Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Roteador bloqueando mac automaticamente


Posts recomendados

Boa-noite á todos! Eu não sei se mais alguém teve esse problema mas.. pelo o que eu pesquisei não encontrei muito a respeito. Tenho um roteador Smart Lan Aprio-150 Classic que comprei no ano de 2012.. Até então esse roteador está durando perfeitamente até a data em que estou escrevendo este post, o fato é, meu celular muitas vezes não conecta na rede porém o indicador 'Led' de Wifi se mantém aceso (como se estivesse conectado), e no painel de configuração do roteador eu consigo ver o endereço MAC do meu celular listado lá.. e.. esse roteador possui um bloqueador de endereço MAC onde há uma 'Lista Negra' uma 'Lista Branca' e um 'Permitir Todos'.. já optei por todo o tipo de opção possível.. obviamente a opção 'Lista Branca' não vai permitir com que endereços não listados se conectem á rede.. porém.. vai que é bug lógico hehe.. Bom.. o estranho é que.. qualquer alteração que eu faça no roteador.. seja mudando a opção do filtro de MAC ou mudando o canal da rede de 12 para 13 por exemplo.. a rede conecta! é realmente muito estranho! mas.. é qualquer opção mesmo.. eu começava a desconfiar do canal Wifi porque tem um pessoal aqui que tem uns aparelhos que não reconhecem 100% as redes (a/b/g/n), alguns só funcionam no canal 12 outros são limitados até o 11 etc.. é uma variedade de casos ::3.. E.. outro ponto importante é que, até ontem isso só acontecia com aparelhos Android, iPhone.. smartphones em geral! Notebook e outros dispositivos funcionavam numa boa! minha impressora inclusive sempre é a primeira a conectar.. Só que, tentei atualizar o Xbox One de um amigo meu e.. lá estava a impossibilidade de conectar!! só que dessa vez com um erro bem detalhado.. coisa que eu estava buscando em Wifi Debuggers ou qualquer outra coisa no Android.. o erro era algo como 'DHCP bloqueado' e especificava claramente que o meu roteador poderia estar bloqueando essas entradas.. hm.. desconfiei logo.. Já verifiquei várias opções do meu roteador.. já fui na parte de firewall (que inclusive estava desligada), filtro de URL, redirecionamento DNZ.. e por aí vai! tudo o que eu não estou interessado em usar eu desabilito.. porém.. hoje eu me lembrei que há um tempo atrás havia feito uma alteração no servidor NTP (que são os servidores por trás das atualizações de horários..) agora me veio pela cabeça.. será que isso influencia na conexão e sei lá.. algum protocolo de rede está identificando uma diferença entre esses horários e os servidores não batem!? Eu faltei um pouco nas aulas de rede kk mas.. sei como esse papo de protocolo de segurança afeta os sistemas quando a hora da BIOS está errada.. o próprio Google avisa nas mensagens de erro.. e.. a hora do meu roteador mesmo estando sincronizada com os servidores NTP, não está condizente com o horário de verão do meu PC e dos meus devices em geral..  Bem.. eu uso esse roteador em minha casa.. ele é bem simples.. comprei na época por uns R$70 chorando ainda kk.. Antigamente usava ele como Bridge (Ponte) do modem ao PC.. que desse modo também estava disponível o Wifi.. depois que assinei outra conexão.. precisei dele para fazer um PPPoE e daí ele realmente entra em ação pois recursos como: Firewall e Redirecionamento tornam-se disponíveis, algo que não era possível em modo Bridge.. Não querendo ser chato é claro, é um problema meio que bobo.. mas.. ás vezes eu estou fora de casa e não consigo me conectar porque preciso estar com o PC ligado para fazer alguma modificação no roteador que daí ele permite a conexão.. Isso não acontece só comigo, os celulares dos meus amigos também.. até o Xbox One citado acima.. Eu não ligo muito para a hora que vai estar marcando no roteador.. eu só gosto das coisas nos seus devidos lugares então resolvi apontar os servidores NTP do roteador para algo como '200.20.186.76' e se não me engano.. á partir daí surgiu este problema.. eu posso não estar certo e não tem nada a ver com nada.. porém.. é uma teoria! Eu queria compartilhar isso aqui com vocês para que pessoas que tenham problemas semelhantes sejam auxiliadas.. agora, vou tentar voltar ao NTP de antes e ignorar estas etapas..

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Att: Não consegui uma solução mas.. eu vi que estava alimentando o roteador por anos com uma fonte de 12V sendo que a entrada dele pede apenas 5V.. claramente excedi os valores aceitáveis de tensão e devo ter provocado uma saturação nos componentes causando este defeito.. atualmente utilizo a fonte de 5V original dele mas o problema persiste, creio que seja mesmo uma consequência de sobretensão..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!