Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Fala, galera. Tudo bem?

Eu andei lendo MUITOS artigos e postagens sobre water coolers mas na realidade eu não consegui chegar num consenso por mim mesmo e decidi pedir a ajuda de vocês que são mais experientes no assunto kkkk

Vamos lá, primeiramente, meu setup é:

Processador: i7 4790k

placa-mãe: Asus Z97M-Plus

Cooler (atual): Cooler Master Hyper T4

Memórias: Kingston HyperX Fury 2 x 8gb 1866MHz

Fonte: Aerocool Strike 500W

Placa de vídeo: Asus Dual GTX 1060

Armazenamento: 1 x SSD Samsung 750 evo 250gb - 1 x HDD Seagate 7,2k RPM 500gb

Gabinete: Carbide Spec 02

Com esse setup, quando estou em idle, a temperatura fica na faixa de 35ºC em dias quentes (como o de hoje que estou postando) em que as temperaturas passam dos 30ºC. O Hyper T4 da Cooler Master tem segurado bem. Em dias frios, e rodando alguns jogos, o processador fica até abaixo de 75ºC, que eu julgo como uma temperatura "ok" pra esse tipo de aplicação e pro i7. Porém, estava jogando essa semana e percebi (pelo MSI Afterburner) que as temperaturas dos núcleos da CPU estavam atingindo 80ºC, o que eu acredito que seja preocupante. Meu aircooler está ligado na horizontal, liguei assim por que certa vez li num post aqui que nessa posição era possível resfriar um pouco melhor, e que se eu ligasse na vertical ele poderia bater na placa de vídeo.

Eu ainda não tentei trocar a pasta térmica ou colocar mais fans no gabinete pra ver se isso ajuda um pouco.

Uma observação é que, meu gabinete tem duas Fans de 120mm, sendo que uma delas (a da frente, que joga ar "frio" pra dentro) está desligada por conta da placa-mãe não ter tantos conectores de fans (sim, vou ter que comprar um daqueles cabos pra fans) e a outra que fica atrás jogando o ar quente pra fora..

Então, vendo esses valores de temperatura, eu pensei em comprar um Water Cooler de 240mm, porém imagino que ele não caiba no meu gabinete...

Eu pensei em comprar o DeepCool Maelstorm 240T, porém como já disse não sei se vai bater direito no meu gabinete.

O que eu quero saber é de vocês, se puderem me ajudar é:

Vale a pena eu trocar meu air cooler por um water cooler de 120mm? Será que eu consigo colocar um de 240mm nesse gabinete?

Se sim, quais watercoolers compensam eu colocar agora?

Muito obrigado, pessoal!

Abraços.

Postado

@Lucas Polimante Eu pessoalmente não trocaria, pelo fato se você já ter um T4.  

1- Faça uma limpeza geral nos seus componentes. 

2- Compre uma pasta térmica de qualidade, MX-4 e etc..

3- Compre o Adaptador para fans, e coloquei 2 fans superior como exaustor e os 2 frontais como ventilador.

4- irá diminuir bastante a temperatura. Eu garanto, ou seu dinheiro de volta:lol:...(kk brinks)

• Curtir 2
Postado

@dwatashi140mm só daria pra colocar na frente, e eu acho que um radiador na frente não encaixa :/

@Luan cabral então, eu troquei a placa de vídeo há pouco tempo e estava tudo limpo, só tirei aquela poeira fina que é normal de entrar mesmo. Esse gabinete é bom por isso, fazia tempo que não limpava e o "grosso" de poeira era mais por fora, por dentro estava limpinho kkkkk

A pasta termica eu tenho uma que apliquei quando troquei o processador, q é uma deepcool z5 foi a unica que encontrei pra comprar mais rápido. Acredito q ela é boa também, não sei se tem muita diferença da MX4.

Eu vou comprar esse adaptador sim, e comprar mais 2 fans, uma vou colocar na frente e outra no teto. Vão ficar 2 fans na frente jogando ar frio pra dentro, uma atrás e uma no teto jogando o ar quente pra fora. Vou ver se muda algo, mas não sei se mudaria tanto...

Postado

@Luan cabralNossa, nem prestei atenção nisso quando comprei, Luan.

Foi como eu disse, eu comprei meu i7 e esqueci de pedir uma pasta termica junto, então ele chegou e eu tive q comprar essa Z5 porque eu estava sem nenhuma e acabei deixando ela...

Vou ver se consigo comprar uma MX4 e trocar também.

