Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Haswell com gtx 1070...


Posts recomendados

Galera, já estava com saudade do fórum e de tentar ajudar alguns camaradas aqui da mesma forma que me ajudaram...
Então... Estou um pouco fora do assunto, mas me surgiu uma dúvida ao pesquisar recentemente tal situação...
Tipo com ajuda da galera montei meu PC no início do ano, um i5 4440 + R9 380 4GB e jogo em 1080p 60hz, não pretendo mudar, já que para o que eu jogo, me atende tranquilamente esse setup, não sou taradão de ultra, ultra, high, high, plus, plus, ++...
Pesquisei e vi que tem diversas opiniões no que diz respeito a i5 Haswell, seja 4440, 4460, 4590 + upgrade de GTX 1070.
Sendo assim, minha dúvida é se gargala, mas acho que identifiquei o X da questão, sou novato, calma, rsrs, só não sei se estou certo, por isso o help da galera aí...
O problema de upgrade para uma 1070 para quem tem um i5 Haswell é a questão do monitor ok?
Tipo jogar em 1080p seja 120hz, 144hz pelo o que li 4440, 4460, 4590 gargalam ou só com OC que vai (ou sei lá 4690K), mas em 60hz, 75hz vai de boa...
Aí fazem a sugestão de sempre, vai de i7 (para mim, isso já perde a credibilidade, de tudo que li e pesquisei i5 para jogos é o custo/benefício), mas como tem uma geração nova aí, tô perguntando...
Enfim, se isso é verdade, porque os 120hz, 144hz e sei lá os 75hz também "gargalariam" (acho que criei um neologismo kkk) num Haswell e os 60hz não? Ou estou falando um monte de "caca"?
Tenho vontade de pegar uma 1070, já que fui convencido de que 980TI não seria um bom investimento (basta olhar os preços também), mas nela de tudo que pesquisei vai de boa com meu humilde 4440 ou é demasiadamente exagero, pelo o que li também a 1070 é um ótimo investimento olhando para frente!
Como disse, não vou mudar no momento porque minha 380 me atende, mas penso em outro PC aí para uma 1070 é necessário o up de CPU também ou este cenário 1080p 60hz vai de boa? E não não digam, vai logo de Skylake, pode ser melhor sim, mas minha dúvida é no haswell ok!
Desculpem a Bíblia descrita e a redundância, mas era isso, valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Um teste rápido e simples para ver se seu processador vai aguentar o tranco é ver o comportamento dele na execução de um vídeo 4k a 60hz. O Consumo de informações em alta resolução requer um processamento razoável, como tal placa é para resolução 2,5k a 4k.... 

 

abs.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, zOpek disse:

@edubrgas  RESUMINDO: A GTX 1070 é pra jogar a 2K, jogar em Resoluções mais baixas vai gargalhar mesmo, não adianta ter um Monitor 1080p 60Hz e comprar um GTX 1070, é burrice.

É MUITO mais viável pegar um GTX 1060 que já roda no Ultra 1080p nesse seu i5 com 60 FPS.

Obrigado meu camarada, mas mesmo que seja burrice e até overkill como já li o camarada @RS Faria dizer em outro tópico...

Não quero a 1060, quero mesmo uma 1070 como disse, pensei em 980TI anteriormente, mas valeu!

 

3 horas atrás, Fn1X disse:

Um teste rápido e simples para ver se seu processador vai aguentar o tranco é ver o comportamento dele na execução de um vídeo 4k a 60hz. O Consumo de informações em alta resolução requer um processamento razoável, como tal placa é para resolução 2,5k a 4k.... 

 

abs.

Show camarada, mas tipo, o que verificar? Sei lá, pode ser vídeo mesmo de Youtube, tipo contagem de fps, verificar mesmo nessa minha R9 380, seria isso?

 

E a dúvida permanece... 

Porque os i5 Haswell com monitores de 60hz em 1080p não gargalam e com 75hz (não sei), mas 120hz e 144hz gargalam? E espero não estar perguntando caca ou algo que não tenha haver...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ao assistir um vídeo 4k ele não vai ser processado por sua GPU, pois já está renderizado, o que queremos ver é sua vasão de CPU para a entrega dos dados, igualmente como vai acontecer em um jogo quem vai processar é a GPU, como sabemos que uma 1070 da conta do recado, queremos ver se a CPU vai entregar as informações em tal escala normalmente. 

 

Em alguns videos em 4k meu CPU se comportou exatamente, antes do DX12, em jogos na mesma resolução. 

 

Abs.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, não é bem assim. O gargalo do processador depende da placa de vídeo, da resolução do jogo e outras configurações de vídeo, mas não depende do monitor.

No entanto, isso que você falou tem sentido sim, pois em um monitor de 60Hz, qualquer coisa acima de 60 FPS não vai fazer muita diferença porque você pode imaginar como se o próprio monitor estivesse gargalando antes do CPU. Então, não é que o processador não esteja gargalando, ele está. Porém, não faz diferença, pois o monitor não aproveita os frames extras(acima de 60 fps) de qualquer maneira. Já num monitor de 144 Hz, o gargalo vai te impedir de aproveitar toda a capacidade do monitor.

Nos jogos mais pesados e novos, como GTA V e BF1 o gargalo do seu processador com a GTX 1070 é bem grande em FullHD. Ele trava a placa de vídeo em cerca de 60% de seu funcionamento. Então, só vale a pena você pegar a GTX 1070 se você realmente estiver pensando em fazer upgrade no futuro ou jogar em 2K ou ambos. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se voce quer porque quer uma 1070, procura um processador melhor também.

Você ta querendo comprar uma ferrari com limite de velocidade em 60km/h - e isso não faz sentido algum.

adicionado 0 minutos depois

@Rodrigo Sobral Acho que o que eles quiseram dizer é que em monitor com v-sync, se voce tem 60hz, não adianta ter 180 fps disponível se o seu monitor não transmite isso, entende?

adicionado 1 minuto depois

Veja isso:

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Fn1X então o que seria essa vasão? Coloquei para rodar e foi tranquilo 94% o máximo que deu de exigido, seria isso? Malz aí rsrs...

@Rodrigo Sobral @Paulo Rodirgues entendi meus camaradas, tipo ele gargala mas em 60hz não faz diferença... Aí pergunto, um i5 4690 solucionaria o "problema", lembrando que não vou sair do 1080p agora, mas para um eventual futuro upgrade de 2k em monitor, vai de boa?

Sempre li que o i7 é desnecessário pra jogos, por isso a dúvida...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, edubrgas disse:

@Fn1X então o que seria essa vasão? Coloquei para rodar e foi tranquilo 94% o máximo que deu de exigido, seria isso? Malz aí rsrs...

@Rodrigo Sobral @Paulo Rodirgues entendi meus camaradas, tipo ele gargala mas em 60hz não faz diferença... Aí pergunto, um i5 4690 solucionaria o "problema", lembrando que não vou sair do 1080p agora, mas para um eventual futuro upgrade de 2k em monitor, vai de boa?

Sempre li que o i7 é desnecessário pra jogos, por isso a dúvida...

 

O i7 era desnecessário, mas não é mais. Considerando FullHD, o i5 segura bem até GTX 1060. Acima disso, o i5 gargala bastante e o i7 é a solução.

Em 2k, o i5 também gargala, acima da GTX 1060, mas é pouco.

veja o link: https://www.youtube.com/watch?v=HxY4Nz_Z9B4

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Rodrigo Sobral disse:

 

O i7 era desnecessário, mas não é mais. Considerando FullHD, o i5 segura bem até GTX 1060. Acima disso, o i5 gargala bastante e o i7 é a solução.

Em 2k, o i5 também gargala, acima da GTX 1060, mas é pouco.

veja o link: https://www.youtube.com/watch?v=HxY4Nz_Z9B4

Sério, p... que m.... mano, rsrs!

Tipo, tinha visto esse vídeo da chipart, mas ainda tinha em mente que o i5 era o suficiente!

Então para uma 1070, para eu não mudar meu setup só um 4790, me lasquei!

Aí pergunto novamente, então para eu manter o i5 4440, uma RX 480 leva ou gargala também?

