Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

@Gabriel Merlo Ferreira

A primeira coisa que o W10 faz é besteira, oras. Não tinha como superar minhas expectativas hahah.

Crash em 3 horas e 40 aqui. Ai ai.

@Gabriel POTUS Eu estava de saco cheio então instalei por cima mesmo. É, eu sei. Hahaha. Para testar nas mesmas condições que você ainda teria que atualizar o Windows, então foi só para ver de bobeira se já não crashava mesmo.

O site da Gigabyte finalmente voltou, vou testar se consigo usar um método alternativo de flashar BIOS primeiro para depois testar a F20, já que ela é irreversível pelo Q-Flash. Gigabyte não é lá muito esperta.

Edit: Esquece, só os fóruns voltaram, o site principal está fora...

Fiz o clean install no W10 e crashou em 5min. Estou atualizando o W10 agora, mas não tem como testar em condições perfeitas até a Gigabyte voltar para que eu possa atualizar o chipset da placa-mãe também, ainda estou com os drivers automáticos.

• Curtir 1
Postado

Update: Consegui pegar as BIOS do site da Gigabyte. Flashei a F4 (que já era minha versão) só para praticar, e resolvi não colocar a F20 ainda, fui para meu Windows 8.1 com o driver 16.40.2 (não é o mais recente mas é o mais estável até então) e deixei parado nele.

Isso foi há 3 horas. Estou cautelosamente otimista, mesmo que a possível causa e solução não façam sentido algum.

Aquele campo misterioso de tensão no HWMonitor que aparecia ao crashar já apareceu por sinal, mas sem a tela preta habitual.

cdh_rx_460_hwm.jpg

• Curtir 2
Postado

@Gabriel POTUS Ainda não. Já consegui 6 horas de estabilidade antes alterando TdrDelay, mas removi para este teste pois ele só mascara o bug, não soluciona. Com essa leitura maluca de tensão creio que já deveria ter crashado.

Talvez o problema que causa o crash tenha acontecido, mas minha placa-mãe parou de rejeitar a GPU? Sempre que tenho a tela preta a placa-mãe só volta a detectar a GPU desligando tudo. Quando você citou sua BIOS minhas suspeitas de ser algum problema sério do driver (que causa algum mal funcionamento na GPU) com a BIOS—e não necessariamente OS—aumentaram.

• Curtir 1
Postado

@Gabriel POTUS Nem me fale! É absurdamente frustrante. Teoricamente a F4 do site e a que veio na placa são a mesma coisa, mas não devem ser, ou a de fábrica veio com algum erro. Sei que quando tentei acessar o backup da BIOS original tive erro de boot, e isso jamais deveria acontecer. Ainda não tentei após o "update".

Se não vai ocorrer... veremos. Só acredito vendo, já pensei ter conseguido resolver antes só para me decepcionar depois hahaha. Deixarei o PC ligado a noite inteira antes de pensar em comemorar.

• Curtir 1
Postado

@Gabriel POTUS Não entendi, haha. O que sei é que a F20 foi desenvolvida com os Kaby Lake em mente. Funcionam em algumas configurações com Skylake, mas em outras...

Li inúmeras postagens de pessoas desesperadas após instalá-la, pois não é simples reverter. Quando entram em contato com a Gigabyte a resposta foi na linha de "Mas por quê você colocou uma BIOS para Kaby Lake se não tem um?", sendo que não consta e lugar algum que a F20 pode ser incompatível com Skylakes, apenas que passou a dar suporte aos Kabys. A Gigabyte foi de uma estupidez tremenda neste update.

• Curtir 1
Postado

@Gabriel POTUS Barreira de 6 horas quebrada. Agora estou consideravelmente otimista. Será que a placa sobrevive até a manhã?

Só não sei se o problema do pessoal com outras placas mãe também seria BIOS. Nós dois temos Gigabyte e provavelmente tínhamos a mesma BIOS, mas os outros com tela preta tem placas Intel/Asus.

• Curtir 1
Postado

@Gabriel POTUS  Não, calma! Haha, me expressei mal. O máximo que consegui ficar sem crashar no passado foram 6 horas. Já estou com o computador ligado há mais de 7 horas sem tela preta, quebrei o recorde. Deixarei até amanhã para confirmar que sim, está estável. Mal posso acreditar. (:

Que o driver tentou engasgar creio que tentou, a leitura de tensão doida da placa já mudou. Só que agora a placa-mãe mantém a GPU ligada. Antes ela congelava, a placa-mãe passava a ignorá-la, e o Windows sendo Windows deveria ficar extremamente confuso com a situação de uma placa conectada e ativa, só que não.

