Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Onde devo instalar meus fans?


Posts recomendados

@Jairo alves pereira Depende da quantidade, do tipo de resfriamento e da necessidade.

SEMPRE deve ter o traseiro, que funciona como exaustor. Ou seja, tira o ar de dentro para fora, basicamente elimina o ar do coolerCPU.

Na frente o indicado é usar como ventilador, de fora para dentro, fornecendo ar refrigerado e passando pelos HDD's.

Com estes dois seria suficiente.

Opcional:

  • Lateral: O ideal também é como exaustor,mas se não tem placa de vídeo, é bom por como ventilador, para jogar ar no chipset da MOBO.
  • Topo: Geralmente se reserva para WaterCooler, mas se quiser, ponha do tipo ventilador.

Para escolher o modo ventilador ou exaustor, apenas inverta o lado e teste com uma folha leve, o sentido da corrente de ar.

 

Tomará que tenha sido claro!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@zOpek ta errado ai em... os fans inferior(topo) é sempre exaustor, pois o calor sobe e ele como ventilador empurraria o ar quente de volta. 

independente se tiver placa de vídeo ou não os fans lateral é sempre ventilador, pois o cooler da placa de vídeo funciona como ventilador e não como exaustor, no caso ela iria puxar o ar desse cooler lateral.

 

o Frontal e o Traseiro estão certos.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

a primeira dica é você colocar os fans em pares, ou seja, para cada fan como exaustor coloque outro como ventilador.. outra dica é estabelecer o fluxo de ar da frente do gabinete para trás, e de baixo para cima.. na frente e em baixo fans como ventiladores, e na traseira e no topo fans como exaustores..

 

Falou..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Resumindo..

para melhor dissipação de calor e melhor fluxo de ar deve manter uma ordem nos fans.

Fans frontal = Jogando Ar para dentro do gabinete.

Fans superior = jogando ar para fora do gabinete.

Fan traseiro = jogando ar para fora do gabinete.

Fan lateral = Jogando ar para dentro do gabinete

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

52 minutos atrás, Luan cabral disse:

Resumindo..

para melhor dissipação de calor e melhor fluxo de ar deve manter uma ordem nos fans.

Fans frontal = Jogando Ar para dentro do gabinete.

Fans superior = jogando ar para fora do gabinete.

Fan traseiro = jogando ar para fora do gabinete.

Fan lateral = Jogando ar para dentro do gabinete

o gabinete Cougar MX300 nao tem lugares para fans fontal

adicionado 0 minutos depois
1 hora atrás, Phenom_X4 disse:

a primeira dica é você colocar os fans em pares, ou seja, para cada fan como exaustor coloque outro como ventilador.. outra dica é estabelecer o fluxo de ar da frente do gabinete para trás, e de baixo para cima.. na frente e em baixo fans como ventiladores, e na traseira e no topo fans como exaustores..

 

Falou..

o gabinete Cougar MX300 nao tem lugares para fans fontal

adicionado 0 minutos depois
1 hora atrás, Luan cabral disse:

@zOpek ta errado ai em... os fans inferior(topo) é sempre exaustor, pois o calor sobe e ele como ventilador empurraria o ar quente de volta. 

independente se tiver placa de vídeo ou não os fans lateral é sempre ventilador, pois o cooler da placa de vídeo funciona como ventilador e não como exaustor, no caso ela iria puxar o ar desse cooler lateral.

 

o Frontal e o Traseiro estão certos.

o gabinete Cougar MX300 nao tem lugares para fans fontal

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

galera eu quero aproveitar o tópico para tirar algumas duvidas...

 

eu tenho um gabinete Rhino da pcyes... e tenho alguns coolers(dois na frente, ventilando... e um atrás como exaustor) e dois em cima funcionando como exautores também, porém me deparei com um problema o processador estava esquentando muito, e por conta disso os jogos acabavam tendo que fechar algumas vezes, e gostaria da opnião de vocês, se eu pegasse 2 coolers (os que ficam na frente do cooler na parte de cima) para que tivessem mais força para jogar ar para dentro do que para sair. e uma do lado para retirar o ar quente, isso poderia ajudar a diminuir? pois os dois funcionam como exaustor, e desligando estes o processador passou a esquentar menos...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Luan cabral beleza então quando chegar a pasta térmica vou aproveitar para fazer uma manutenção retirar todos os fans e protetores de poeira passar pincel neles para retirar poeira trocar a pasta térmica, retirar a memoria de perto do processador(li que pucha um pouco de calor para o processador) e por fim ligar os novos fans, vale a pena comprar um controlador de fans?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!