Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá a todos.

Desde que montei meu computador há 2 anos venho penando com a escolha desta placa. Já me arrependi, mas agora n tem volta. Instalei diversos coolers (3 ao todo) e um Air Cooler (Hyper tx3 EVO) para o processador (fx 6300).

A bios está atualizada e o Sistema está estável com temperaturas aceitáveis, mas em dias como hoje no Rio de Janeiro, com muito calor eu tenho algumas BSODs.

Já li que os VRMs dessa placa esquentam muito. Gostaria de saber se alguém pode me indicar onde posso encontrar esses dissipadores de calor adesivos e ONDE eu deveria colocá-los em minha placa. Quantos seriam necessários e se eles fazem de fato algum efeito.

Em tempo, meu computador foi totalmente remontado há menos de 2 meses e a pasta térmica do processador trocada. O PC funciona, roda Elder Scrolls Online bem as vezes até em dias quentes, mas gostaria de alcançar uma estabilidade ainda maior. Como conversando com algumas pessoas vi q essa placa de fato esquenta demais (especialmente com o Fx 6300) gostaria mesmo de tentar mais essa coisa dos dissipadores adesivos.

Ah, não é essa a questão principal aqui, mas gostaria de sugestões de MOBOs melhores que essa para trocar, quando surgir a oportunidade. (Peço isso como um bônus, quero tentar os adesivos dissipadores de calor primeiro... :) )

Informações gerais:

Fonte: Cx 500 Plus Bronze CORSAIR

Memória Kingston 8 GB 1600 Mhz

MOBO: Asus m5a78l-m lx/br

Processador: Fx 6300

Placa de Vídeo: r7 360

Air Cooler: Hyper TX3 EVO

Ventoinhas: (O Gabinete não é o ideal, é pequeno e veio sem ventoinhas. Instalei uma Baia Fan de 120 MM jogando ar pra dentro na frente em cima. Uma fan de 80mm na lateral esquerda jogando ar frio diretamente na placa de vídeo e uma de 120 mm atrás (abaixo da fonte) jogando o ar quente para fora).

Uso Filtro de Linha, e não estabilizador.

Como disse o sistema funciona e está estável, mas gostaria de chegar ao máximo de estabilidade possível até poder trocar essa MOBO (no entanto antes pretendo trocar de memória, colocar 2 pentes de uma memória melhor de 8GB x 2). Não sei como e nem onde instalar os dissipadores de calor adesivos, e gostaria de ajuda com isso.

Achei esses dissipadores adesivos, será q eles seriam recomendados? E se sim onde instalar?
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-781974772-kit-c-4-dissipador-vga-vram-vrm-mosfet-14x14x6mm-adesivo-3m-_JM?source=gps

Desde já obrigado e feliz ano novo a todos.

Seguem abaixo fotos da minha MOBO e do meu PC/Gabinete.

m5a78l-m_lxbr_4.jpg

15356927_404077159923981_1897190193_n.jpg

15403070_404077133257317_928596680_n.jpg

Postado

@adcarvalho Olá e obrigado pela resposta. Seria abusar demais te pedir e perguntar outras coisas?

A primeira é, esses adesivos.... No vendedor q mencionei eles dizem que é uma "cola 3M". Minha preocupação é, aquilo pode soltar? Pois se soltasse haveria um material de alumínio caindo exatamente em cima da minha VGA.... E imagino q isso seria problemático.

A outra coisa é, que outra placa com socket AM3+ com capacidade até 32 GB de RAM DDR3 e uma r7360 com suporte a SATA3 você me sugeriria, pois futuramente quero trocar essa mobo.

Uma última pergunta. Você teria noção de qual a redução na temperatura eu poderia esperar com esses dissipadores? Não seria talvez igualmente interessante instalar um cooler pequeno (60mm x 60mm x 10mm) diretamente para o CPU jogando ar para dentro? Já tenho um aircooler ali que resolve o problema do CPU, mas seria plausível imaginar que alguma folga do ar iria sobrar para os VRM, não?

Muito obrigado pela atenção!

• Membro VIP
Postado

@Dharnagon Separando as coisas:

1- Normalmente dissipadores vem providos com um adessivo térmico tipo uma fita double face, 

mas com características de condutividade térmica e não costumam soltar das superfícies 

aonde estão coladas.

2-Uma boa placa AM3+ Asus M5A99X EVO R2.0 ou uma Asus M5A97 R2.0

3-Não faço ideia de quanto de calor seria dissipado do VRM, mas se você puser um fan soprando

sobre esses dissipadores garanto que vai ajudar e muito a dissipar o calor gerado por eles.

4-Eu não mexeria com o cooler do processador se ele está fazendo bem a sua parte, usaria como

já disse um fan especifico para dissipar o calor dos dissipadores do VRM.

adcarvalho

Postado

@adcarvalho Coloquei os dissipadores. Foi de bem fácil instalação. Vou ver se consigo instabilidade já sem o uso de um fan adicional.
Mas ainda estou cabreiro com a possibilidade de queda deles. Teria alguma forma de proteger meus componentes caso eles caíssem?

Postado

@adcarvalho é porque os dissipadores não preencheram todo o VRM, especialmente os das pontas, ficando parte (pequena) mal colada...

Eu sei q o alumínio é condutor elétrico, mas não sei quão desastroso pode ser um deles cair e entrar em contato com a VGA ou até a placa-mãe (mas a placa-mãe não me preocupa tanto, mas ele tá no caminho da VGA....... =/ )

Eu não sei no q daria se eles tivesse contato com algum componente.

adicionado 1 minuto depois

@adcarvalho Aliás, vi que você é moderador aqui. Eu infelizmente pus o nome do tópico errado. seria possível mudar o título do tópico para "Asus m5a78l-m lx/br Dissipador de calor nos VRMs" ?

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!