De qualquer forma essa placa vem com um leve OC de fábrica. Nada demais, pois ela é alimentada apenas pelo PCIe, e nem era ele: Não tive problemas com jogos nem renderizando cenas 3D, só em idle. Até baixei o clock dela em um dos testes sem sucesso, até porque ela não estava fazendo nada quando crashava. Por isso que a situação toda é tão bizarra.

Postado

@Nihal aaaa perdão me confundi então e li incorretamente 

Bom pelo menos está tudo bem por enquanto estamos na torcida que permaneça assim

7 minutos atrás, Nihal disse:

Que o driver tentou engasgar creio que tentou, a leitura de tensão doida da placa já mudou. Só que agora a placa-mãe mantém a GPU ligada. Antes ela congelava, a placa-mãe passava a ignorá-la, e o Windows sendo Windows deveria ficar extremamente confuso com a situação de uma placa conectada e ativa, só que não.

Essas leituras são meio "estranhas" mesmos confie em leituras precisar com multimetro para ter uma certeza absoluta

Acho desnecessàrio usar um kk

E é estranho mesmo "crashar" nestas situações geralmemte é quando hà uma sobrecarga ou excesso de tarefas que a gpu não consegue que pode gerar isso(crash)

Estava começando a sair das possibilidades naturais para as sobrenaturais kkk só podia ser isso kkk

Postado

@Gabriel POTUS Sei que não se trata de tensão real, e essa que é a parte legal: Essa seção "Voltages" não existe após o boot. Não é que comece zerado, o VIN0 literalmente não existe, a leitura da placa acaba na % de uso. Ele só aparece no instante no qual a placa trava. Sobrenatural. :P

cdh_rx_460_hwm.jpg

Agora ele reapareceu, e fica parado em valores aleatórios por um bom tempo. Antes do reflash da BIOS eu sofreria uma tela preta toda vez que o HWMonitor detecta uma mudança nesse VIN0. O programa pode não estar lendo a tensão, mas detecta alguma anomalia e interpreta como isso.

Postado

É isso aí:

cdh_uptime.jpg

Sem mais problemas.

Solução: Atualizar BIOS para a última versão. No meu caso era a mesma que já usava. Havia alguma coisa de errado com a BIOS que veio de fábrica, que não caiu bem com a instabilidade da Crimson.

@Dvid Ainda está tendo o problema?  Se já atualizou Windows, chipset, reinstalou os drivers usando DDU pode tentar atualizar sua BIOS. Se ela já está na última versão não tem problema, "atualize" para essa mesma versão. É perigoso mexer com a BIOS, mas foi o que resolveu.

• Curtir 3
Postado

@Nihal Não resolvi o problema, ja atualizei a bios e ainda continuou, testei também outra fonte e o problema continuou. 

Já fiz de tudo e a rx460 realmente n ta com problema porque ja foi testada em dois pcs diferentes.

A ultima atualizaçao da bios foi em 2015 ``/ agora notei q demorou muito mais para dá crashe depois que atualizei a bios mas continuou (demorou certa de 1h).

Utilizei o ultimo drive lançado, estou pensando em testar a rx460 do meu trabalho no meu pc de casa, vai q é um problema de lote (lembrando que minha rx é uma single fan e a da empresa é dual fan).

Pra quem achou que usar tudo AMD iria ficar melhor.... u.u :(

• Curtir 2
Postado

@Dvid Teste neste outro PC então. Às vezes é lote ruim, mas sinceramente acho que é alguma coisa errada com os drivers. Há um número absurdo de pessoas tendo o mesmo problema nas mais variadas configurações, com modelos diferentes de RX de fabricantes diferentes. O único ponto em comum é o Crimson. :/

Eu estava tão animada com a AMD, é a minha primeira placa deles. Depois dessa...

Postado

@Nihal  é minha primeira placa também e meu primeiro setup da AMD, sempre usei Intel e Nvidia, realmente decepcionado.

Pesquisando inglês, vi q tem muita gente com o mesmo problema e conseguindo resolver com atualização da BIOS.

AH e ja testei minha placa em dois pcs como havia dito e funcionou sem crashe, o teste q irei fazer é com a RX que n é minha em meu pc. 

32 minutos atrás, Nihal disse:

Eu estava tão animada com a AMD, é a minha primeira placa deles. Depois dessa...

