Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
TiGuZoSo

Energia Elétrica e Surtos

Recommended Posts

Olá pessoal.
Após uma breve pesquisa, e até encontrar um tópico falando rasamente a respeito do assunto, resolvi por fim postar a dúvida.

O que acontece é que de uns tempos pra cá  (1 mês + - ), ocorriam durante o dia oscilações no fornecimento de energia, gerando instabilidade como luzes piscando.
Detalhe que quando tomo banho (chuveiro elétrico) , além da clássica queda de fase (onde a luz fica mais fraca), começou as luzes da casa inteira  a piscarem ameaçando

cair, mas com o chuveiro não chega a cair ....(apenas com o pc). (Existe um disjuntor para o chuveiro eletrico e outro para a casa), ou seja circuitos separados. 
O que me deixou ainda mais confuso.

 

O que me deixou mais preocupado, foi nesta ultima semana, em um dia quando fui esquentar o almoço no microondas (tava apenas com pc , geladeira e o microondas ligado), ocorreu uma pane elétrica onde a luz caia e voltava várias vezes até que tive que obrigatoriamente desligar o disjuntor assim ia dar uma ***** maior....
Depois de um tempo voltando a ligar o disjuntor as coisas pareciam voltar ao normal....(mero engano)
Esses dias quando chego em casa para realizar algum trabalho mais pesado no computador ou até jogar algum jogo....acontece a mesma coisa, a luz oscila depois de um tempo e acaba caindo. (Obs: O disjuntor não desarma nem nada).

Estou entrando em pânico =(


Observei que o problema ocorre somente na minha casa, inclusive desconfio que possa ser um problema no Disjuntor, ou fio afrouxado ,ou até disjuntor problemático / velho ou dando sinal de que vá "morrer".  

Hoje chamarei um técnico do condomínio para realizar uma checagem no sistema.
(Confguração PC = Fonte Corsair 600w com PFC ativo, PhenomX4, GTX960oc....etc

Alguém tem alguma luz a respeito do assunto?
 (No outro tópico semelhante a pessoa diz ter trocado o disjuntor e que o problema cessou, mas isso pra mim é muito estranho).
Att

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Disjuntores velhos, emendas com mau contato, dentro de casa, na rede, nos disjuntores  ou no poste são os principais candidatos a apresentar os citados sintomas. Isso nada, absolutamente nada tem a ver com surto de tensão.

Revise, com um eletricista, sua instalação desde o poste.. Peça para ele reapertar todas as conexões...

Com um voltímetro dá de checar até onde, na instalação, as oscilações estão presentes e desse modo se pode de modo bastante científico localizar a fonte do problema.. O teste com o voltímetro mostrará se algum disjuntor está comprometido..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Agradecer a resposta e a sugestão!


Ontem quando voltei do serviço entrei em contato com a concessionária de luz, e por orientação do meu eletricista ele pediu para que fizessem uma revisão do "relógio"...

Incrivelmente vieram super rápido, descobriram que o problema de fato era no relógio em uma chapa de aço que faz divisão entre o relógio e uma "chapa" que protege a chave seletora estava em oxidação e criando mal contato entre os componentes podendo ter causado um problema gravíssimo.
Sorte que foi resolvido antes de um maior problema.

Ademais, agradeço à comunidade!
 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×