No caso do WC, eu queria um porque acho bonito também, mas eu queria mesmo pra ver se mudava significantemente na temperatura, e pelo preço desse 240T seria bom trocar, achei ele por 350, mais barato que muito de 120mm.

Postado

@Lucas Polimante eu também não trocaria o T4. A menos que você queira fazer overclock.

Primeiro, coloque o T4 na vertical. Você está puxando o ar quente que sobe direto do PCB da placa de vídeo. Ou seja, o seu cooler está de boca na placa de vídeo. Ele se tornou um resfriador de placa de vídeo.

A pasta térmica pode estar mal aplicada. Aplique uma gota. Pode até aplicar um pouco mais que não faz diferença.

172acd99_vbattach213935.jpeg

Qual é o seu gabinete?

Outra coisa é que esses i7 estão vindo com Vcore acima do normal. Muita gente com Vcore na casa dos 1.3v com o BIOS no default. Instale o CPU-Z e tire um print com o processador em load para a gente ver como está o Vcore. Observe também e anote os valores, pois ele varia e você pode tirar o print de quando ele estiver baixo.

Não está usando opção "desempenho" no gerenciador de energia do Windows, né? Se estiver, volte para o equilibrado. Mantenha sempre o default do BIOS, a menos que você faça um over manual.

Qual é a orientação do fan traseiro do gabinete? Para fora, não é?

Honestamente, se não for fazer overclock, não acho necessário trocar a Z5. Ela é bem decente e acompanha pastas topo de linha com coolers intermediários e stock clock. Nos testes, a Fusion X1 é melhor do que a MX-4. Realmente, o seu i7-4790K já é turbinado de fábrica, mas não acho que dê mais de 1ºC de diferença. 

Se quiser comprar uma pasta térmica boa e barata, recomendo a MasterGel Nano. Ela é praticamente igual a MX-4. Em alguns testes ligeiramente melhor, em outros ligeiramente pior. Diferença de décimos de grau. A MX-4 é mais cara e você só pode comprar a de embalagem branca e azul. A de embalagem cinza é antiga, de antes de 2011-2012.

Se você colocar o T4 na vertical, reaplicar a pasta corretamente e manter os fans na orientação correta, não tem por que trocar o T4. A menos que seja por estética ou overclock.

• Curtir 2
Postado

Oi, @Contiusa. Eu vou mudar a direção do meu aircooler essa semana. A pasta térmica eu apliquei da forma que está na imagem da primeira vez, mas vou fazer a troca dela sim pois acho que já está um pouco velha.

Meu gabinete é um Carbide Spec 02 da Corsair. Vou instalar o CPU-Z e fazer o teste que você disse e logo posto o print aqui.

A opção de desempenho está desativada do meu Windows. Antes ficava ligado mas percebi que o Clock sempre ficava alto e consequentemente ficava mais quente a toa mesmo em idle. A Bios também está em default, nunca mexi em nada avançado nela até porque não faço overclock.

A fan traseira do gabinete está jogando o ar pra fora mesmo. Como disse, as fans da frente estão desligadas por falta de conectores, vou ter que comprar um controlador de fan ou algum adaptador de fan.

Não vou mesmo fazer um overclock, e pelos testes que vi a diferença da MX4 pra Z5 é bem pouca mesmo.

Eu vou fazer tudo isso que você me indicou, agradeço desde já a ajuda! Logo volto com feedbacks. Vou comprar mais duas fans de 120mm, uma vou tentar colocar no teto do gabinete e outra na frente. A do teto retirando o ar quente de dentro da CPU e a outra da frente jogando ar frio pra dentro.

Muito obrigado! Logo volto com os testes do CPU-Z também!

• Curtir 1
  • 2 semanas depois...
Postado

Oi, gente.

Bom, estou voltando pra dizer que comprei o adaptador de fans, duas fans Aerocool Shark 120mm (decidi comprar elas porque estavam com ótimo preço na Pichau, e pelo que vi de fans custo beneficio ela se sai muito bem). Instalei as fans como tinha dito, uma na frente e outra na parte de cima do gabinete. A da frente puxando ar frio pra dentro do gabinete e a de cima retirando o ar quente de dentro do gabinete.

Fiz a troca de pasta térmica hoje e instalei meu aircooler como o @Contiusa mencionou, na vertical. Eu pensei que ficaria muito proximo da placa de vídeo, mas não ficou. Acho que era minha placa-mãe antiga que tinha o socket da placa de vídeo mais pra cima, não sei, mas nessa ficou ótimo.

