Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
TiGuZoSo

Energia Elétrica e Surtos

Recommended Posts

Olá pessoal.
Após uma breve pesquisa, e até encontrar um tópico falando rasamente a respeito do assunto, resolvi por fim postar a dúvida.

O que acontece é que de uns tempos pra cá  (1 mês + - ), ocorriam durante o dia oscilações no fornecimento de energia, gerando instabilidade como luzes piscando.
Detalhe que quando tomo banho (chuveiro elétrico) , além da clássica queda de fase (onde a luz fica mais fraca), começou as luzes da casa inteira  a piscarem ameaçando

cair, mas com o chuveiro não chega a cair ....(apenas com o pc). (Existe um disjuntor para o chuveiro eletrico e outro para a casa), ou seja circuitos separados. 
O que me deixou ainda mais confuso.

O que me deixou mais preocupado, foi nesta ultima semana, em um dia quando fui esquentar o almoço no microondas (tava apenas com pc , geladeira e o microondas ligado), ocorreu uma pane elétrica onde a luz caia e voltava várias vezes até que tive que obrigatoriamente desligar o disjuntor assim ia dar uma ***** maior....
Depois de um tempo voltando a ligar o disjuntor as coisas pareciam voltar ao normal....(mero engano)
Esses dias quando chego em casa para realizar algum trabalho mais pesado no computador ou até jogar algum jogo....acontece a mesma coisa, a luz oscila depois de um tempo e acaba caindo. (Obs: O disjuntor não desarma nem nada).

Estou entrando em pânico =(

Observei que o problema ocorre somente na minha casa, inclusive desconfio que possa ser um problema no Disjuntor, ou fio afrouxado ,ou até disjuntor problemático / velho ou dando sinal de que vá "morrer".  

Hoje chamarei um técnico do condomínio para realizar uma checagem no sistema.
(Confguração PC = Fonte Corsair 600w com PFC ativo, PhenomX4, GTX960oc....etc

Alguém tem alguma luz a respeito do assunto?
 (No outro tópico semelhante a pessoa diz ter trocado o disjuntor e que o problema cessou, mas isso pra mim é muito estranho).
Att

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Disjuntores velhos, emendas com mau contato, dentro de casa, na rede, nos disjuntores  ou no poste são os principais candidatos a apresentar os citados sintomas. Isso nada, absolutamente nada tem a ver com surto de tensão.

Revise, com um eletricista, sua instalação desde o poste.. Peça para ele reapertar todas as conexões...

Com um voltímetro dá de checar até onde, na instalação, as oscilações estão presentes e desse modo se pode de modo bastante científico localizar a fonte do problema.. O teste com o voltímetro mostrará se algum disjuntor está comprometido..

Compartilhar este post

Link para o post

Agradecer a resposta e a sugestão!

Ontem quando voltei do serviço entrei em contato com a concessionária de luz, e por orientação do meu eletricista ele pediu para que fizessem uma revisão do "relógio"...

Incrivelmente vieram super rápido, descobriram que o problema de fato era no relógio em uma chapa de aço que faz divisão entre o relógio e uma "chapa" que protege a chave seletora estava em oxidação e criando mal contato entre os componentes podendo ter causado um problema gravíssimo.
Sorte que foi resolvido antes de um maior problema.

Ademais, agradeço à comunidade!

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais