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  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
FerGazz

HD Hitashi 2T/ Refurbished?

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Caros, 

chegou ontem pra mim um HD 2T da Hitashi que comprei na black friday na Oficina dos Bits, acho que é para servidores e temo que ele seja refurbished. link do produto: http://www.oficinadosbits.com.br/produto16511/Hitachi_HD_2_TB_SATA_3_HUA723020ALA641.html

 

Qual programa devo usar pra fazer esse teste de tempo de uso e pra testar se está em boas condições? Pô, pensei... Hitashi é garantia de coisa boa, e tenho confiança nessa loja, nunca pensei na possibilidade de ser um HD usado! Fiquei bem revoltado pois a loja enviou o HD só no plástico bolha, sem caixa... isso porque pedi no ato da compra pra embalarem bem! Um artigo tão sensível assim não pode viajar só com plástico bolha e sem adesivo de frágil!!!!!!!! :mad:... vou fazer um reviewzinho malcriado pra eles aqui no fórum... e no anúncio não diz que é usado, será que é mesmo??

 

Qualquer coisa tenho + 5 dias pra devolvê-lo, preciso fazer rápido esse teste! Agradeço se alguém puder me ajudar!

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Tem o crystal disk, e pelo que vi, dá para verificar com o linux também.

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Eu tô maluco ou é mesmo um absurdo enviarem um HD sem a caixa, só no plástico bolha?

 

Valeu pela agilidade meus caros, vou baixar isso logo e fazer os testes!

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agora, FerGazz disse:

Eu tô maluco ou é mesmo um absurdo enviarem um HD sem a caixa, só no plástico bolha?

 

Valeu pela agilidade meus caros, vou baixar isso logo e fazer os testes!

 

Antigamente os HD vinham em caixa plasticas com 4 parafusos.....

 

Atualmente vem somente no plastico cinza anti estática mesmo......

 

Pesquisando pela net podemos ver que exitem sim vários HDs iguais aos seus Refurbisheds........

 

Sem o HDTune não mostrar o tempo de uso (o mais provável), mande um email para o fabricante com o número de série..... e pergunte se é ref ou não......

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8 horas atrás, BiGMac disse:

Pesquisando pela net podemos ver que exitem sim vários HDs iguais aos seus Refurbisheds........

 

Sem o HDTune não mostrar o tempo de uso (o mais provável), mande um email para o fabricante com o número de série..... e pergunte se é ref ou não......

 

Será que eles respondem rápido? porque tipo, eu tenho poucos dias pra devolver... de qualquer forma vou mandar um e-mail sim, valeu mesmo, brigadão!

Editado por FerGazz
faltou um "m"

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agora, FerGazz disse:

 

Será que eles responde rápido? porque tipo, eu tenho poucos dias pra devolver... de qualquer forma vou mandar um e-mail sim, valeu mesmo, brigadão!

 

Não sei dizer.....

 

Mas se for Ref e o vendedor omitir esta informação, você pode denunciá-lo, pois pode inclusive caracterizar crime vender produto reformado ou usado como novo.

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@FerGazz  Se olhar na aba de comentários e avaliações verá que responderam à uma pessoa que é OEM. Como não consta em local nenhum do anúncio é mais que válido devolver se quiser.

Muitos fabricantes não dão garantia à produtos OEM. Dê uma verificada nos termos da Hitashi por via das dúvidas.

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Valeu galera, nessa madruga farei os testes! 

Po, pior que ví duas indicações desse HD antes de comprá-lo... só depois que chegou me toquei que era refurbished. E pensar que indiquei pra alguns aqui do fórum a Oficina dos Bits pra comprar fans Akasa e Cougar... não mais! Agora pra fans só vou indicar a Guerra Digital. 

Obrigado + uma vez

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Peguei o HD na mão agora e fiquei na dúvida se devo violar o lacre da embalagem... putz!

Aliás, notei que no adesivo com os dados mostra a data de fabricação como Maio de 2012... depois dessa nem sei se preciso abrir.

