Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal, boa noite.

Estou com um hd Seagate de um amigo meu que contém uma partição que não consigo remover. Abri o disco no cfdisk do LInux (porque no Windows só me mostra modo RAW no Gerenciador de Disco) e dentro desta partição de 500GB tem um monte de coisas estranhas que até consigo remover via modo texto, mas aí quando eu saio do aplicativo e entro novamente esse lixo está lá de novo.

Alguém sabe de alguma dica para remover e poder formatar esta partição novamente?

Obrigado.

particao_irretiravel.jpg

Postado

voce está saindo do programa sem salvar as alterações:

'Quit program without writing partition table':
Saia do programa sem escrever tabela de partição

Acho que primeiro voce tem que ir na opção 'Gravar' e depois em 'Sair'

Postado
9 horas atrás, Fernando Apratto disse:

voce está saindo do programa sem salvar as alterações:

'Quit program without writing partition table':
Saia do programa sem escrever tabela de partição

Acho que primeiro voce tem que ir na opção 'Gravar' e depois em 'Sair'

Meu caro, muito obrigado pela resposta.

Mas estou gravando sim. Acidentalmente deixei o cursor em cima do Quit na hora do screenshot, porém eu consegui excluir a partição utilizando outro software do Linux chamado GParted, contudo não consigo formatar esta partição nem no Windows, nem no Linux. No Gerenciador de Dispositivos do Windows ela se apresenta apenas como RAW.

Entretanto, irei dar como resolvido o tópico porque o foco dele era apenas excluir a partição.

Postado

voce tem que excluir a Tabela de Partição deste disco (Com isso perderá todos os dados do disco).

Veja se o Gparted tem esta opção ou uma formatação Zero Fill (mas esta é demorada)

Outra forma mais rápida é usar o diskpart através de um DVD de instalação do Windows:

Inicie o computador com o DVD de instalação do Windows

Na tela do Idioma/teclado selecione o teclado ABNT2 e Avance

Na próxima tela pressione SHIFT+F10 para chamar o CMD e digite os comandos:

diskpart

list disk

select disk 0 (onde 0 é o disco desejado)

clean (zera todas as informações e dados do disco, inclusive a Tabela de Partição)

convert mbr (cria uma nova Tabela de Partição no formato MBR)

create partition primary align=4096 (isso pega todo o espaço da unidade)
format quick fs=ntfs

exit

exit

Saia do DVD de instalação ou prossiga na Instalação Personalizada se deseja instalar o Windows.

Postado
1 hora atrás, Fernando Apratto disse:

voce tem que excluir a Tabela de Partição deste disco (Com isso perderá todos os dados do disco).

Veja se o Gparted tem esta opção ou uma formatação Zero Fill (mas esta é demorada)

Outra forma mais rápida é usar o diskpart através de um DVD de instalação do Windows:

Inicie o computador com o DVD de instalação do Windows

Na tela do Idioma/teclado selecione o teclado ABNT2 e Avance

Na próxima tela pressione SHIFT+F10 para chamar o CMD e digite os comandos:

diskpart

list disk

select disk 0 (onde 0 é o disco desejado)

clean (zera todas as informações e dados do disco, inclusive a Tabela de Partição)

convert mbr (cria uma nova Tabela de Partição no formato MBR)

create partition primary align=4096 (isso pega todo o espaço da unidade)
format quick fs=ntfs

exit

exit

Saia do DVD de instalação ou prossiga na Instalação Personalizada se deseja instalar o Windows.

Meu caro, já fiz antes isso também.

Mas não vai, ele diz que o disco não é conversível.

Agora quanto ao Zero Fill, ainda não testei.

disk_part.png

Postado

Observe a sequencia dos comandos, tem que dar um clean antes do convert mbr

Postado
1 minuto atrás, Fernando Apratto disse:

Observe a sequencia dos comandos, tem que dar um clean antes do convert mbr

Sim, foi novamente um erro de screenshot.

Ele não vai assim também.

disk_part2.png

Postado
22 horas atrás, Fernando Apratto disse:

Tem setores defeituosos (Bad Block), tente o comando no cmd como Admin:

chkdsk /f /r x: (onde x é o disco desejado)

Ou tente algum programa que tente corrigir os setores como este:

http://hddscan.com/download/HDDScan-3.3.zip

Ou o HDD Regenerator, este é pago.

Meu amigo, muito obrigado mesmo pela atenção e pela dedicação, pois sem sua ajuda eu continuaria tentando, mas sabe lá o que iria conseguir fazer.

A respeito do chkdsk não rolou, ele me retorna dizendo que o disco não foi selecionado no Disk Part, inclusive já conheço este comando, já o utilizei muito quando a instalação do Windows XP dava pau.

Sobre o HDD Regenerator eu já tentei utilizá-lo logo no começo, usei a versão demo, mas ele subia umas notificações no canto do relógio e não deixava eu tomar nenhuma ação e nem ele tomava.

Agora, eu utilizei o HDDScan que você me passou depois de todo o processo, usei todas as opções disponíveis e no final não consegui sequer colocar uma letra no discos via Gerenciador de Dispositivos. E quando cheguei em casa, repeti o processo que tentava fazer o tempo inteiro, conectei o hd, abri Gerenciador de Dispositivos, inicializei a unidade, coloquei uma letra na unidade sem formatar, escolhi formatação rápida e funcionou!

Bem, como essa história começou:

Há cerca de duas semanas um amigo enviou-me um hd Seagate 2.5 de 500 GB via outro amigo para que eu pudesse copiar uns animes. Pois bem, ao colocar o hd pendurado em minha máquina o Disk Utility do Linux já dizia que ele não estava bom e por isso argumentei com o dono, que disse que o hd estava funcionando, mas que não era para me preocupar. Porém achei que deveria sim resolver a situação porque acho desagradável todos incluídos no processo serem profissionais de informática em alguma área e eu ficar taxado indiretamente como o "causador do dano" somente pelo fato de a bomba ter caído no meu colo do jeito que está.

Consegui depois de muito tentar, recuperar todos os dados contidos no hd, mas não fazê-lo montar novamente em algum sistema de arquivos. Então utilizei-me de todo o tipo de programa de recuperação da partição e dados que você possa imaginar, dei uma revirada no Google e utilizei várias vezes o Sea Tools, que é o software (fraco) da Seagate que nem sequer conseguia um teste avançado em seu próprio produto. 

Já fiz troca de placa lógica para salvar dados e recuperar discos, já recuperei dados de hd de MAC usando a linha de comando do Linux, já recuperei dados perdidos de hd em ReiserFS e não sou tão leigo assim. Entretanto já havia cogitado em pegar um Hirens Boot e começar a utilizar aqueles formatadores de baixo nível que ele possui aos montes, mas antes resolvi postar aqui neste fórum porque sei que o pessoal daqui tem bagagem para responder coisas a nível de hardware.

Mais uma vez muito obrigado porque sua orientação fez a diferença para a resolução do meu problema. Acho que agora já podem fechar o tópico.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!