Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

falta de energia pode afetar a fonte?


Posts recomendados

me perdoem se eu estiver falando muita bobagem, mas eu não entendo de eletrica)

minha casa tem 1 disjuntor triplo (não sei se é disjuntor o nome, mas é aquela chave que cai quando você liga muitas coisas ao mesmo tempo).

o que acontece é: meu computador é ligado na mesma 'area' (cozinha) que uma das chaves funciona, quando a geladeira liga o motor ou apertam o botão da vela do fogão, a tv (que fica no mesmo comodo, e corresponde a mesma chave da cozinha) acaba desligando por alguns segundos e voltando. eu gostaria de saber é que se a tv desliga é porque tem muita coisa consumindo energia (eu suponho), então isso é perigoso para meu computador (mais precisamente para a fonte)? o fato do computador seguir ligado... estaria a fonte se forçando pra não desligar o pc? e eu deveria mudar o computador para outra parte da casa onde não tem tanto gasto de energia ao mesmo tempo? l

não sei se tem haver com a segurança da fonte mas eu não tenho filtro de linha e sim somente uma regua basica...

lembrando: desculpem se estou falando alguma bobagem (me corrijam por favor), mas eu realmente não entendo nada da parte eletrica / fios...

obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

De fato não se trata de falta de energia momentânea podendo ser no máximo dos máximos um dip ou sag que é na verdade um afundamento da tensão momentânea. Pode ser também, no caso do botão da vela do fogão uma geração instantânea de rádio frequência que satura a entrada do televisor e bloqueia momentaneamente a recepção

emi-03.gif

Só testando mesmo para saber mas a adoção de um ótimo filtro de linha, para a TV, poderia mudar esse cenário..

O computador nem sente isso por ter uma fonte melhor, quem sabe com PFC ativo e também por não ter etapa de RF para ser saturada...

Fontes com PFC ativo podem alimentar o PC muitas vezes, com baixo consumo, mesmo com tensões de entrada em torno dos 30 Volts apenas.

 

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

@faller Sou de Porto Alegre, posso te contratar? Tenho o mesmo problema da pessoa acima: interferência quando ligam o fogão / microondas / campainha e até mesmo portão da garagem. Porém o meu problema é mais assustador: desliga o teclado (pisca a luz e volta depois de alguns segundos) e desliga também minha placa de rede, pois fico sem internet por uns 15 segundos. Em jogo chega a dar umas travadas até. Usava estabilizador, depois de muito ler aqui, parei de usar o mesmo e comecei a ligar o PC num filtro de linha da marca clamper. O problema persistiu. Chamei um eletricista que afirmou se tratar de RUÍDO. Paguei para ser feito um aterramento. O aterramento a principio resolveu o problema por 3 - 4 dias, porém o problema voltou (logo não sei se o aterramento realmente resolveu por uns dias ou foi alguma "sorte").

 

Agora estou procurando um nobreak senoidal, já que minha fonte tem PFC ativo (CX600), pois me falaram que eu resolveria esse problema. Só não queria gastar 800 reais em uma Ragtech 1400VA senoidal e não funcionar.

 

Não aguento mais, to a MESES assim, tenho evitado muito de usar meu computador, e ele é muito importante para meu trabalho.

 

Conto com teu conhecimento que vejo pelo fórum. Obrigado desde já.

 

PC: I7, GTX970, CX600, 8 RAM

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!