Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Oi pessoal, depois de perceber um certo travamento no meu pc, graças as umas dicas que o @Math.Pi me lembrou, verifiquei que meu processador esta super aquecendo.

As configs da máquina

i5 2500k

Gigabyte Z68XP-UD3

8 ram (2x4)

GTX 1070

Corsair 650 (não lembro o modelo, mas é aquele com os escritos em verde)

E um Thermaltake Frio (CLP0564)

Gabinete CM Storm

Algumas coisas que eu percebi... A temp do processador chega a 90º. Ele nunca chegou a travar o sistema, mas ele dá aquelas "travadinhas"... Um fan que tenho na parte superior do gabinete parou de funcionar, coisa que eu estou providenciando a troca. Minha dúvida principal é... O que mais fazer? Uma limpeza pode diminuir muito as temps?? Ele está um pouco sujo, mas não tanto assim.

E outra coisa... Filtros de ar no gabinete, ajudam com a poeira, mas poderia esquenta mais o processador?? A pasta térmica, troquei a menos de 1 ano, vale a pena trocar de novo???

O que mais vocês recomendam??

Postado

@KinKaray Amigo está bem estranho essa temperatura, você usa cooler box? já verificou a pasta termina? se estiver tudo ok te recomendo por um Air cooler tipo um TX3 EVO

• Membro VIP
Postado

Verifique se o cooler está corretamente encaixado na placa-mãe e está fazendo perfeito contato com a superfície do processador, aproveitando, já troque a pasta térmica por uma de qualidade.

• Curtir 1
Postado

O cooler que eu uso é um Thermaltak Frio (modelo CLP0564). E como eu disse, troquei a pasta recentemente (menos de 1 ano). Vou fazer mais uma limpeza nele agora de tarde, pois ele está um pouco sujo. Mas de resto, está normal

Postado

verifique a tensão da CPU, se estiver acima de 1,3V pode ajudar a sobreaquecer. se você nao tem over pode segurar com 1,25V que fica de boa. Como esta a exaustão do gabinete?

Postado

Reveja seu projeto de ventilação da maquina limpe e troque pasta térmica caso não resolver teste as voltagens como

9 minutos atrás, LeonardoJD disse:

verifique a tensão da CPU, se estiver acima de 1,3V pode ajudar a sobreaquecer. se você nao tem over pode segurar com 1,25V que fica de boa. Como esta a exaustão do gabinete?

se for acessível teste placa-mãe e verifique se o chipset também aquece, se sim pode ser os drivers da maquina.

Formate e reinstale os drivers

• Curtir 1
Postado

Bom, não tenho over nele... Está em stock, no momento.
Segundo o HWMonitor, a tensão esta ente 0.991 e 1.256 (ele muda sozinho sem eu tocar nisso).

Em questão de projeto de ventilação, eu tenho 1 fan na frente do PC empurrando ar pra dentro, 1 fan na parte de cima tirando, mas desconta ele, pois ele é o problematico, e 1 na parte traseira puxando o ar pra fora.

O que eu pretendo fazer... Comprar dois fans, um para substituir o que está quebrado na parte superior do ganibente, e agora estava pensando, vale a pena colocar mais 1 na frente para aumentar a entrada de ar, ou mais um na traseira e/ou parte superior para aumentar a saida de ar? Quanto a limpeza, assim que chegarem os fans, vou tirar tudo, fazer uma limpeza minuciosa e colocar uma pasta térmica decente! :D

Postado

Muito esquisito bater em 90ºC com esse air cooler da Thermaltake (e o gabinete que você tem).

Qual pasta térmica está usando? Está aplicando a gota? Vide foto abaixo. Caso não esteja, essa é a forma mais segura de aplicar a pasta. Pode até colocar um pouco mais, mas não passe disso.

172acd99_vbattach213935.jpeg

Está usando estabilizador?

Quais as temperaturas dos TMPINS do HWmonitor?

O Thermaltake está bem fixado? Tudo indica que não.

Os fans do Thermaltake estão funcionando?

Os fans do Thermaltake estão em linha ou soprando um de frente para o outro?

Qual a temperatura da GTX 1070 em jogos?

Postado

Bom, não tenho over nele... Está em stock, no momento.
Segundo o HWMonitor, a tensão esta ente 0.991 e 1.256 (ele muda sozinho sem eu tocar nisso).

Em questão de projeto de ventilação, eu tenho 1 fan na frente do PC empurrando ar pra dentro, 1 fan na parte de cima tirando, mas desconta ele, pois ele é o problematico, e 1 na parte traseira puxando o ar pra fora.

O que eu pretendo fazer... Comprar dois fans, um para substituir o que está quebrado na parte superior do ganibente, e agora estava pensando, vale a pena colocar mais 1 na frente para aumentar a entrada de ar, ou mais um na traseira e/ou parte superior para aumentar a saida de ar? Quanto a limpeza, assim que chegarem os fans, vou tirar tudo, fazer uma limpeza minuciosa e colocar uma pasta térmica decente! :D

@Contiusa Passei a pasta direitinho....  Estou postando uma foto do HWMonitor pra você dar uma olhada.... A temp da 1070 em idle tá 56º em Idle.... Agora em jogos preciso ver...

P.S.: Adoro o verão em Sampa por isso... Ta um calor infernal... E eu sem ar condicionado! :P

HWMonitor.jpg

Postado
29 minutos atrás, KinKaray disse:

O que eu pretendo fazer... Comprar dois fans, um para substituir o que está quebrado na parte superior do ganibente, e agora estava pensando, vale a pena colocar mais 1 na frente para aumentar a entrada de ar, ou mais um na traseira e/ou parte superior para aumentar a saida de ar?

Não adianta fazer nada disso. O seu gabinete já é bem ventilado. Mesmo que só tivesse um fan exautor atrás, o seu processador jamais poderia bater em 90ºC com esse Thermaltake Frio. Ele deveria estar no máximo a 60-70 em jogos, isso se você estivesse fazendo alguma coisa errada ou usando uma pasta muito ruim.

Ou você montou o CPU cooler errado, ou colocou pasta térmica demais, ou a pasta térmica é feita de cera de vela ou o HWmonitor está bugado. Veja com o Real Temp e o HWiNFO64 para confirmar se é isso aí mesmo.

Refaça a montagem do Thermaltake Frio e coloque a gota de pasta que eu indiquei.

Qual a marca da pasta térmica?

Você colocou as fans do Thermaltake de frente um para o outro? Tem que ver isso também. Eles precisam estar em linha, os dois soprando para a mesma direção (atrás do gabinete).

Postado
1 minuto atrás, KinKaray disse:

@Contiusa Uma dúvida... O sensor da placa-mãe pode estar bugado tb??

Não, os TMPINs parecem normais. Tem um a 71ºC, que é um pouco quente, mas nada anormal.

Os fans do Thermaltake parecem muito devagar. Onde os fans do CPU cooler estão plugados? No CPU_FAN? Está usando splitter ou plugando os fans em lugares diferentes.

Tem que rever essa montagem aí. São fans de 2500rpm. Com essas temperaturas de 80ºC eles deveriam estar acima de 2000rpm. Estou vendo fans a 800rpm.

Onde eles estão plugados?

Postado

@Contiusa Saquei... Já já estou vendo isso...Sem querer eu coloquei um HD pra fazer a formatação complete, e ele está demorando pra terminar, e eu não queria desligar antes de ele terminar. Mas assim que ele acabar eu vejo tudo isso

• Curtir 1
Postado

@Contiusa Realmente... Haviam 3 problemas... Os fans do cooler estavam em 1 mesma entrada da placa-mãe, o fan desligado estava usando 1 entrada, e eu ainda acho que o fans do cooler estão jogando ar pra dentro do cooler, e não fazendo uma corrente de ar pra fora...

Já tirei o fan que parou de funcionar e estou usando uma entrada pra cada fan do cooler. Só que os fans do cooler ainda estou arrumando. Não tenho pasta térmica aqui comigo, vou ter que comprar... Mas só vou conseguir semana que vem, ou seja... Sem jogos e sem stressas o pc nesse meio tempo!!!

EDIT

Curioso como sou, não me aguentei....

Joguei 10 minutos de CS GO, e as temps pararam na casa 78~80 graus, mas tenho fans que ficam rodando nos 800 RPMs e não sei como aumentar.... Mas vou esperar a pasta térmica chegar e ver se não são os do cooler mesmo

Postado

@KinKaray mas os dois fans podem ser plugados no mesmo conector. Você tem um spliter como este da foto? Plugue os dois fans no splitter e coloque apenas no "CPU-FAN".

Esses coolers vêm com um controlador embutido (no fio). Você precisa colocar os dois em "high". Como na foto:

thermaltake-frio-7b.jpg

Como eu já perguntei (duas vezes :D), os dois fans do Thermaltake estão em linha?

O da frente precisa estar assim:

201011516445176712.jpg

O de trás precisa estar assim (com a etiqueta aparecendo):

201011516445159246.jpg

Entende? Se os fans estiverem montados desta forma, se os dois fans estiverem com o controlador em high, e se os dois fans estiverem plugados no splitter e conectados no CPU_FAN, com o controle no BIOS em "normal", você não deve ter problemas.

Qual é a pasta térmica que você está usando?

Postado

"Da frente" que você diz, é que aponta pra frente do gabinete, correto? Se for isso, eles estão encaixados corretamente.

1 deles está no Sys_fan e o outro no CPU_Fan...

Quanto a pasta térmica, estou realmente usando uma genérica.... Na época que eu comprei o PC, eu era um pouco *****....