 

Uma pergunta, quando requisitamos a devolução o custo de retorno da peça deve ser arcado pelo lojista, disso eu lembro, e o do frete da entrega? eles cobrem o de envio também? 

 

Se soubesse que era refurbished não compraria, acho justo ter esse valor do frete de ida seja tb devolvido... que aliás foi de R$ 52 por e-sedex de BH pro RJ, caríssimo!

 

Na hora valeu pagar por esse Hitashi (veja bem, Hitashi, marca japonesa) pois o total deu R$ 327,59 e o de 1T tava dando sopa por 199 sem frete, não lembro se o Seagate ou WD... enfim, nem sei se esse preço é bom, tô por dentro dos preços dos SSDs que nem comprei por sinal hehehee

Editado por FerGazz
"de" virou "do"

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Fabricação em maio/2012 tem 99% de chance de ser Ref....

 

Arrependimento no prazo dos 7 dias o custo é todo do lojista, inclusive fretes......

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@BiGMac obrigado meu caro! 

Aproveitei que tinha baixado o HDTune e fiz uns testes com os meus HDs antigos, que por sinal estão em ótimo estado,  valeu a indicação!

 

@Neek190 onde faço o download seguro desse Crystal Disk? Ele mostra o tempo de uso dos HDs?

 

@Nihal obrigado pra você também, sempre tive dúvidas do significado do OEM e Box, nunca tinha feito essa conexão de que OEM são os produtos Refurbished :P. E nem tinha reparado que o produto tinha aquelas avaliações, valeu mesmo!

adicionado 3 minutos depois

@Neek190 pode deixar, acabo de ver que um usuário do fórum (Anderson K)respondeu essa pergunta em outro tópico: "Baixe o Crystal Disk Info, tem perto de 4 mb apenas e por ele dá pra ver o número de horas que o hd ficou ligado e quantas vezes foi ligado. Se foi pouco ligado e tem muitas horas é proveniente de storage."

 

Shooow! Um programa vai compretar o outro!

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@Manjaro obrigado, esclarecedora a matéria! 

 

você que é de BH deve conhecer a Oficina dos Bits, né? Será que eles criarão caso se minha opção for devolver o produto? Amanhã entrarei em contato com eles, mandei 2 e-mails na sexta à noite e ontem, mas vou telefonar pra agilizar o processo. O primeiro a me indicar a loja foi um primo que mora aí em BH, disse se tratar de uma loja séria... qual a sua opinião sobre eles?

 

 

 

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achei esse tópico do fórum adrenaline, mesmo modelo do meu: http://adrenaline.uol.com.br/forum/threads/hd-hitachi-de-2tera-comprado-com-mais-de-20000-horas-de-uso.580332/

 

e esse outro com mais dicas de programas para checar horas de uso, um recomendado foi o hdguardian p/ windows, além dos citados acima. Aqui um cliente da Oficina dos Bits foi até a loja e no dia 21/11 um atendente de suporte da loja e o gerente disseram que incluiriam a informação de que o HD é usado no site. Minha compra foi realizada no 27/11 e a loja até hoje não fez a mudança da informação, ou seja, está comprovada a má fé da empresa! 

http://adrenaline.uol.com.br/forum/threads/oficina-dos-bits-hd-2-tb-sata-3-6gb-s-7200rpm-64mb-hgst-r-299-90.603149/page-4

 

Vamos ver como será meu atendimento.

Editado por FerGazz
*checar / outras correções ortográficas

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@FerGazz

 

Apesar de residir em BH, não tenho informações da loja em questão... aliás, é a 1ª vez que observo referência sobre a mesma. pode ser pelo fato do "meu" bairro ficar do outro lado da cidade., então lojas na região central e zona sul são desconhecidas para mim :D

Obs. no site tem a opção de atendimento via chat., efetuei uma pergunta estilo ( jogar verde e colher maduro) - A oficina dos Bits comercializa produtos remanufaturados ? Eles são mais baratos que os demais ?

resposta:  Não., todos os produtos são novos.... temos apenas algumas placas socket 775 usadas.