Fiz o teste em um jogo que há alguns dias enquanto eu jogava a temperatura dos núcleos do processador ficavam entre 75~80ºC e agora pelo primeiro teste não chegam a 75ºC!

Com relação ao CPU-Z, Contiusa, eu baixei e percebi que o Core clock muitas vezes fica em 1,288V. Não sei se eu devo abaixar isso ou não. O que sugere?

Abraços, e obrigado!

• Curtir 1
Postado

@Lucas Polimante é, deu uma melhorada, mas ainda está muito alto para o Hyper T4.

A questão é que você está batendo quase nos 1.3v de Vcore. Isso é o suficiente para fazer um over de 4.6GHz. Se você souber como baixar, acho super-recomendado. Acho que deve dar para colocar pelo menos a 1.2v.

No teste de estresse do AIDA64 ele fica em qual clock no CPU-Z? Porque com os 4 núcleos a 100% ele não deve bater nos 4.4Ghz.

• Curtir 1
Postado

@Contiusa pelo teste de strees do Aida, a tensão no CPU-Z fica em 1,13V e o clock em 3,9GHz.

Eu tenho instalado um programa da Asus, o AI Suit 3 e pelo que vi eu consigo baixar o clock por lá, mas não sei se é a forma mais confiável de se fazer isso.

adicionado 3 minutos depois

Olhando agora, quando aparecem alguns picos da mudança da tensão mesmo em idle, que vai pra 1.28Vcore, o clock vai pra 4,398GHz. Com esse Vcore não deveria subir mais o clock?

Postado
5 minutos atrás, Lucas Polimante disse:

@Contiusa pelo teste de strees do Aida, a tensão no CPU-Z fica em 1,13V e o clock em 3,9GHz.

Eu tenho instalado um programa da Asus, o AI Suit 3 e pelo que vi eu consigo baixar o clock por lá, mas não sei se é a forma mais confiável de se fazer isso.

Mas então tem algo errado. Ele não pode ficar a 1.13V no AIDA e 1.29v em jogos. É uma diferença muito grande.

No AIDA marque apenas CPU e FPU.

Não precisa rodar muito tempo, não. Dois, três minutos já dá para ver o Vcore que ele bate.

• Curtir 1
Postado
19 minutos atrás, Lucas Polimante disse:

Sim, eu marquei só as duas opções e o Clock fica em 1.13V. Quando entro no jogo, o Vcore fica entre 1.19V, 1.24V e 1.28V, pela média do aida seria 1.2Vcore

Ah, entendi. Nos jogos o clock sobe em um ou dois núcleos (eles não batem em 4.4Ghz em todos os núcleos) e o Vcore sobe também por causa dos 4.4Ghz. No AIDA, como os quatro cores estão a 100%, ele só bate nos 3.9Ghz e o Vcore fica mais baixo.

Tente baixar o Vcore para 1.2v ou até 1.16v e veja se fica estável. A temperatura também deve baixar. Porque do jeito que está é como se fosse um over automático escalonado, mas o Vcore fica muito alto. Com apenas um ou dois núcleos a 4.4Ghz, o Vcore não podia passar de 1.2v.

• Curtir 2
Postado
8 minutos atrás, Lucas Polimante disse:

Ok, @Contiusa, vou tentar abaixar o Vcore. Você sabe se pelo AI Suit 3 é confiável de se abaixar o Vcore?

Não recomendo. Melhor fazer manualmente pelo BIOS. Deve ter algum vídeo no Youtube sobre a sua placa-mãe ou sobre os BIOS da ASUS.

Postado

@Contiusa entrei na minha bios pra dar uma olhada, e realmente está tudo em default. O Vcore que a Bios me dá é de 1.13V, e em Idle as temperaturas estão chegando a 40ºC (o que eu acredito não serem boas temperaturas pra idle). Tudo bem que estamos numa época de verão e que meu quarto é realmente abafado e quente, sei que isso faz com que a temperatura fique mais alta.

Agora, eu tenho uma dúvida. Na Bios estava me dizendo que o "ganho ratio" do processador era de "40x". Isso é comum pra um i7 ou eu devo abaixar esse ganho?

Postado

@Lucas Polimante não sei o que ganho ratio. Cada placa-mãe vai ter uma terminologia diferente. Não mexa nessas coisas. Apenas abaixe o Vcore. Estude alguns vídeos para saber como faz. Não é um procedimento padrão. Cada fabricante tem um caminho diferente.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...