• Curtir 1
Postado

Foi só baixar a guarda que ela crashou. Acreditem se puder...

Eu realmente não queria colocar a F20 aqui. Como deu uma estabilizada (mesmo que ainda crashe), acho que vou esperar por um driver que solucione ou uma nova versão da BIOS/forma mais segura de reverter a atualização na qual a Gigabyte deve estar trabalhando depois do fiasco da F20+Skylake.

Postado

Estou com o mesmo problema. Quando utilizo o PC, em alguma hora aleatória a tela inteira trava na imagem que estava (não fica preta), o som para e o teclado fica travado (não posso ativar/desativar o NumLock por exemplo).

E realmente é em horas aleatórias. Já fiquei jogando alguns jogos (CS:GO e Rust) por umas 5h e não deu crash algum. Já tive umas 7h de uso corridas e nada de crash.  Porém já deu crash após algumas horas jogando algo, alguns minutos jogando algo, também alguns segundos após o computador ter sido ligado, após 3 minutos de um vídeo em 1080p no Youtube e após simplesmente mexer o mouse depois que liguei o PC. Completamente aleatório esses crashes.

Minhas configurações:

AMD FX-6300

XFX Radeon RX 460 2gb

placa-mãe ASUS M5A97 RE 2.0

Kingston HyperX Fury (2x4gb)

Fonte Corsair CX430 - 430W

Windows 10

Já atualizei a BIOS pra versão mais atualizada no site da ASUS  e os drivers de tudo do computador. Nada realmente adiantou.

Quando da esse crash pra mim, a placa não vai ligar por um tempo também, nem mesmo a ventoinha dela, mas depois de um tempo (também aleatório), ela volta.

Acho que o que vou fazer mesmo é entrar na garantia e pedir devolução do dinheiro, já que meu PC chegou quinta feira. Não queria ter que recorrer a isso porque comprei na pichau, e eles tem a fama de serem tão ágeis quanto uma planta. Se fizer isso vou ficar sem PC até o final de janeiro possivelmente, e não tenho como ficar só sem a placa de vídeo porque a minha placa-mãe não tem saída de vídeo :(

• Curtir 1
Postado

@Rafael Abel Pois é. Já cogitei acionar a loja (Kabum neste caso), mas há dois empecilhos: Qual placa pegaria no lugar? Não quero uma 750 Ti ou uma 1050 super faturada. Fora isso será difícil convencer a loja de que há um problema com a placa. Terei que documentar tudo minuciosamente e me preparar para talvez acioná-los judicialmente. Detesto ir tão longe, mas com certas empresas é o que funciona.

O seu caso é ainda pior, sem a saída de vídeo.

Postado

@Nihal Eu não sei o que fazer, sinceramente.

Posso acionar a devolução dentro dos 7 dias e pegar o dinheiro gasto e investir em outro PC. Mas se eu fizer isso na própria pichau vai demorar mais um tempão pra entregar porque, como eu disse, a pichau é tão ágil quanto uma planta. Posso pegar esse dinheiro e comprar as peças na pichau mesmo ou na kabum, só que vai demorar mil dias pela pichau ou vai sair mais caro pela kabum. Posso entrar na garantia e enviar a peça pra eles e esperar todos os 30 dias, sem computador, até eles fazerem alguma coisa. Ou seja, só me ferro.

Se eu fosse comprar uma placa nova (tentando fugir da AMD), eu pega uma GTX 1050TI, pago bem mais caro mas é o que tem. A 750 é pior que a RX460 e eu to com paranoia de pegar outra dessas então... 1050 TI é o que há.

O que me irrita MESMO é que eu comprei o computador montado, e a pichau pede 8 dias para produção, que já é um prazo ridículo por si só. Me falaram que fazem dois dias inteiros só de testes, então 48h. Como é possível ter 48h de teste e nenhum crash, mas comigo em menos de 24h eu já tenho 3 e em 48h meu computador ficou inutilizado por umas 10h com uns 8 crashes?

Liguei meu computador agora, que tava desligado desde ontem as 18h, e nem deu sinal de vídeo, assim como ontem. Vou continuar usando meu notebook de 10 anos atrás que trava num vídeo do youtube a 720p.

Sei lá o que fazer. E pra melhorar tudo nem peru de natal vai ter aqui em casa, que tristeza.

Feliz natal a todos (especialmente aos com problema na RX460 porque eu sinto mais compaixão por vocês :))

• Curtir 1
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!