Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
dveras

Calcular energia gasta em intervalo

Recommended Posts

Bom dia a todos.

Tenho dois nós sensores se comunicando, um enviando pacotes ao seu sink. Peguei um osciloscopio para medir a quantidade de energia gasta para enviar um pacote, e ele gerou arquivos .txt e .csv. Para isso utilizei um gerador de energia de 2.9 volts aproximadamente (ou 2 pilhas AA) e conectei o sensor ao osciloscópio.

As imagens estão em anexo. Alem dos dados que podem ser usados ou no excel ou matlab, o osciloscopio gera um txt cujo conteudo esta abaixo. Alguém poderia me ajudar como calcular quanto de energia é gasta pelo sensor apenas para mandar esse pacote? Lembrando que o sensor usa entre 2.9 e 3 volts.

Agradeco qualquer ajuda.

Anlg Ch State  Units/Div  Position  Coupling  BW Limit  Invert  Impedance 
 Ch 1:    On    20.0mA/     2.0mA      DC        On       Off     1M Ohm  

Anlg Ch  Probe 
 Ch 1:  10 : 1 

Trigger Mode  Coupling  Noise Rej  HF Reject   Holdoff 
  Edge  Auto     DC         On         On     57.200ms 

Trigger Source   Slope   Level  
         Ch 1   Either  +46.0mA 

Time Time Ref  Main s/div   Delay  
Main  Center    500.0us/   651.1ms 

Acquisition Realtime  Vectors  Infinite Persistence 
   Normal      Off       On             Off         

print004.jpg

Screenshot_2016-10-10-11-25-28.png

adicionado 4 minutos depois
2 minutos atrás, dveras disse:

Bom dia a todos.

Tenho dois nós sensores se comunicando, um enviando pacotes ao seu sink. Peguei um osciloscopio para medir a quantidade de energia gasta para enviar um pacote, e ele gerou arquivos .txt e .csv. Para isso utilizei um gerador de energia de 2.9 volts aproximadamente (ou 2 pilhas AA) e conectei o sensor ao osciloscópio.

As imagens estão em anexo. Alem dos dados que podem ser usados ou no excel ou matlab, o osciloscopio gera um txt cujo conteudo esta abaixo. Alguém poderia me ajudar como calcular quanto de energia é gasta pelo sensor apenas para mandar esse pacote? Lembrando que o sensor usa entre 2.9 e 3 volts.

Agradeco qualquer ajuda.

Anlg Ch State  Units/Div  Position  Coupling  BW Limit  Invert  Impedance 
 Ch 1:    On    20.0mA/     2.0mA      DC        On       Off     1M Ohm  

Anlg Ch  Probe 
 Ch 1:  10 : 1 

Trigger Mode  Coupling  Noise Rej  HF Reject   Holdoff 
  Edge  Auto     DC         On         On     57.200ms 

Trigger Source   Slope   Level  
         Ch 1   Either  +46.0mA 

Time Time Ref  Main s/div   Delay  
Main  Center    500.0us/   651.1ms 

Acquisition Realtime  Vectors  Infinite Persistence 
   Normal      Off       On             Off         

print004.jpg

Screenshot_2016-10-10-11-25-28.png

Um detalhe, pra plotar o grafico, eu usei o Matlab da seguinte forma:

X=[+2.60000E-03,-500.00E-06
+2.65000E-03,-500.00E-06
+2.70000E-03,-1.75000E-03
+2.75000E-03,-1.75000E-03
+52.55000E-03,-500.00E-06
...
...
]

plot(X(:,1),3*X(:,2))

O 3 é a multiplicacao da tensão utilizada. Nao sei se fiz certo.

abraços

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom. 

A energia é a integral da potência ao longo do tempo. (É a área definida pela curva da potência sobre o eixo dos tempos e delimitada pelas laterais como instante inicial e final).

A potência é o produto instantâneo da tensão vezes a corrente durante o tempo em que está sendo monitorado o evento..

Caso o produto forneça apenas valores positivos, então a energia é como mostrado acima. 

Caso o produto, em algum momento forneça valores negativos, então tanto a tensão como a corrente tem que ser calculado o valor rms. Aí terás o valor médio da potência, que multiplicado pelo tempo, fornece o valor da energia.

Ou, caso o produto, em algum momento forneça valores negativos, então tem que calcular o valor rms da potência, que multiplicado pelo período, dará a energia.

O valor rms é um procedimento que equipara a área da função com valores negativos e positivos a um valor equivalente médio positivo.

Confirme com o seu professor essa minha explicação, pois já faz algumas décadas que estudei isso. Ou aguarde maiores explicações e correções por parte dos foristas.

MOR_AL

Compartilhar este post

Link para o post

off quase on topic.. certa feita precisei de algo semelhante. Me aventurei até a fazer um pic calcular o treco. Quase deu mas acabou a memória do mc pra outras tarefas. Apelei: coloquei um ampop com filtro RC(*) e este fez o trabalho sujo da matemática. Sucesso total dentro dos padrões de precisão exigidos pelo projeto.

(*) também com zero matemática. O sucesso foi obtido com comparação do resultado com medidor padrão calibrado

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais