Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Um cara que precisa de aju

Sony vegas pro 14 importa apenas metade do áudio?

Recommended Posts

Então filhos, a situação é o seguinte, eu tenho o Sony Vegas Pro 14 e por motivos obscuros, ele importa apenas metade do áudio de um vídeo que eu tenho aqui, acontece que, no VLC esse áudio funciona normalmente.

Acontece que, eu uso um programa pra gravar que separa o áudio do microfone e o do jogo em faixas de áudio diferentes, então no VLC por exemplo, elas não podem coexistir juntas, e isso só é possível (pelos meios que eu conheço) renderizando um vídeo no sony vegas, eu gostaria de resolver o problema do que ficar fazendo gambiarras com outros programas e complicado a minha vida e gostaria que vocês me ajudassem com isso, o problema é bem especifico:

 

Eu importo o meu vídeo para o sony vegas, pode ser qualquer vídeo que seja longo demais eu acho, então ele recebe o vídeo, porém apenas metade do áudio tem som, a outra metade simplesmente não tem.

- Já confirmou no próprio vídeo? = Sim.
 - Os dois áudios funcionam normalmente lá? = Sim.
 - Já tentou instalar codecs? = Sim.

 

Espero que vocês possam me ajudar rápido, pois eu não tenho muito tempo...

E me desculpem caso eu tenha errado o tópico. 

Aqui vai um exemplo do que acontece no sony vegas:

 

Sony vegas.png

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Interessante. O Vegas tem uns bugs malucos (talvez por isso a Sony passou pra frente). Qual o formato dos arquivos de áudio? 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Creio que seja mais um bug (ou limitação) do programa, pois abre uma parte do áudio, sugiro que converta o áudio para WAV antes de importá-lo no Vegas. Ou aguarde pra ver se aparece alguém que teve o mesmo problema e conseguiu solucionar.

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Então, você acha que eu convertendo (ou renderizando) o áudio em outro formato pelo sony vegas o áudio vai se resolver? porque eu não sei como separar essas duas faixas de forma independente sem ser no sony, eu tentei usar o tal do audacity, mas ele por algum motivo não quis importar os áudios do vídeo, o que você me diz?

adicionado 0 minutos depois

Acho difícil aparecer alguém com o mesmo problema já que eu pesquisei muito e ninguém compareceu, já fazem uns dois dias que tá assim, já desliguei e liguei o computador =T

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pela lógica, renderizando no vegas, o áudio deve ficar como está na timeline. Mais você pode fazer um teste desabilitando a faixa de vídeo e renderizando as duas faixas de áudio, escolhendo como saída arquivo de áudio tipo WAV. Então reproduza o audio renderizado e veja como está.

 

Eu separaria as duas faixas de áudio, convertendo-as para WAV, no próprio VLC que você mencionou dá pra fazer isso. Então importaria no Vegas os WAVs convertidos.

 

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Testei aqui e infelizmente não tem como escolher a faixa de áudio (quando há mais que uma) a ser convertida no VLC (pensei que tinha). Não custava nada colocarem, visto que se pode escolher na reprodução.

 

Então terá que usar outro programa. Se quiser, veja se o vídeo abre no Avidemux.

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Então meus filhos, para quem está com o mesmo problema devo avisar-lhe duas coisas:

 

 - A primeira é que seja lá qual for o programa que você usa para gravar, desative quaisquer opções "multicanais" e apenas deixe a opção de gravar seu microfone em um áudio separado, dito isso, teste gravar em MP4, se não der certo, tente em AVI.

 - ^ Pessoalmente eu ainda não conferi isso, mas isso foi a unica sequela que eu achei fuçando a internet até os cofins do universo

Então o que realmente aconteceu em relação ao vídeo não possuir metade do áudio no sony vegas? pelo que eu procurei aparentemente essa função causa algum tipo de conflito, mas como eu disse acima eu ainda não conferi isso, mas não é normal isso acontecer, e o vídeo pelo VLC está normal, tanto na primeira faixa de áudio, quanto na segunda, então provavelmente só pode ter sido algum erro de incompatibilidade.

 - Agora a segunda coisa e também a unica solução que eu encontrei, existe um programa chamado "format factory" eu não conheço muito bem todas as funções desse programa mas num passado distante usei muitas vezes ele pra converter arquivos, ele é um convertedor que possui varias ferramentas úteis e converte muito bem, alem de ser muito confiável. Agora como esse programa me ajudou? aparentemente ele consegue ler as duas faixas de áudio de um vídeo que está "dual áudio" (é assim que se chamam vídeos que possuem duas faixas de áudio embutidas, mas obviamente o VLC só reproduzia uma dessas, ou uma, ou outra, eu podia alternar.) e graças a isso, eu fui capaz de separar as duas faixas de áudio convertidas pra WAV (ou pra qualquer outro formato que você achar melhor) apesar disso eu fiz o procedimento duas vezes já que não dava pra fazer os 2 de uma vez em forma simultânea.
 

 - Eu testei esse método agora mesmo e funcionou pra mim, se tornaram dois áudios separados assim eu podendo alinhar ao vídeo e resolver os meus problemas.

A respeito de alguma explicação de como fazer isso, é meio complexo então eu não vou poder encher de detalhes aqui, MAS, se serve de ajuda, busque no youtube "Como converter vídeo Dual Áudio", o nome é exatamente esse, e assim você vai ser capaz de entender melhor.

Obrigado ai ExCeller, que no minimo, me respondeu me dando a ideia ai de converter o áudio do vídeo pelo VLC, infelizmente não tinha lá, mas só a ideia expandiu minha mente, eu considerava o format factory um programa útil, mas nem tinha ele no computador, agora vou guardar ele aqui com carinho pra usar sempre que precisar xD

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Então filhos, tenho uma má noticia para vocês =T

Caso o seu áudio que você quer seja o áudio secundario, o format factory não vai conseguir remove-lo ou separa-lo, ele analisa o vídeo dual áudio e mostra os dois canais, porém ele só vai retirar o primeiro, mesmo que você selecione o segundo...

Eu estou testando algumas coisas pela internet, caso ache a solução falo com vocês!

adicionado 30 minutos depois

Depois de uma terrível e gigantesca gambiarra, existe um programa chamado VSO Converter, procurem como usar ele na internet (ou no youtube) e vão entender melhor, usei ele para separar os 2 vídeos, cada um em uma única faixa de áudio, e com o format factory, extrai essa faixa de áudio deles, e juntei no vegas com o original, boa sorte!

Editado por Um cara que precisa de aju

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fala pessoal, tudo bem? Bom... tive esse mesmo problema com o Sony Vegas 14. Notei que isso ocorria apenas com videos que tinham o áudio MONO. Como não encontrei nenhum programa que convertesse video com áudio mono para video com áudio STÉREO! Fiz o seguinte: Com o AtubeCatcher peguei meu video com áudio mono e o converti em um áudio mp3 128kbps 32000hz (não perdendo o video original [ o atube faz isso, ele converte mas mantém o arquivo original ]). Então fiquei com meu video com áudio mono e o áudio do video em mp3 128kbps 32000hz. Importei o video para o Vegas e novamente foi o video e a metade do áudio rsrsrsrs, mas aí a cartada! Exclui o áudio mono e pela metade do video e adicionei o novo áudio convertido em mp3 stereo, aí deu certo. Parece muito trabalho, mas é rápido e lembrando que isso só ocorre em videos com áudio MONO. Abração, espero ter ajudado.

Editado por FantomBR

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×