Mas isso é só mais uma dúvida, porque creio eu que vou de 1070, mas com i7 é o jeito e isso para frente, valeu!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, edubrgas disse:

Sério, p... que m.... mano, rsrs!

Tipo, tinha visto esse vídeo da chipart, mas ainda tinha em mente que o i5 era o suficiente!

Então para uma 1070, para eu não mudar meu setup só um 4790, me lasquei!

Aí pergunto novamente, então para eu manter o i5 4440, uma RX 480 leva ou gargala também?

Mas isso é só mais uma dúvida, porque creio eu que vou de 1070, mas com i7 é o jeito e isso para frente, valeu!

Não é só o vídeo da chipart que mostra esses gargalos. Na internet tem um monte de vídeos de benchmark mostrando.

Sobre o i5 4440 + RX 480, creio que o gargalo seria bem pouco e só um alguns jogos cpu bound como GTA V. A RX 480 tem desempenho semelhante pra baixo da GTX 1060 então você pode usar os testes da própria 1060 como base.

Agora, outra coisa amigo que talvez você não esteja levando em conta. Comprar uma placa de vídeo mais potente para não usar o seu potencial de imediato pensando apenas em durabilidade é uma faca de dois gumes. O que quero dizer, é que essa é uma estratégia arriscada, pois placa de vídeo não é processador que dura pra sempre. Você pode dar azar e sua placa queimar meio rápido e seu investimento a longo prazo vai pelo ralo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Rodrigo Sobral disse:

Não é só o vídeo da chipart que mostra esses gargalos. Na internet tem um monte de vídeos de benchmark mostrando.

Sobre o i5 4440 + RX 480, creio que o gargalo seria bem pouco e só um alguns jogos cpu bound como GTA V. A RX 480 tem desempenho semelhante pra baixo da GTX 1060 então você pode usar os testes da própria 1060 como base.

Agora, outra coisa amigo que talvez você não esteja levando em conta. Comprar uma placa de vídeo mais potente para não usar o seu potencial de imediato pensando apenas em durabilidade é uma faca de dois gumes. O que quero dizer, é que essa é uma estratégia arriscada, pois placa de vídeo não é processador que dura pra sempre. Você pode dar azar e sua placa queimar meio rápido e seu investimento a longo prazo vai pelo ralo.

Eu fiquei meio encucado, já que estava um tempo parado sem pesquisar aqui assuntos no fórum e de uma hora para outra o i7 ser tão recomendado...

Enfim, como eu disse, não é para agora e realmente tem que se pensar que eletrônico, todos dão zica né, pegar uma 1070 pensando em ficar um tempo com ela pode ser algo que dê errado mesmo!

Outra coisa é que minha 380 tem atendido tudo o que eu necessito, valeu pela luz, abraço!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

43 minutos atrás, edubrgas disse:

Eu fiquei meio encucado, já que estava um tempo parado sem pesquisar aqui assuntos no fórum e de uma hora para outra o i7 ser tão recomendado...

Enfim, como eu disse, não é para agora e realmente tem que se pensar que eletrônico, todos dão zica né, pegar uma 1070 pensando em ficar um tempo com ela pode ser algo que dê errado mesmo!

Outra coisa é que minha 380 tem atendido tudo o que eu necessito, valeu pela luz, abraço!

Sem problema. Eu estava numa situação muito semelhante a sua, inclusive pensei em comprar a GTX 1070. Minha placa de vídeo era uma GTX 770 que queimou. Meu processador é um velho i5 2400.

Então, depois de vir ao forum e ver testes no youtube, decidi comprar uma placa de vídeo mais compatível com meu processador. No caso, comprei uma RX 480 que ainda nem chegou.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Rodrigo Sobral disse:

Sem problema. Eu estava numa situação muito semelhante a sua, inclusive pensei em comprar a GTX 1070. Minha placa de vídeo era uma GTX 770 que queimou. Meu processador é um velho i5 2400.

Então, depois de vir ao forum e ver testes no youtube, decidi comprar uma placa de vídeo mais compatível com meu processador. No caso, comprei uma RX 480 que ainda nem chegou.

Valeu meu camarada, talvez eu tenha que continuar de AMD mesmo...

Quem sabe pra frente então eu remo para um 4690 + 480, valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!