 

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Após algumas tentativas consegui falar com o gerente Cristiano, ele me disse que foi constatado que alguns lotes do produto vieram OEM/refurbished e que foram prontamente devolvidos ao fornecedor. Disse para eu violar o lacre, fazer o teste com os programas e, caso necessário, realizará a troca por um novo ou o reembolso do HD. 

 

Lí no segundo tópico que compartilhei do adrenaline (acima) que o programa HDDguardian, citado pelo usuário "Shot-Gun" seria o mais adequado para checar a saúde do HD pois ele detecta se o HD teve algum dado antigo apagado, pois muitas vezes não acusa as horas desse dado apagado no Crystal Disk, só nesse HDDguardian.

 

Seguem informações coletadas pelo software HDDguardian, alguém saberia analisá-las:


Powered_Up_Time is measured from power on, and printed as
DDd+hh:mm:SS.sss where DD=days, hh=hours, mm=minutes,
SS=sec, and sss=millisec. It "wraps" after 49.710 days.
Error 1 [0] occurred at disk power-on lifetime: 1658 hours (69 days + 2 hours)
When the command that caused the error occurred, the device was active or idle.
After command completion occurred, registers were:
ER -- ST COUNT LBA_48 LH LM LL DV DC
-- -- -- == -- == == == -- -- -- -- --
40 -- 51 00 53 00 00 0d 75 b0 2d 0d 00 Error: UNC 83 sectors at LBA = 0x0d75b02d = 225816621
Commands leading to the command that caused the error were:
CR FEATR COUNT LBA_48 LH LM LL DV DC Powered_Up_Time Command/Feature_Name
-- == -- == -- == == == -- -- -- -- -- --------------- --------------------
25 00 00 00 80 00 00 0d 75 b0 00 40 00 1d+07:02:33.971 READ DMA EXT
25 00 00 00 80 00 00 0d 75 af 80 40 00 1d+07:02:33.971 READ DMA EXT
25 00 00 00 80 00 00 0d 75 af 00 40 00 1d+07:02:33.970 READ DMA EXT
25 00 00 00 80 00 00 0d 75 ae 80 40 00 1d+07:02:33.970 READ DMA EXT
25 00 00 00 80 00 00 0d 75 ae 00 40 00 1d+07:02:33.969 READ DMA EXT
SMART Extended Self-test Log Version: 1 (1 sectors)
Num Test_Description Status Remaining LifeTime(hours) LBA_of_first_error
# 1 Short offline Completed without error 00% 17531 -
# 2 Short offline Completed without error 00% 6945 -
# 3 Short offline Completed without error 00% 6836 -
# 4 Short offline Completed without error 00% 3273 -
# 5 Short offline Completed without error 00% 1936 -
SMART Selective self-test log data structure revision number 1
SPAN MIN_LBA MAX_LBA CURRENT_TEST_STATUS
1 0 0 Not_testing
2 0 0 Not_testing
3 0 0 Not_testing
4 0 0 Not_testing
5 0 0 Not_testing
 

Pelo menos a negociação com a loja será tranquila seja qual for o resultado do teste!

Abraço aos amigos e agradeço a atenção desde já!

Editado por FerGazz
redução do tamanho de dados do software hddguardian

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@FerGazz Ok. Posso estar enganada, mas o SMART tem o registro de um erro ocorrido após 1658 horas de uso (69 days + 2 hours). Portanto se você não tem esse HD há tanto tempo acertou, é refurbished.

 

Já tem mais do que base para pedir troca ou dinheiro de volta.

 

Dica: Usa as tags de code para manter a formatação desse log, do contrário o fórum remove os espaços e fica mais difícil de ler.

Editado por Nihal
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@Nihal valeu, obrigado!