Vou desmontar e passar uma nova... Qual você me recomenda?

P.S. Os dois estão no High... Os que não passam de 800RPM podem ser os do gabinete?

Postado
7 minutos atrás, KinKaray disse:

"Da frente" que você diz, é que aponta pra frente do gabinete, correto? Se for isso, eles estão encaixados corretamente.

Sim, então está correto.

Citação

1 deles está no Sys_fan e o outro no CPU_Fan...

Não é o ideal, pois eles podem rodar em rotações diferentes. Dá para comprar um splitter? Eles são baratos

Citação

Vou desmontar e passar uma nova... Qual você me recomenda?

DeepCool Z5 é uma pasta decente e barata. Guarde ela com cuidado depois porque elas duram. Você vai ter pasta para usar durante alguns anos no processador e na placa de vídeo se quiser. Ou uma MX-4.

Citação

P.S. Os dois estão no High... Os que não passam de 800RPM podem ser os do gabinete?

A questão é que você tem três fans aparecendo no HWmonitor. O terceiro deve ser um fan de gabinete, provavelmente o de trás, pois eles costumam ser de 1000-1200rpm. Os outros dois, na faixa dos 800rpm, só podem ser os do Thermaltake, não?

Quais fans você tem plugados na placa-mãe? Os dois do Thermaltake e mais um? Esse outro seria o de trás? Se for, é isso aí mesmo. O de trás deve ser o de 1100rpm.

Vá no BIOS e veja como está o controle dos fans. Precisa estar em normal, default ou algo do gênero.

Como eu disse, são fans de 2500rpm. Eles deveriam ficar acima de 2000rpm em load. Teste aí para ver qual fan é qual.

Mas recomendo comprar o splitter e a pasta térmica para "ontem". Se não puder comprar o splitter agora, tire o fan de trás e deixe apenas o da frente plugado no CPU_FAN. Provavelmente vai ficar melhor do que está.

Postado

Tenho 4 fans ligados na placa-mãe...

1 na frente do Gabinete

1 atrás do gabinete

2 no cooler.

Cada um ligado numa "saida" diferente.

Esse spliter eu tenho um. Mas to com medo de usar, pois é "Made in Paraguay"!!!

Vou ver se na minha folga semana que vem, bato perna um pouco na Santa Ifigênia e compro... Fui ver a pasta térmica no Kabum, só o frete dobra o preço da pasta! :P

Postado
23 minutos atrás, KinKaray disse:

Esse spliter eu tenho um. Mas to com medo de usar, pois é "Made in Paraguay"!!!

Pode usar. Esses cabos adaptadores não tem mistério. Provavelmente um dos lados vem com um pino faltando / espaço vazio (é assim mesmo). Plugue o fan de trás no que tiver o pino faltando. O fan da frente coloca no que tem os 4 pinos.

Procure na Efigênia por alguma pasta barata que seja da Cooler Master, Xigmatek, DeepCool. Mas não compre pasta que vem em sachê e não compre Arctir Silver 5, uma pasta pré-histórica, muito falsificada, cara, que tem tempo de cura e era muito famosa na década de 2000. Mas totalmente ultrapassada hoje em dia. Sem contar que você pode pegar de um lote de dez anos atrás que veio do Paraguai. Também não compre Implastec, Implastec Silver, aquelas genéricas "de ouro", "de prata" e afins.

Só essas que eu falei mesmo - Cooler Master, Xigmatek, DeepCool.

Mas se você resolver o problema dos fans, já deve dar uma boa melhorada. Use o splitter e veja como fica. Não precisa ter medo. Pior é deixar do jeito que está.

• Curtir 1
Postado

@Contiusa

Fiz o o que você falou de conectar os fans do processador no split e no CPU_Fan. Desapareceu 1 fan do HWMonitor e a temp não mudou. Acho que o problema dever ser no encaixe e na pasta térmica mesmo! Semana que vêm vou fazer a super limpeza e reaplicar pasta térmica!

Uma pequena dúvida sobre filtros de ar... Você tem alguma recomendação? No gabinete, tem um painel aberto na parte de cima, que é por onde boa parte da poeira entra no PC... Queria colocar um filtro ali, mas não sei qual filtro usar, pois não quero prejudicar muito o fluxo de ar da máquina

Postado
5 minutos atrás, KinKaray disse:

@Contiusa

Fiz o o que você falou de conectar os fans do processador no split e no CPU_Fan. Desapareceu 1 fan do HWMonitor e a temp não mudou. Acho que o problema dever ser no encaixe e na pasta térmica mesmo! 

Não, é porque o fan não passa de 800rpm. O seu BIOS deve estar todo bagunçado. Você precisa ir lá ver, como eu disse, como está o controle do CPU_FAN.

Boa sorte aí, espero que resolva.

• Curtir 1
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!