Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal, eu tenho um i3 4160 a 1 ano e meio e ando reparando que as temperaturas dele quando esta sem muito uso fica em torno de 40°C até por volta de 60°C (as vezes). Mas quando faço aquele  teste de estabilidade de sistema do aida64, ele costuma chegar até por volta de 80°C até 85 °C, mas assim que ele para o teste volta ao temperatura que citei no inicio.

A minha dúvida é essas temperaturas são normais, pois no teste não acusa nem super aquecimento ou throttling.

E já limpei o cooler, troquei a pasta térmica e verifique se o cooler estava bem encaixado

Agradeço quem puder ajudar

Postado
15 horas atrás, Rafael Rovay disse:

A minha dúvida é essas temperaturas são normais, pois no teste não acusa nem super aquecimento ou throttling.

E já limpei o cooler, troquei a pasta térmica e verifique se o cooler estava bem encaixado

Não são normais. Até 75ºC é aceitável. De 75ºC a 80ºC é preocupante, acima disso está fora do recomendado para a longevidade e a estabilidade do processador.

Está usando qual pasta térmica? Colocou a gota de pasta? Qual a quantidade de pasta que usou?

As presilhas do cooler estão bem fixadas?

Configuração completa, gabinete incluso.

Está usando opção "desempenho" do Gerenciador de Energia do Windows?

Postado
3 horas atrás, Contiusa disse:

Não são normais. Até 75ºC é aceitável. De 75ºC a 80ºC é preocupante, acima disso está fora do recomendado para a longevidade e a estabilidade do processador.

Está usando qual pasta térmica? Colocou a gota de pasta? Qual a quantidade de pasta que usou?

As presilhas do cooler estão bem fixadas?

Configuração completa, gabinete incluso.

Está usando opção "desempenho" do Gerenciador de Energia do Windows?

@Contiusa obrigado pela resposta

eu uso esta pasta térmica da implastec http://www.kabum.com.br/produto/17401/pasta-termica-implastec-15g-6155-2484

Ja fiz alguns testes só colocando uma gota desta pasta e espalhando ela com o dedo no processador, deixando uma fina camada.

As presilhas estão bem fixadas sim

A configuração completa é:

placa-mãe: Gigabyte G1.Sniper B5

Processador: i3 - 4160 com cooler original

Memórias: 2 x 4GB DDR3 Corsair Vengeance 1600 MHz

1 SSD SanDisk e 1 HD

Gabinete: Cougar Archon

Fonte: Corsair CX 500

Possuo três coolers neste gabinete, 1 que veio com o gabinete e 2 aerocool dark force 12 cm

Irei verificar a sua pergunta, pois não lembro realmente.

E o windows que uso é o 10.

E notei também que ambos os dissipadores da placa-mãe andam ficando quentes, tanto o que do lado do processador, quanto o do chipset.

Postado

@Rafael Rovay a Implastec é uma pasta muito ruim, pior do que o elastômero que vem no cooler box. Isso é um problerma, especialmente com o cooler box que já é fraco.

Mas veja se o cooler box está bem fixado, com as quatro presilhas encaixadas até o final. 

Podia tirar um print do HWmonitor com ele no teste do AIDA depois de 5 minutos. Selecione apenas CPU e deixe o resto desmarcado. Não use FPS porque fica muito pesado.

O VRM e o northbridge da placa-mãe pode até esquentar, mas demais não é comum, e essa sua placa é boa. Está usando estabilizador?

Postado

@Rafael Rovay uma pasta bem decente e barata é a DeepCool Z5. É sempre bom ter um tubo de pasta em casa, então eu recomendo comprar e deixar guardado na gaveta para qualquer eventualidade.

A questão é que se você estiver aplicando a Implastec direito, não vai abaixar tanto com o Z5, mas melhora um pouco. O conjunto de fatores é que faz a temperatura ficar assim.

Não tem placa de vídeo?

Como está a orientação dos coolers no gabinete?

Postado

@Contiusa A pasta está sendo aplicada corretamente ;)

Estou esperando a placa de vídeo chegar, será uma XFX RX 470 4GB

A orientação dos coolers é: o que veio com o gabinete tirando o ar quente, 1 cooler da aerocool ta jogando ar frio da lateral do gabinete onde fica a placa de vídeo e um outro na parte frontal do gabinete jogando ar frio também.

Postado
2 minutos atrás, Rafael Rovay disse:

@Contiusa fan traseiro para fora, lateral e frontal para dentro.

É, cara, então é isso aí. Você tem que ver se as presilhas do cooler box estão bem presas. Se quiser comprar a DeepCool Z5 é uma boa, vai melhorar. Se não ficar entre 70-75ºC no máximo, recomendo comprar um cooler. Nem que seja um Hyper TX3 ou Gammaxx 200T ou 300.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!