Vish, não sei como fazer essas TAGs aí, vou inserir um print da tela no local que informa o tempo de uso, descobri onde é... além desse erro que você relatou parece que esses dados mostram, no mínimo, 17 mil horas de uso:

"1 Short offline Completed without error 00% 17531"

 

Bate com os relatos do pessoal do Adrenaline, um deu 20 mil horas, no outro 22 mil horas

 

O gerente falou que vai devolver o valor, inclusive com o frete de ida. Foi difícil entrar em contato, mandei 5 e-mails no total, desde o dia da compra, e nenhum teve resposta, tive que ligar... perdi a tarde na função mas deu certo, espero que o reembolso seja rápido. 

 

Valeeu, obrigado!

 

 

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@FerGazz  Claro que tem que devolver frete, não é nenhum favor que está te fazendo não, não importa como ele coloque isso. O correto creio que seria tudo com atualização monetária, mas como é uma compra bem recente a diferença é mínima, centavos.

 

Que azar o seu. Boa sorte com o reembolso e com a caça à um novo HD se for o caso!

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vou partir pro SSD que era meu plano inicial, não encontrei os modelos que queria na Black Friday.

 

Achei que por esse preço tava valendo o Hitachi, o meu externo ia pro Mac e esse ficaria de backup pro de 1T que já tenho. Meu Mac continuará desprotegido por um tempo... pelo menos 1/3 do que tem nele... mas o HD atual tem pouco mais de 1 ano então acho que tá tranks!

 

Desculpe o incômodo aí pessoal, abraço! :D

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HDHitachi_2T_Oficina_dos_bits.jpg

adicionado 29 minutos depois

e-mail enviado para a loja:

 

Olá Sandro,

conforme tratado ontem com o gerente Cristiano, solicito a devolução do produto e o reembolso integral, inclusive do frete de ida, por constatar que o produto é usado e foi utilizado por mais de 17.000 horas (ANEXO). Gostaria de saber qual o prazo para a realização do estorno?

 

Model Family: Hitachi Ultrastar 7K3000
Device Model: Hitachi HUA723020ALA641
Serial Number: YFHK1EPA
LU WWN Device Id: 5 000cca 223d5d739
Firmware Version: MK7OA840
User Capacity: 2.000.398.934.016 bytes [2,00 TB]
Sector Size: 512 bytes logical/physical
Rotation Rate: 7200 rpm

 

Ressalto que passada a informação sobre este e pelo menos mais 2 produtos da mesma loja com problemas similares (os outros com 20 mil horas e 22 mil horas de uso) fica constatado que, mesmo após ter sido informada no dia 21/11 sobre o ocorrido, vocês não alteraram a informação no site. Minha compra foi realizada no dia 27/11 e, caso continuem a vender dessa forma estão sujeitos à ação penal e indenização por danos morais.

 

------ x ------

Acho que depois dessa podemos tratar o tópico como encerrado. Manifestarei aqui caso o reembolso não seja consumado. Obrigado aos amigos, yeeeeah

adicionado 43 minutos depois

Queria deixar registrado que no meu caso a HGST (Hitashi+WD) não respondeu a tempo mas outro usuário postou a seguinte resposta em caso semelhante: 

 

Hello ,

Thank you for contacting HGST Technical Support Center. Unfortunately serial number YGGRNDNC and YGGRND7C is not under HGST Warranty because my systems show it is an OEM hard drive. That is not to say there is no warranty on the drive.

OEM Hard Drives are sold in bulk to various manufacturers. Drives can be used in desktop computers, laptops, DVR boxes, gaming consoles and security systems. The manufacture of the electronic item that the drive comes out of is responsible for warranty and support of the entire product.

Please contact your electronic hardware manufacture. In the event you purchased the hard drives, please return to your point of purchase. To avoid purchasing a drive with such an issue or warranty issue, please reference HGST how to buy: http://www.hgst.com/how-to-buy

 

 

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mais uma OBS (kkkkkk)

 

No HDTune deu tudo verdinho (e demorou 7hs pra rodar o teste), ou seja, o recomendado mesmo é passar esse HDDguardian que além de analisar os dados quase que instantaneamente cita, inclusive, dados apagados no intuito de esconder uso prévio. Quem se interessar em baixar segue o link, roda em windows: http://hddguardian.codeplex.com/

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