Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite! Tenho um problema no meu computador que não consigo descobrir o que é... Eu trabalho como técnico numa loja e nunca vi isso acontecer na máquina de nenhum cliente meu. É o seguinte:

Estou jogando normalmente, por exemplo, CS:GO, com FPS de 120-200, e do nada o jogo cai pra 20-30 frames durante 5 a 10 segundos, depois volta a ficar na taxa de quadros normal. Isso acontece constantemente, pelo menos 1 vez por minuto. Chequei as temperaturas, clock da placa, e pelo MSI Afterburner não vejo alteração nenhuma, a placa fica entre 60 e 70 graus, e o clock se mantém estável. Porém, reparei que no gráfico que indica o uso de GPU, o uso cai drasticamente durante o momento em que a taxa de quadros cai, descendo de 50-70% de uso (O CS:GO realmente não faz uso da GPU da maneira correta)  para 10, 15%. E isso acontece com TODOS os jogos: TERA Online, The Witcher 3, Black Desert, Dirt 3, The Crew, MKX... Isso me incomoda demais porque a queda é muito perceptível, realmente atrapalha a jogatina.  Chequei a CPU, e ela não tem oscilação nenhuma durante os games.

O que tentei: Limpeza da Placa de vídeo e de todo o computador. Formatação, Troca de sistema (W10 para W7 e W7 para W10), instalação de drivers mais antigos, diminuir ao máximo o clock da GPU para diminuir a temperatura, cooler no máximo, entre outros.

Uso atualmente Windows 10 atualizado na edição de aniversário, tenho todos os pacotes de você Redist, Direct X,PhysX instalados, Drivers e programas atualizados.

Meu Hardware:
Placa de vídeo: HD 7770 1GB Power Color
Processador: FX 6100

Placa-mãe: AM3 M5A78L-M

Memória: 2x Kingston DDR3 1333MHz (comum)

Fonte: One Power 500w (quebra galho mesmo, minha corsair queimou)

SSD: Kingston 120GB v300

HDD: WD Green 1TB

O Problema acontece faz bastante tempo(antes mesmo da minha fonte corsair de 500w queimar), porém de uns dias pra cá começou a ficar bem acentuado e está ficando difícil de jogar.

Desde já agradeço a atenção!

Postado

Bom dia, primeiro você não tem problema, você acha que o pc esta com algum problema, você esta bem :) Gosto disso.

Segundo baixe esse software SPECCY (ele da informações técnicas da GPU e do PC inteiro), e com toda tranquilidade rode e save toda configuração e vejas leituras e colabore postando aqui, em seguida pergunte se esta tudo normal, Também faça você mesmo: rode algum programa junto com o speccy (de preferência o que você acha esta dando problema) e veja se a temperatura da GPU é a mesma. Veja as especificações da placa de vídeo e compare com as do programa. Se ver diferença grandes dos valores, as vezes é porque o pc diminui a velocidade para economizar energia por exemplo do Core no vídeo se for 750 ele baixa pra 380 modo economia. Se notar alguma diferença coloque um novo tópico ou no mesmo essa diferença e pergunte sobre isso.

===> IMPORTANTÌSSIMO- Sua placa de vídeo tem ventoinha? Veja se esta rodando. Se a placa de vídeo estiver com problemas tire-a com carinho e use a onboard.

Postado

clubenauta, agradeço pelas dicas e informações. Fiquei 2 dias sem usar o pc pois abri ele pra fazer uma limpeza geral, nisso, a placa de video parou de funcionar, só a onboard funcionava. Aí testei uma placa de vídeo mais simples, e funcionou no pc. A minha, testei em outra máquina e funciona normal. Acredito que na limpeza, devo ter passado o pincel forte demais e ferrei uma dos dentes da PCI-E ou então a fonte não aguenta entregar a energia pra placa de vídeo, já que minha 7770 pede um conector da fonte de 6 pinos, e a que estou testando, uma GT 630, não necessita.

Sobre a queda no uso da GPU, acredito que era culpa do aquecimento do processador, monitorei que sempre que chegava nos 75 graus, o Uso da GPU caía, a temperatura da CPU caía junto, e voltava a funcionar normal, tanto que quando precisei testar minha 7770 em outra máquina para saber se ainda funcionava, não apresentou tal oscilação! (espero estar sendo claro e não confundir sua cabeça hehehe)

Resumindo: Acredito que o problema era o aquecimento do Processador, o cooler estava sujo e com rotação ruim, é bem antigo, comprei outro hoje e vou fazer alguns testes de temperatura(comprei um cooler master blizzard t2). Já sobre o novo problema que o pc está apresentando, acredito que seja um dos que citei acima:

* A fonte é de baixa qualidade e não está entregando a energia que a 7770 pede.

*Na pincelada que dei, entortei ou quebrei um dos dentes do Slot PCI-e , a 7770 usa todos os pinos por isso não funciona, já a GT 630 por ser mais simples não utiliza todos os pinos, e o que eu devo ter entortado é algum que a GT 630 não faz uso)

Detalhes que podem ajudar a diagnosticar o problema:
*Quando ligo o PC com a 7770 plugada, ela fica com o FAN em 100% (fazendo muito barulho)

*Mesmo com a 7770 no pc, O video na onboard funciona normalmente.

De qualquer forma, vou comprar uma fonte de melhor qualidade (Uma corsair ou EVGA dependendo do preço) e uma placa-mãe melhor pra linha FX.

Desde já, fico grato pela atenção!

• 5 semanas depois...
Postado

@clubenauta Boa noite amigo! Depois de bastante tempo sem GPU, Comprei uma nova, a antiga estava com problema mesmo, minha nova aquisição foi uma RX 470 de 4GB. Acontece que, apesar de em todos os jogos a placa nova ter um desempenho MUITO mas MUITO superior, no jogo Counter Strike: Global Offensive, o processador está dando um gargalo absurdo e está rolando o mesmo problema que antes nos jogos. Eu gravei para poder mostrar com mais precisão o que está rolando: 

Na descrição do vídeo deixei mais detalhes.

Antigamente eu jogava CS com esse mesmo KIT que tenho agora (mudando somente a placa de vídeo) e conseguia jogar com mais FPS do que jogo agora, e não tinha essas quedas ridículas... Mudei a PSU também, agora uso uma CX 500 como tinha antigamente.

Postado

@Hector Eugenio
Já tive o FX-6100 com a mesma mobo e tive muitos problemas assim em jogos com uma HD 7870. Troquei por um i5 e a HD 7870 está rodando praticamente tudo de boa.
Mas sinceramente, até hoje não sei se foi o processador ou a placa-mãe a causa do problema.

Postado

Bom, vou comprar mesmo um kit novo, placa-mãe de Chipset 970 + FX 8300, na kabum sempre está com um preço bacana e fica mais barato que montar i3, no caso só encontrei preços bons com DDR4, nao tenho dinheiro pras memorias agora, só pra MB e a CPU. Quando comprar, posto aqui se o FX6100 com outra MB continua no Gargalo ou não, e peço pra encerrar o Post após isso. Farei a compra entre dia 10 e dia 15 do mês que vem.

Postado

@Hector Eugenio
Você também pode pegar um i3-4150 e uma B85M-E por exemplo, depois pega um i5 ou i7 (único problema é que o preço deles não abaixa). Com esse combo AMD você gastaria mais energia e as opções de upgrade seriam bem limitadas por causa do TDP da mobo. Outro motivo de optar pelo i3 seria a performance por núcleo superior, e geralmente os FX's só mostram mais serviço em jogos e programas que necessitem usar vários núcleos. Apenas minha opinião.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!