Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Fala galera, meu problema é o seguinte, eu trabalho numa loja de informática porém só entendo de Hardware e agora meu chefe pediu para eu estudar redes para implementação em empresas de cliente e para uma implementação interna que será feita nos próximos meses. Bom o fato é que eu não sei quase nada de redes de computadores e não tenho paciência para ficar estudando conceitos e protocolos, eu prefiro aprender direto a parte prática e a teórica ir aprendendo com a convivência. 
Então para começar gostaria que me ajudassem a montar a seguinte rede:

Um servidor que vai rodar um sistema comercial da loja, vale ressaltar que são duas lojas em cidades diferentes então será necessário a criação de uma VPN para compartilhamento do mesmo banco de dados (estoques, preços etc) entre as lojas.
- Quais as melhores formas de se fazer isso, que seja simples (de fácil manutenção) e estável?

E será necessário também a implantação de uma redundância de Links, para caso um caia o outro funcione. Eu pesquisei e aparentemente a melhor forma de se fazer isso é com o TP-Link 480t, mas caso haja outras formas melhores eu gostaria de saber.

Por último quero que a rede fique segura e pelo que eu li até agora a melhor forma de se fazer isso seria algo do tipo:
Link 1 / Link 2 > Roteador TP-Link 480t > Servidor > Estações. Preciso de dicas para isso também.

Obs: Essa rede com 2 links será usada somente na loja matriz. Mas caso futuramente precise, seria possível fazer o mesmo na filial sem comprometer a VPN? 

Obs 2: Eu li os outros tópicos mas geralmente os usuários são mais avançados, eu sou iniciante preciso que me expliquem mais claramente.

Desde já agradeço.

Postado

Cara, Recomendo você usar algum ativo da mikrotik, um roteador que da para fazer a redundância dos linkks ou até balance usar os dois ao mesmo tempo e nele também pode ser realizado a VPN.

Postado

@Cadu Campos Como assim ativo da mikrotik?
Eu pesquisei um pouco sobre o Mikrotik porém achei um pouco complexo. Na verdade não achei nenhum conteúdo introdutório ensinando instalação do sistema como o sistema funciona etc... Eu fiquei perdido e resolvi procurar por formas mais acessíveis

Postado

Mikrotik é uma empresa que fabrica roteadores para fins de prover acesso, existe vários modelos de ativos como rb750, rb450g, rb2011 uias, ccr1009... e por ai vai... ambos utilizam o mesmo S.O, então se aprendeu a mexer em uma... sabe nas demais... é um pouco difícil encontrar conteúdo em português sobre ele... mas em relação a investimento acredito que seja melhor do que montar um servidor com 2 placas de redes e configuração, visto que a manutenção também é mais fácil.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!