Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Que Processador é Este?


Carvalhoso

Posts recomendados

  • Membro VIP

Liguei o micro (to sem teclado AT para poder rodar alguma coisa direito nele...)

Ai vai a tela do post dele...

Foi identificado como um DX4-S 100MHz

Vou tentar descobrir que que é isto...

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://www.meubrfree.com.br/~fcarvalho/processador4.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

Acho que é o mesmo processador deste link:

http://encyclopedia.thefreedictionary.com/...486%20OverDrive

Um 486 Overdrive como foi dito anteriormente...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Resolvi tirar o fan daquele processador (depois de ter visto aquela foto do link que postei acima)...

Ai deu para saber exatamente que processador é, com um detalhe...

Pela cola de etiqueta parece que aquele fan não era para estar ali, parece que foi colocado algum tempo depois e de maneira meio ignorante. Na hora que fui tirar o primeiro parafuso eu já quebrei o fan, o parafuso parece ser mais grosso do que o buraco do fan...

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://www.meubrfree.com.br/~fcarvalho/processador5.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://www.meubrfree.com.br/~fcarvalho/processador6.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Reiterando o que eu disse pela primeira vez.... um 486 Overdrive. Ao amigo que perguntou o que é ISA e VESA, ai vai um pouco de teoria.

O barramento ISA surgiu no lançamento do XT. Existia em versões de 8 bits. Quando a Intel lançou o 286 foi lançado o ISA de 16 bits. Sua principal característica era a frequência de barramento de 8MHZ, frequência que foi mantida no ISA de 16bits. Muitos consideram o ISA o melhor barramento até hoje para placas que demandam pouco tráfego de dados como modems. Quem teve um modem ISA deve lembrar o quão bom ele era! Na sequência a IBM lança o MCA que era um barramento proprietário e não "vingou". O VESA foi um barramento originalmente lançado para suportar nossos chips gráficos, mas foi lançado até placa de rede VESA. Ele rodava na mesma frequência do barramento do processador, e não existe VESA para 386. Foi lançado na época dos 486DX2. Se o barramento do processador rodasse a 25MHZ (486DX2-50) o VESA rodava a 25MHZ também. Num 486DX2-66 (barramento 33MHZ) ele rodava a 33MHZ. E num DX2-80 (Barramento 40MHZ) ele rodava a 40MHZ. Mas rapidamente sua taxa máxima teórica foi alcançada, era de 70MB/S. Foi quando desenvolveram o PCI que rodava a 33MHZ fixos e roda a 33MHZ até hoje. Na sequência veio o AGP que roda a 66MHZ e etc e tal. Um fato curioso é que o 486DX4-100 na verdade poderia ser chamado de 486DX3, porque operava externamente a 33MHZ e internamente a 99MHZ com o multiplicador de 3X. Mas muito técnico porco colocava o bichinho a 25MHZ*4X, o que, todos sabem, tornava o computador mais lento q 33MHZ*3X. Eu tive um, e ele rodava a 120MHZ (40MHZ*3X).

É isso ai!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por sledgehammer@10 ago 2004, 02:27

Então por isso que precisava dos reguladores de tensão (o DX4 é 3.3V). O overdrive que eu tinha visto era um DX2.

Mas então a ventoinha não era original mesmo?

Parece que a ventoinha foi colocada depois mesmo...

Parece qua antes tinha uma etiqueta que foi retirada, ai ficou só o resto de cola. Ai colocaram um fan em cima do dissipador...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por edurm@05 ago 2004, 09:56

instala o HWinfo que ele informa que processador é, não sei se é o overdrive, pelas fotos que eu vi do p. overdrive naquele documentário que o sledge postou sobre a história dos processadores o over-drive não tinha esses trecos ai, capacitores ou sei lá o que

noss... tu só dá idea errada... o cara nem sabe se liga... como q ele vai rodar o HWinfo?

Eu Hein :tantan::tantan:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!