazer uma limpeza no PC e formatar. Ele fez o teste com a placa de vídeo dele também e tal e o problema persistia. Só foi dar certo quando ele colocou a fonte dele no meu PC.. aí ele colocou minha fonte de volta e voltou a funcionar.. porém fica nisso.. volta a dar problema. Levo nos lugares.. funciona.. bizarramente.. aí chega aqui em casa.. funciona com contagem regressiva. Tá tenso :/ Vou chutar na fonte mesmo.. trocar tomada aqui de casa pra não usar adaptador e ver no que dá.

 

Mas o obrigado, depois eu atualizo o pessoal aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tá... não era o que eu pensei.

 

Mas beleza, vamos tentar outra coisa. Vá no Painel de Controle Nvidia -> Manage 3D Settings -> Power Management (ou algo do tipo, não lembro de cabeça) e se estiver em Adaptive (padrão), mude para Prefer Maximum Performance. Reze para isso resolver...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, problema resolvido! Era fonte mesmo.

 

Deixei o PC na casa do mesmo amigo que tem uma fonte 750W também, ele fez os testes com o AIDA64 forçando o uso máximo de todos os componentes do PC (memória ram, CPU, GPU, etc) na mesma hora que ele fez isso o clock da GPU diminuiu, o Vm também diminuiu na hora. Ele colocou a fonte dele, fez a mesma coisa e o PC aguentou no talo por horas e horas. Ele colocou a minha fonte no PC dele e tinha horas que nem ligava.

 

Ele utilizou uma calculadora de fonte para medir quanto meu PC precisaria, segundo o site meu PC utiliza 710W, no caso eu estaria utilizando quase que no limite.. acreditamos que o NoBreak ferrou com a fonte a longo prazo.. tinha um NoBreak de 900 e poucos V.A utilizando com mais 2 monitores.

 

Comprei uma fonte de 850W agora da Corsair. Espero que dê tudo certo.

 

Obrigado pela atenção galera.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 9 meses depois...
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!